Pular para o conteúdo principal

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe


Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto, nada mais que uma sucessão ordinária de causas e efeitos muito naturais. 





Desde a infância observaram minha docilidade e a humanidade de meu caráter. A ternura de meu coração era de fato tão conspícua que me tornava alvo dos gracejos de meus companheiros. Gostava especialmente de animais e, assim, meus pais permitiam que eu criasse um grande número de mascotes. Passava a maior parte de meu tempo com eles e meus momentos mais felizes transcorriam quando os alimentava ou acariciava. Esta peculiaridade de caráter cresceu comigo e, ao tornar-me homem, prossegui derivando dela uma de minhas principais fontes de prazer. Todos aqueles que estabeleceram uma relação de afeto com um cão inteligente e fiel dificilmente precisarão que eu me dê ao trabalho de explicar a natureza da intensidade da gratificação que deriva de tal relacionamento. Existe alguma coisa no amor altruísta e pronto ao sacrifício de um animal que vai diretamente ao coração daquele que teve ocasiões frequentes de testar a amizade mesquinha e a frágil fidelidade dos homens. 

Casei-me cedo e tive a felicidade de encontrar em minha esposa uma disposição que não era muito diferente da minha. Observando como gostava de animais domésticos, ela não perdeu oportunidade para me trazer representantes das espécies mais agradáveis. Tínhamos pássaros, peixinhos dourados, um belo cão, coelhos, um macaquinho e um gato. 

Este último era um animal notavelmente grande e belo, completamente preto e dotado de uma sagacidade realmente admirável. Ao falar de sua inteligência, minha esposa, cujo coração não era afetado pela mínima superstição, fazia frequentes alusões à antiga crença popular de que todos os gatos pretos eram bruxas disfarçadas. Não que ela jamais mencionasse esse assunto seriamente – e se falo nele é simplesmente porque me recordei agora do fato. 

Pluto – esse era o nome do gato – era minha mascote favorita e era com ele que passava mais tempo. Era só eu que o alimentava e o animal me acompanhava em qualquer parte da casa em que eu fosse. De fato, era difícil impedi-lo de sair à rua comigo e acompanhar-me. 


Nossa amizade perdurou desta forma por diversos anos, durante os quais meu temperamento geral e meu caráter – devido à interferência da Intemperança criada pelo Demônio – tinham (meu rosto se cobre de rubor ao confessá-lo) sofrido uma mudança radical para pior. A cada dia que se passava eu ficava mais mal-humorado, mais irritável, menos interessado nos sentimentos alheios. Permitia-me usar linguagem grosseira com minha própria esposa. Após um certo período de tempo, cheguei a torná-la alvo de violência pessoal. Naturalmente, minhas mascotes sentiram a diferença em minha disposição. Não apenas as negligenciava, como chegava a tratá-las mal. Mas com relação a Pluto, entretanto, eu ainda conservava suficiente consideração para conter-me antes de maltratá-lo, ao passo que não tinha escrúpulos em judiar dos coelhos, do macaco e até mesmo do cão quando, por acidente ou até mesmo por afeição, eles se atravessavam em meu caminho. Porém minha doença cresceu cada vez mais – pois que doença é pior que o vício do alcoolismo? – e, finalmente, até Pluto, que estava agora ficando velho e, em consequência, um tanto impertinente, até Pluto começou a experimentar os efeitos de meu mau humor. 


Uma noite, ao chegar em casa bastante embriagado, depois de um de meus passeios sem destino através da cidade, imaginei que o gato estava evitando minha presença. Agarrei-o à força; e então, assustado por minha violência, ele infligiu uma pequena ferida em minha mão com os dentinhos. A fúria de um demônio possuiu-me instantaneamente. Nem sequer conseguia reconhecer a mim mesmo. Minha alma original parecia ter fugido imediatamente de meu corpo; e uma malevolência mais do que satânica, alimentada pelo gim, assumiu o controle de cada fibra de meu corpo. Tirei um canivete do bolso de meu colete, abri a lâmina, agarrei a pobre besta pela garganta e deliberadamente arranquei da órbita um de seus olhos. Encho-me de rubor e meu corpo todo estremece enquanto registro esta abominável atrocidade. 

Quando a manhã me trouxe de volta à razão – depois que o sono tinha apagado a maior parte do fogo de minha orgia alcoólica –, experimentei um sentimento misto de horror e de remorso pelo crime que havia cometido. Mas este sentimento foi no máximo débil e elusivo e a alma permaneceu intocada. Novamente mergulhei em meus excessos e logo afoguei na bebida toda lembrança de minha má ação. 




