Pular para o conteúdo principal

O Próximo da Fila, de Henrique Rodrigues

O Guardanapo é o novo papiro.
Foto retirada do Google Imagens.

O próximo da fila pode ser um jovem, um empresário, um casal de namorados ou simplesmente uma pessoa que desperta o interesse do atendente pelo seu jeito desastrado. Aqui o protagonista é inominado, assim como as outras personagens. A primeira parte do livro é sobre a infância do nosso protagonista ao lado do pai, que tenta a todo o custo, fazer o filho ser esforçado na vida. Afinal, já tem treze anos, e ‘no tempo do seu pai’, ele já fazia várias coisas, foi expulso de casa e etc. A cena entre pai e filho no supermercado marca para sempre a vida dele. Após alguns anos, quando o pai parte para outro lugar melhor que esse, ele se lembra desse dia ainda com certa raiva.

Com a morte do pai, a família tem que se mudar para outra casa menor. A mãe, com dois filhos para sustentar, vai ter que voltar a trabalhar como empregada doméstica. A ‘primeira’ tia, a irmã do seu pai, vive dizendo que o menino tem que trabalhar para ajudar em casa, tem que se mexer, que foi criado com muito mimo. Ela é aquela velha tia que todos nós temos, que vive dando lição de moral e constrangendo a todos. A ‘segunda’ tia, irmã da sua mãe, é mais compreensiva e não pega muito no pé do menino, apesar de achar a mesma coisa. A mãe também não pressiona o menino, mas sabe que alguma coisa precisa ser feita. Ela sozinha não pode dar conta, e a sua preocupação é no dia do reajuste do aluguel, que já vê que não vai poder arcar. CDF, vindo de escola particular, o protagonista agora tem que estudar em escola pública onde ‘estuda favelado, pobre e burro’. Apesar de seu receio, que se concretiza após levar uma surra quando negou a passar cola, o garoto se acostuma ao colégio público com todas as suas limitações e ensino defasado. Está no primeiro ano e percebe que os assuntos estão muito atrasados.

Quando em um dia ele decide procurar um emprego para ajudar a mãe. Consegue um ‘subemprego’ em uma rede de fast-food internacional, onde logo se acostuma com a rotina da lanchonete e começa a fazer parte de um grupo. Sempre fora mais retraído e com o novo emprego, ele vê que sua vida social pode mudar e conhece novos amigos e o mundo dentro daquela lanchonete. Vê todo tipo de gente, lida com o gerente de bigode sem problemas, com a treinadora, com o amigo negro, com o cristão, o poeta e outros. Sente-se feliz, mesmo que para muitos esse trabalho não seja lá essas coisas. Lá dentro da lanchonete, os funcionários tem que cumprir o Padrão. Tudo pode acontecer, menos quebrar o Padrão. Ver colegas entrando e saindo, suspeitas de roubos ou de não adaptar-se, ou simplesmente por fazer a primeira greve de funcionários da rede de fast-food, que leva o amigo negro, com espírito revolucionário e anti capitalista sendo demitido.

“Mas eu prefiro a palavra escrita. Depois de fazer um curso gratuito de datilografia na escola, descobri que máquinas de escrever têm um barulho tão bom que poderia passar horas e horas batucando nas teclas, que dão vida ritmada às ideias ao mesmo tempo que parecem algo terapêutico.”

Com uma narrativa linear, em primeira pessoa, Henrique Rodrigues publica o seu primeiro romance pela Editora Record. Ambientado na década de 90, o autor escreve de forma leve e fluida, com personagens invisíveis ao dia a dia, tensões familiares, dosa bem o humor e aborda alguns assuntos sutilmente como preconceito, exploração no trabalho e a desigualdade social. O namoro com a cliente que lê Drummond, tem o desenvolvimento muito bonito mas acaba com um final trágico. Leitura rápida, gostosa – todas aquelas batatas, hambúrgueres, me deu água na boca. Misturando ficção com realidade, realidade com ficção, O Próximo da Fila é um romance agradável e surpreendente.

Comentários

  1. Parece um livro muito interessante, é preciso coragem e talento pra criar uma obra sobre uma pessoa comum, anônima. Se o autor for criativo mesmo, dará muito "pano pra manga".

    Gostei da resenha, muito boa.

    Alessandro Bruno
    www.rascunhocomcafe.com/2015/11/rocky-balboa-nao-se-trata-de-quanto.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Alessandro! O livro é realmente muito bom, e diferente. Original. O autor leva o leitor por situações dramáticas e engraçadas, e faz com que os leitores embarquem na sua história, mesmo não sabendo qual o nome do protagonista. Vale a pena a leitura.

      Abraços!

      Excluir
  2. o livro mais interessante e incrível que já li

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.