Enquanto isso, o gato lentamente se recuperou. A órbita vazia do olho perdido apresentava, naturalmente, uma aparência assustadora, mas ele não parecia estar sofrendo mais nenhuma dor. Andava pela casa, como de costume, mas, como se poderia esperar, fugia de mim em extremo terror cada vez que chegava perto dele. Ainda me restava uma certa parte de meu ânimo anterior e a princípio lamentei que agora me detestasse tanto uma criatura que já me havia amado. Mas este sentimento logo deu lugar à irritação. E então fui acometido, como se fosse para minha queda final e irrevogável, pelo espírito da Perversidade. A própria filosofia não estudou este espírito. E todavia, assim como tenho certeza de possuir uma alma vivente, é minha convicção que a perversidade é um dos impulsos primitivos do coração humano – uma das faculdades primárias e indivisíveis, um dos sentimentos que dão origem e orientam o caráter do Homem. Quem já não se flagrou uma centena de vezes a cometer uma ação vil ou meramente tola por nenhuma razão exceto sentir que não devia? Não temos todos nós uma inclinação perpétua e contrária a nosso melhor julgamento para violar as Leis, simplesmente porque compreendemos que são obrigatórias? Pois foi este espírito de Perversidade, digo eu, que veio a causar minha queda final. Foi este anseio insondável da alma, que anela por prejudicar a si mesma, por oferecer violência à sua própria natureza, por praticar o mal pelo amor ao mal e nada mais, que me impulsionou a prosseguir e finalmente consumar a injúria que tinha infligido sobre a pequena besta inofensiva. Uma manhã, a sangue-frio, passei-lhe um laço ao redor da garganta e o pendurei no galho de uma árvore – enforquei-o com lágrimas nos olhos, sentindo ao mesmo tempo o remorso mais amargo em meu coração –, assassinei o pobre gato porque sabia que ele me tinha amado e porque eu entendia muito bem que ele não me tinha dado razão alguma de queixa – matei-o porque sabia que ao fazê-lo estava cometendo um pecado – um pecado mortal que iria manchar minha alma imortal ao ponto de colocá-la – se isso fosse possível – fora do alcance até mesmo da infinita misericórdia do Deus Mais Misericordioso e Mais Terrível. 

Na noite seguinte ao dia em que pratiquei esta ação cruel, fui despertado do sono por gritos de “Fogo!”. As cortinas de meu leito estavam em chamas. A casa inteira estava ardendo. Foi com grande dificuldade que minha esposa, uma criada e eu mesmo escapamos da conflagração. A destruição foi completa. Todos os meus bens materiais foram consumidos e a partir desse momento entreguei-me ao desespero. 



Estou acima da fraqueza de tentar estabelecer uma sequência de causa e efeito entre o desastre e a atrocidade. Mas estou detalhando um encadeamento de fatos – e não desejo deixar imperfeito um só dos elos da corrente. No dia que se seguiu ao incêndio, visitei as ruínas. Todas as paredes tinham desabado, à exceção de uma única. Esta exceção foi a de um aposento interno, uma parede não muito grossa, que se erguia mais ou menos na metade da casa, justamente aquela contra a qual descansava a cabeceira de minha cama. O próprio reboco tinha ali, em grande parte, resistido à ação do fogo – segundo julguei, porque era feito de argamassa nova, talvez ainda um pouco úmida. Em torno desta parede estava reunida uma grande multidão; e muitas pessoas pareciam estar examinando um trecho especial dela, com minuciosa atenção. As palavras “estranho”, “singular” e outras semelhantes excitaram-me a curiosidade. Aproximei-me e vi, como se estivesse gravado em bas relief [1] sobre a superfície branca, a figura de um gato gigantesco. A imagem estava desenhada com uma precisão realmente maravilhosa. Havia uma corda esboçada ao redor do pescoço do animal. 

Da primeira vez que contemplei esta aparição – porque dificilmente poderia chamá-la de algo menos assombroso –, meu espanto e meu terror foram extremos. Mas, finalmente, o raciocínio e a reflexão vieram em meu amparo. O gato, segundo recordava, tinha sido enforcado em um jardim adjacente à casa. Logo que fora dado o alarme de incêndio, este jardim ficou imediatamente cheio de basbaques, um dos quais provavelmente tinha cortado a corda que prendia à arvore o gato e jogado o animal dentro de meu quarto através de uma janela aberta. Talvez até mesmo a intenção fosse boa, quem sabe queriam acordar-me do sono e lançassem o animal janela adentro para esse fim. A queda das outras paredes tinha comprimido a vítima de minha crueldade na própria substância do reboco recém-aplicado; o cal contido nele, misturado à amônia proveniente da carcaça, com o calor das chamas, tinha então realizado o retrato que contemplava agora. 


Embora eu satisfizesse minha razão assim rapidamente, se bem que não tivesse podido acalmar totalmente minha consciência e tentasse desse modo descartar o fato assombroso que acabei de descrever, isso não impediu que produzisse forte impressão sobre minha imaginação. Durante meses não conseguia livrar minha visão interna do fantasma do gato; e, durante esse período, retornou a meu espírito uma espécie de sentimento que se assemelhava a remorso, mas não era exatamente isso. Cheguei ao ponto de lamentar a perda do animal e a procurar, nos ambientes ordinários que agora habitualmente frequentava, outra mascote da mesma espécie, cuja aparência fosse semelhante e pudesse ocupar o vazio deixado pela primeira. 


Uma noite eu estava sentado, entorpecido de tanto beber, em um botequim da pior espécie, quando minha atenção foi subitamente atraída para um objeto preto que repousava sobre a tampa de uma das imensas bordalesas de gim ou de rum que constituíam o principal mobiliário da peça. Há vários minutos eu já contemplava fixamente a tampa desse barril, e o que agora me causava surpresa era o fato de que não houvesse percebido antes o objeto que se encontrava sobre ele. Aproximei-me a passos vacilantes, estendi a mão e toquei-o. Era um gato preto – um animal muito grande –, tão grande quanto Pluto e extremamente parecido com ele em todos os detalhes, salvo um: Pluto não tinha um pelo branco sequer em qualquer porção de seu corpo; mas este gato tinha uma mancha branca bastante grande, embora de formato indefinido, cobrindo-lhe quase inteiramente o peito. 

Assim que o toquei, o animal ergueu-se imediatamente, ronronou bem alto, esfregou-se contra minha mão e pareceu encantado com minha atenção. Tinha encontrado a própria criatura que vinha procurando. Imediatamente fui falar com o taverneiro e ofereci-me para comprar o bichano, mas ele disse que o animal não lhe pertencia – que nunca o tinha visto antes e que não fazia a menor ideia de onde tinha vindo ou a quem pudesse pertencer. 

Continuei com minhas carícias, e, quando me dispus a ir para casa, o animal demonstrou estar disposto a me acompanhar. Permiti-lhe que o fizesse; de fato, durante o caminho, ocasionalmente parava, curvava-me e fazia-lhe carícias. Quando chegamos à casa em que agora eu morava, ele familiarizou-se de imediato, adquirindo em seguida as boas graças de minha esposa. 


Quanto a mim, para meu desapontamento, logo descobri que não gostava do animal. Isto era justamente o reverso do que havia antecipado; porém – não sei como nem por que – o evidente prazer que o gato achava em minha companhia me aborrecia e enojava. Lenta e progressivamente, estes sentimentos de desgosto e aborrecimento se transformaram em rancor e ódio. Evitava a criatura, sempre que podia; uma certa sensação de vergonha e a lembrança de meu antigo feito de crueldade evitaram que eu o machucasse fisicamente. Durante algumas semanas, eu não bati nele nem o maltratei violentamente; mas gradualmente – muito gradualmente – comecei a encará-lo com uma repugnância indescritível e a fugir silenciosamente de sua presença odienta, como se estivesse tentando escapar do sopro sufocante de um pântano ou do hálito pestilento de uma praga. 

Sem a menor dúvida, o que originou meu rancor pelo animal foi a descoberta, logo na manhã seguinte à noite em que o trouxe para casa, de que ele, exatamente como Pluto, também tivera um dos olhos arrancado. Esta circunstância, entretanto, só levou minha esposa a gostar ainda mais dele, a qual, conforme relatei anteriormente, possuía em alto grau aquela humanidade de sentimentos que em épocas passadas fora também um de meus traços característicos e a fonte de muitos de meus prazeres mais simples e puros. 

À medida que aumentava minha aversão pelo gato, seu amor por mim parecia crescer na mesma proporção. Seguia meus passos com uma pertinácia que seria difícil fazer o leitor compreender. Onde quer que me assentasse, vinha enroscar-se embaixo de minha cadeira ou saltar sobre meus joelhos, cobrindo-me de carinhos nojentos. Se eu me erguesse para caminhar, ele se intrometia entre meus pés e quase me fazia cair; ou, então, cravava suas unhas longas e afiadas em minhas roupas e procurava, desta forma, trepar até chegar a meu peito. Nessas ocasiões, embora eu ansiasse por rebentá-lo à pancada, ainda me sentia incapaz de fazê-lo, em parte pela recordação de meu crime anterior, mas especialmente – confessarei de imediato – porque tinha absoluto pavor daquele animal. 

Este pavor não era exatamente um temor da possibilidade de algum dano físico, todavia não sou capaz de defini-lo de outra forma. Estou quase envergonhado de admitir – sim, mesmo nesta cela de condenado tenho quase vergonha de admitir – que o terror e horror que o animal me inspirava tinham sido muito aumentados por uma das mais ilusórias quimeras que teria sido possível conceber. Minha esposa me tinha chamado a atenção, mais de uma vez, para o caráter da mancha de pelo branco que já mencionei e que constituía a única diferença aparente entre o estranho animal e aquele que eu tinha morto. O leitor há de lembrar que esta marca, embora grande, era originalmente muito indefinida; porém, muito lentamente, de uma forma quase imperceptível, uma forma que por muito tempo minha Razão lutou para considerar como meramente fantasiosa, acabou por assumir um contorno rigorosamente distinto. Era agora a representação de um objeto tal que a simples ideia de mencioná-lo me faz tremer. Era por isso, acima de tudo, que eu detestava e temia tanto aquele monstro e teria me livrado dele, se ao menos eu ousasse. Essa imagem, escrevo agora, era a imagem de uma coisa horrível, uma coisa apavorante... a imagem de uma FORCA! Ah, melancólico e terrível instrumento de Horror e de Crime – de Agonia e de Morte! 


E agora eis que me encontrava realmente desgraçado, um miserável além da desgraça e da miséria da natureza humana. E era um animal sem alma, cujo companheiro eu tinha destruído com desprezo, era um animal sem alma que originava em mim – eu, que era um homem, criado à imagem do Deus Altíssimo – tanta angústia intolerável! Ai de mim! Nem de dia, nem de noite eu era mais abençoado pelo Repouso! Durante o dia a criatura não me deixava por um único momento; e, de noite, eu me acordava de hora em hora, despertado de sonhos cheios de um pavor indescritível, para encontrar a respiração quente daquela coisa soprando diretamente sobre meu rosto e seu enorme peso – um pesadelo encarnado do qual eu não poderia jamais me acordar, oprimindo e esmagando eternamente o meu coração! 

Sob a pressão de tormentos assim, os débeis traços que restavam de minha boa natureza sucumbiram totalmente. Os maus pensamentos se tornaram meus amigos íntimos, meus únicos amigos, logo os pensamentos mais ímpios e mais maléficos. O mau humor de minha disposição habitual transformou-se em um rancor indefinido voltado para todas as coisas e para toda a humanidade; e os acessos de fúria súbitos, frequentes e incontroláveis aos quais eu agora me abandonava cegamente e sem o menor remorso eram descarregados – ai de mim! – precisamente sobre minha esposa, a sofredora mais paciente e mais constante, que nunca emitia sequer uma palavra de queixa ou de revolta contra mim. 

Um dia ela me acompanhou, com a intenção de executar alguma tarefa doméstica, ao porão do velho edifício em que nossa pobreza atual nos obrigava a morar. O gato me seguiu pelos degraus íngremes e, quando me fez tropeçar e quase me levou a cair escada abaixo, deixou-me exasperado a ponto de enlouquecer. Erguendo um machado, esquecido em minha cólera do medo infantil que até então havia impedido que levantasse um dedo contra ele, dirigi um golpe ao animal que, sem a menor dúvida, teria sido fatal se tivesse acertado onde eu queria. Porém a machadada foi impedida pela mão de minha esposa a segurar-me o braço. Esta interferência me lançou em uma raiva mais do que demoníaca: arranquei o braço de seu aperto e, com um único golpe, enterrei o machado na cabeça dela. Ela caiu morta no mesmo lugar, sem soltar um único gemido. 

Tendo cometido este assassinato pavoroso, imediatamente, sem remorsos e da maneira mais deliberada possível, voltei-me para a tarefa de esconder o corpo. Sabia que não podia removê-lo da casa, tanto de dia como de noite, sem correr o risco de ser observado pelos vizinhos. Uma série de projetos passou por minha cabeça. Durante algum tempo, pensei em cortar o corpo em minúsculos fragmentos que depois destruiria no fogo. Depois pensei em cavarlhe uma cova no chão do porão. Também me passou pela cabeça jogar o cadáver no poço que ficava no pátio; ou colocá-lo dentro de uma caixa, como se fosse uma mercadoria, aplicando todos os cuidados que em geral se dedica à preparação de tais volumes e contratando um carregador para retirá-lo da casa. Finalmente, imaginei o que me pareceu ser um expediente melhor que qualquer um desses. Resolvi emparedá-lo em um dos cantos do porão – conforme dizem que os monges da Idade Média costumavam fazer com suas vítimas. 

O porão estava perfeitamente adaptado para esse propósito. Suas paredes tinham sido muito mal- construídas e há pouco tempo tinham sido novamente rebocadas com uma argamassa grosseira, que a umidade do ambiente não deixara endurecer. Além disso, em uma das paredes havia uma projeção, causada por uma falsa chaminé ou lareira que tinha sido preenchida com tijolos na intenção de assemelhá-la ao restante das paredes do porão. Não tinha dúvidas de que poderia facilmente retirar os tijolos neste ponto, enfiar o cadáver e depois restaurar a parede inteira ao estado anterior, de tal modo que olhar algum poderia detectar qualquer coisa suspeita. 

Não me enganava neste ponto. Com um pé de cabra retirei facilmente os tijolos e, depois de depositar o corpo cuidadosamente contra a parede interna, ergui-o de modo a deixá-lo em pé, apoiado contra a parede. Com pouca dificuldade recoloquei os tijolos e deixei a estrutura precisamente da maneira em que se achava antes. Tendo trazido cal, areia e uma porção de pelos de animais retirados de couros, como era costume na época, preparei, com todas as precauções possíveis, uma argamassa que não podia ser diferente da que recobria o restante da parede e com esta reboquei muito cuidadosamente os tijolos que havia recolocado. Ao terminar, sentia-me satisfeito com a perfeição do trabalho. A parede não apresentava o menor sinal de que tinha sido modificada. Recolhi a caliça do chão com o cuidado mais minucioso. Olhei ao meu redor triunfantemente e congratulei-me: “Pelo menos desta vez não trabalhei em vão”. 

Minha próxima tarefa era a de procurar a besta que tinha sido a causa de tamanha desgraça, porque tinha, finalmente, a firme resolução de matá-la. Se nesse momento tivesse podido encontrá-la, seu destino estaria selado, mas aparentemente o animal ardiloso tinha pressentido alguma coisa ou se amedrontado com a violência de minha raiva anterior, evitando apresentar-se diante de mim enquanto durasse minha má disposição. É impossível descrever ou imaginar a sensação de alívio profunda e abençoada que a ausência da detestada criatura causou em meu peito. Melhor ainda, o gato não apareceu nessa noite – e assim, ao menos por uma noite, desde que o desgraçado se introduzira em minha casa, dormi profunda e tranquilamente; sim, dormi o sono dos justos, mesmo que tivesse agora o peso de um assassinato em minha alma! 

Passaram-se o segundo e o terceiro dias e meu atormentador não regressou. Novamente eu respirava como um homem livre. O monstro tinha fugido aterrorizado e deixado para sempre minha companhia! Nunca mais iria vê-lo! Minha felicidade era suprema! O remorso ocasionado por minha ação tão negra e perversa praticamente não me perturbava. Algumas perguntas haviam sido feitas, mas fora fácil responder. Até mesmo havia sido feita uma busca pela polícia, mas naturalmente não haviam descoberto nada. Pensei que minha felicidade futura estava assegurada. 

Mas no quarto dia depois do assassinato, uma patrulha da polícia retornou, muito inesperadamente, entrou em minha casa e recomeçou a fazer uma investigação rigorosa do prédio. Achava-me seguro, todavia, devido à impenetrabilidade do lugar em que escondera o cadáver, e assim não me senti nem um pouco constrangido pela busca. Os policiais ordenaram-me que os acompanhasse enquanto procuravam. Não deixaram nem canto nem escaninho sem explorar. Finalmente, pela terceira ou quarta vez, desceram ao porão. Não senti estremecer nem um só de meus músculos. Meu coração batia calmamente como o de alguém perfeitamente inocente. Caminhei de ponta a ponta do porão. Cruzei os braços e fiquei andando de um lado para outro. A polícia finalmente satisfez-se e estava a ponto de partir, desta vez em definitivo. A alegria em meu coração era grande demais para ser contida. Ansiava para dizer ao menos uma palavra de triunfo e queria garantir-me duplamente de que eles me julgavam inocente. 

– Cavalheiros – disse finalmente, enquanto o grupo subia as escadas –, estou encantado por ter desfeito todas as suas suspeitas. Desejo a todos uma boa saúde e um pouco mais de cortesia. A propósito, cavalheiros esta casa, esta casa é muito bem-construída. (Tomado de um violento desejo de aparentar a maior naturalidade, falava sem prestar muita atenção no que dizia.) Posso até dizer que é uma casa excelentemente bem-construída. Estas paredes – já estão de partida, cavalheiros? –, estas paredes são muito sólidas. 

E foi neste ponto que, tomado por um estúpido frenesi de bravata, bati pesadamente com uma bengala que tinha na mão justamente sobre aquela porção da parede atrás da qual jazia o cadáver da esposa que tinha apertado tantas vezes contra o peito. 

Possa Deus escudar-me e proteger-me das presas do Pai dos Demônios! Tão logo a reverberação dos golpes que havia dado desapareceu no silêncio, foi respondida por uma voz de dentro do túmulo! – respondida por um grito, a princípio abafado e entrecortado, como os soluços de uma criança, mas rapidamente se avolumando em um grito longo, alto e contínuo, totalmente anormal e desumano – um uivo –, um guincho lamentoso, meio de horror e meio de triunfo, tal como só poderia ter subido das profundezas do inferno, um berro emitido conjuntamente pelas gargantas de centenas de condenados à danação eterna, torturados em sua agonia, e pelos demônios que exultam em sua condenação. 

É tolice tentar descrever meus pensamentos. Sentindo-me desmaiar, cambaleei até a parede oposta. Por um instante, o grupo de policiais que subia as escadas permaneceu imóvel, em um misto de espanto e profundo terror. No momento seguinte, uma dúzia de braços robustos esforçava-se por esboroar a parede. Ela caiu inteira. O cadáver, já bastante decomposto e coberto de sangue coagulado, estava ereto perante os olhos dos espectadores, na mesma posição em que eu o deixara. Mas sobre sua cabeça, com a boca vermelha escancarada e uma chispa de fogo no único olho, sentava-se a besta horrenda cujos ardis me tinham levado ao assassinato e cuja voz denunciadora agora me levaria ao carrasco. Eu havia emparedado o monstro dentro do túmulo! 

[1]. Baixo-relevo. Em francês no original. (N.T.)


Comentários

  1. Oie! Allan Poe! <3 Sou fã desse cara e de seus contos! Tenho um livro bem antigo, mas é o meu xodo!!
    Bjs, comenta por favor nesse post, vai ajudar muito: http://resenhasteen.blogspot.com.br/2015/11/feitico-da-sombra.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. naylane Sartor- edgar allan poe ja morreu.

      Excluir
    2. gente. Ela botou. Oi(ponto de exclamação) Allan Põe (emoji de coração)...

      Excluir
    3. verby tob norei nisei ogosei ai lov you

      Excluir
    4. essa desinformação chegou ate se fofa kkk

      Excluir
    5. gabriel-7c-olimpo uberlandia




      Excluir
    6. Pedro Vidigal-7b-Olinpo Uberlandia
      ao ler esse conto de terror percebi a riqueza de detalhes que ele contem,mas ainda me pergunto como o gato entrou na falsa parede e se ele conseguiu entrar como sobreviver por 3 dias no comodo secreto.

      Excluir
    7. Ele entrou enquanto ele tapava o buraco e sobreviveu comendo a carne morta da falecida esposa

      Excluir
    8. Ela n disse "sou sua fã" ela disse "sou fã desse cara" e quem ela quer q comente somos nós q lemos o comentário dela pq vai ajuda-la. o oi no começo foi modo de falar.

      Excluir
    9. Eu ficaria feliz em dizer a todos que consegui colocar um fim no meu problema de divórcio e restaurar meu casamento novamente. Meu marido me deixou por outra mulher. Isso foi apenas 3 anos de nosso casamento. A coisa mais dolorosa é que eu estava grávida do nosso segundo bebê. Eu o queria de volta. Fiz tudo ao meu alcance para trazê-lo de volta, mas tudo foi em vão. O feitiço funcionou como mágica com a maneira e a maneira que meu marido mudou e começou a mostrar amor em vez do divórcio que ele estava planejando. Estou feliz que tudo está no lugar para mim agora. Eu recomendaria com prazer o uso do feitiço para qualquer pessoa que esteja passando por problemas no casamento e queira acabar com isso e-mail Dr. ISE ajudou a restaurar meu casamento.
      Ainda é difícil acreditar que meu casamento foi finalmente restaurado pela ajuda do Dr.ISE após o feitiço de restauração. Meu ex-marido voltou para casa logo após o feitiço de restauração do casamento do meu marido e ele me disse que me ajudaria e depois de 2 dias terei meu marido de volta. Eu acreditei nele e hoje estou feliz em informar a todos que este lançador de feitiços possui o poder de trazer amantes de volta. porque agora estou feliz com meu marido.
      .** Trazendo de volta seu ex-amante.
      **.Feitiço para ganhar na loteria.
      **.Ele cura todos os tipos de doenças humanas.
      **.Ele lançou um feitiço para conseguir um bom emprego com alta renda.
      **. Ele lançou um feitiço de gravidez (fecundidade de bebês)
      **.Ele lançou um feitiço de promoção em seu local de trabalho.
      **.Ele lançou um feitiço de proteção
      Seus contatos são;
      isespiritualspelltemple@gmail.com OU cureherbal633@gmail.com
      Whatsapp:
      +2347081504778
      ou
      WhatsApp: +2348151978888

      Excluir
    10. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    11. Boa tarde senhoras e senhores, venho anunciar que no dia 4 de novembro de 2015 às 13:56 um dilema foi estabelecido, a senhora Nay Sartor escreveu um comentário no conto "O Gato Preto" de Edgar Allan Poe (este o qual nos encontramos agora) cuja interpretação apresenta uma profunda ambiguidade, em certa perspectiva, a senhora da a entender que ela desconhece fato do renomado escritor do século XIX, Edgar Allan Poe, ter falecido a mais de 150 anos (exatamente 166 anos usando a data em que o comentário da madame Sartor foi escrito) o que seria realmente hilário, entretanto, fatos presentes na narrativa de seu comentário não sugerem que essa seja sua intenção, o que ocorre de fato é um diálogo da senhora Sartor com os possíveis leitores do comentário escrito por ela, no qual ela cita Edgar em uma posição desfavorável para a interpretação (porém não incorreta gramaticalmente) sugerindo que ela estivesse escrevendo para ele, no entanto, o fato dela possuir um livro do escritor, como pontuado pela senhora, aumenta a possibilidade dela conhecer o autor e por consequência o fato de Edgar ser um escritor muito antigo e já ter falecido, meu veredito é inocente, tentarei entrar em contato com a senhorita Sartor para esclarecimentos sobre o ocorrido. Passar bem

      Excluir
    12. ViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASOViADO VIADO VIADO VIADO VIADO VIASO

      Excluir
  2. é a primeira vez que eu li eu só tenho 10 anos e fiquei apavorisada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, ele e H. P. Lovecraft as vezes pegam muito pesaso na suas histórias, tenho 12, e tbm fiquei horrorisado com este conto, chorei, pois adoro gatos, adoro não, eu amo gatos

      Excluir
    2. tbm fiquei horrorisada e tenho 11 anos

      Excluir
    3. eu perdi minha mãe por causa de um gato ai eu matei o gato e morri dps

      Excluir
    4. é verdade eu era o gato

      Excluir
    5. É verdade eu era o machado

      Excluir
    6. Eu era J. Pinto Fernandes, que não tinha entrado na história

      Excluir
    7. Pedro, acho que existem contos que são pra pessoas mais velhas. tente ler outros poemas dele.

      Excluir
    8. tambem fiquei horrorizada, tenho 14 anos, e minha professora de portugues disse para fazermos um trabalho sobre esse conto

      Excluir
    9. tenho 12 anos e vim fazer um trabalho de portugues e a professora recomendou falar sobre esse conto no trabalho. quando li que a esposa vou morta fiquei horrorizado

      Excluir
    10. minha professora de portugues tambem me deu esse trabalho

      Excluir
    11. Eu n fiquei horrorizada é claro que fiquei triste por ele né mais eu já vejo muitos filmes animes e etc desse jeito então não me horrorizol

      Excluir
  3. Também sou um assassino, e fiquei muito triste com a prisão do assassino fictício tchau bjs. <33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????? QUE?

      Excluir
    2. Deus é mais menino abre os braços pra Jesus

      Excluir
  4. meu gato tbm matou minha familia

    ResponderExcluir
  5. "Possa Deus escudar-me e proteger-me das presas do Pai dos Demônios!"
    Em outras traduçoes:
    Que Deus me livre das garras do inimigo"
    " Que Deus me guarde das mãos do Demônio "
    Pai dos Demonios eu nunca vi ...

    ResponderExcluir
  6. Respostas
    1. coco? água de coco? não quero, obrigada.

      Excluir
  7. Talvez não tenha sido bem assim que aconteceu...
    https://faccaopcc1533primeirocomandodacapital.org/a-faccao-pcc-e-a-seita-satanica-ss/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc é retardado mano gato preto nao traz azar vc que é puto de azer mesmo porra

      Excluir
    2. Eu não acredito que gato pratico da azar tbm não eu já tive é nada aconteceu a amiga da minha vó tbm como gato preto vai dar azar é só um animal coitado dele

      Excluir
  8. Adoro Alan Poe e esse conto é ótimo. É incrível perceber que, mesmo sendo de outro século, ele possa ser tão atual.

    ResponderExcluir
  9. Tem gente que so manda besteira e verdade

    ResponderExcluir
  10. Eu adorei a historia. Acho que ele poderia se tornar em algo mais complexo, uma continuação talvez...Bom o gato so se desesperou depois desses 4 dias que estava preso la? 1 dia inteiro era o suficiente pra ele morrer asfixiado.
    O gato é a reencarnação do Pluto ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas o conto fantástico é justamente isso, uma coisa fora do real

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Alguém sabe quando se passa o texto? (tempo)

    ResponderExcluir
  13. Alguém pode fazer um resumo para eu ver como é

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o cara tinha um gato preto, aí virou alcoólatra e matou o gato, dps ele arranjou outro gato q fazia ele lembrar do gato q ele matou e isso levou ele a matar a mulher e prender o gato junto com o corpo da mulher na parede, qnd a polícia chegou, o gato miou e o cara terminou preso.

      Excluir
    2. resumão adoreiiii kkkjkj,man,curto pacas o sir Edgar

      Excluir
    3. "Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto, nada mais que uma sucessão ordinária de causas e efeitos muito naturais"

      Excluir
    4. Ou seja me fudi mas alego que sou louco pra sair do manicômio

      Excluir
  14. Gato Preto de Edgar Allan Poe..Esta é uma história que, como já mencionado implicitamente em seu prefácio, não é mística (assim como todas as obras do Edgar), ela é pura e simplesmente uma crítica ao alcoolismo, estado tal que era, digamos, "Carrasco de Poe"...

    ResponderExcluir
  15. Me lembro que aos 6 anos eu li esse conto em um livro de português, sempre me lembrei da história, mas nunca tinha me prontificado a procura-la, contudo hoje eu estava pensando nela e resolvi procurar para ler novamente, agora estou aqui 11 anos depois novamente impressionada e estupefata com esse conto maravilhoso

    ResponderExcluir
  16. mano eu chorei mtooo nunca, nem de longe consiguiria VER uma atrocidade dessas não acredito que um ser humano consiga fazer algo assim!! agradeço a deus por ser apenas um conto (acho que fiquei até desidratada de tanto chorar)

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. "Estou acima da fraqueza de tentar estabelecer uma sequência de causa e efeito entre o desastre e a atrocidade."

    E então, ele conseguiu entender isso.

    Toda a projeção de angústia e repulsa que o cara enviou para o gato voltou para ele mesmo, um efeito boomerange de emoções.

    No fim, ele foi julgado pelos seus atos e pagou pelo seu pecado mortal; isso é um exemplo de justiça divina da lei de causa e efeito, é impossível escapar dela e ficar impune.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh my god it's a genial
      Aí meu deus ele é um gênio

      Excluir
  19. Esses anúncios no meio do conto são ridículos.

    ResponderExcluir
  20. Esse conto é incrível, mas como o autor desse conto é Edgar Allan Poe já era de se esperar algo tão deslumbrante. Pode-Se ver como a história é bem elaborada e apresenta claramente as características de um bom conto de terror . Isabela 7C Olimpo Uberlândia

    ResponderExcluir
  21. eu achei a hitória muito boa so fiquei muito triste com a agressão que o homem fazia com seus animais era muito cruel também fiquei as vezes muito aflita com o que acontecia na história e achei ruim a esposa do homem morrer ela era inocente
    quase chorei

    Amanda 7B Olimpo Uberlândia

    ResponderExcluir
  22. 7 ano B Isaac achei o conto totalmente sombrio com as agressões do homem que sem duvidas era louco tirar o olho de um gato um gesto de total crueldade e mata-lo em uma forca, e também e possível perceber que o homem era alcoólatra e possivelmente uma parte de sua loucura vinha do deste vicio e o gesto que prova que ele não era normal foi matar sua esposa com uma machadada e ainda esconder o corpo no porão sem sentir medo.

    ResponderExcluir
  23. 7 ano C : Bernardo S. Vieira.Eu achei o conto retratado um tanto medonho , pelo fato de retratar uma história que possui elementos como mortes e suspense . o que intensifica esse clima sombrio e misterioso do conto propriamente dito , porém , algo que eu achei bastante interessante e um tanto peculiar foi o grande detalhamento das cenas , o que acaba por gerar um maior entrelaçamento do leitor na obra.Bom de forma geral o texto de Poe é um texto bem interessante e que retrata fatos que ainda ocorrem hoje em dia , despertando curiosidade nos leitores.

    ResponderExcluir
  24. Beatriz M. Vieira - 7 ano A : Eu achei a história de Poe, muito profunda,e diz muito sobre como ele era,sua personalidade, mas também, seu lado sombrio, que só sua esposa e Pluto sabiam.Mas como esse é um conto de terror não há mais nada a se esperar do que morte,angústia e suspense, que é exatamente o que sentimos quando lemos esta obra.Uma das coisas que mais me chamou atenção foi o fato de que, nesse texto escrito por ele, Poe mostra por um lado um arrependimento por ter matado Pluto e ficar com um sentimento de angústia,mas também, um sentimento de alívio de não ver o segundo gato adotado por ele, que era quase exatamente igual ao primeiro, o que mudava,era fato de ter manchas brancas em forma de forca, que por um acaso, foi deste mesmo modo que Pluto morreu, assassinado por Poe em um galho de uma árvore.

    ResponderExcluir
  25. João Vitor-7 ano C-Olimlpo Uberlândia
    Allan Poe, nesse conto de terror, demonstra o quanto o ser humano pode ser mau e cruel em seu momento de ira.Eu, particularmente, gostei do conto pela riqueza de detalhes e clima de suspense que dão ao leitor expectativa sobre o desfecho do conto.

    ResponderExcluir
  26. Lara - 7 ano A - Olimpo Uberlândia
    O conto foi legal

    ResponderExcluir
  27. Olá, meninos do Colégio Olimpo! O conto de Edgar Allan Poe é super interessante e reflete o mais puro conto de terror. Espero que leiam o conto e teçam um comentário legal. Bom trabalho!

    ResponderExcluir
  28. Rafaela Segantini Moro - 7 ano A- Olimpo Uberlândia
    Gostei muito do conto, achei que a história tem suspense e terror, não imaginava como ela iria acabar... Os fatos da história são surpreendentes. Achei o conto bem elaborado e gostei de o ler. Gosto de ler as histórias de Edgar Allan Poe ela são muito boas e de terror e suspense.

    ResponderExcluir
  29. Jorge Felix Dahouk -7 ano C - Olimpo Uberândia
    Gosto muito de contos de suspenses e terror de escritores como o Edgar Allan Poe e o Stephen king, eu nao imaginaria que aconteceria certas coisas no decorrer da historia , isso é o que eu mais gosto nessas narrativas de terror , mas tenho algumas avaliações extras para lhe contar proffesor lélio;
    Eu nao acho um terror muito forte acho que a partir da faixa etária dos 10 anos de idade uma criança não vai ter medo desta narrativa;
    Acho a participação da esposa pouca, pois acho que deveria ter após a cena que o personagem principal retira um dos olhos do gato a esposa por ex : sair correndo e jogar sua aliança no chao, se esconder ou ligar para as autoridades , entre outras possibilidades;
    Também penso que outro bicho ataque o personagem principal e o personagem faça outra coisa macabra como ele fez no gato;
    Mas proffesor a narrativa é excelente e só estou falando a minha opinião e alguns complementos
    que para mim e talvez outras pessoas acham melhor
    Um abraço do seu aluno




    Jorge Felix Dahouk

    ResponderExcluir
  30. Gabriel Makhoul - 7ºA - Olimpo Uberlândia22 de abril de 2020 às 11:09

    Eu achei o texto muito interessante, não senti muito medo, mas arrepiei muito principalmente na parte em que os policias descobriram que o protagonista matou a mulher. E todos os textos que li de Edgar Allan Poe são surpreendentes.

    ResponderExcluir
  31. Ana Cecília Cardoso 7b Olimpo Uberlândia o conto o Gato negro me desapontou esperava menos detalhes e mais suspense porém a história é intrigante me fazendo gostar do enredo

    ResponderExcluir
  32. Luna Guimarães, 7 ano, Olimpo Uberlândia-MG

    Confesso que não achava que iria gostar de ler essa historia: O gato negro, porem quando comecei a leitura não consegui parar, é uma historia muito instigante, apresenta muito mistério, suspense e terror.
    Porém nada incomum devido ao fato do Autor Edgar Allan Poe ser considerado louco por muitos, pois suas historias apresentam essas características de terror que surpreendiam as pessoas.
    Edgar foi autor, editor e crítico literário estadunidense integrante do movimento romântico em seu país.

    ResponderExcluir
  33. Isabela - 7 ano A - Olimpo Uberlândia
    Sinceramente não gostei muito da história,achei um tanto confusa.
    Mas não penso que o problema é o conto.Achei-o até que bem intrigante.Considerando que não sou fã de contos de terror.Ele apresenta características muito sombrias , e surpreendentes , e mostra a tamanha crueldade do ser humano atual , mesmo sendo um texto escrito a muito tempo atráz.

    ResponderExcluir
  34. Manuella Roque- 7 ano C- Olimpo Uberlândia
    Eu gosto bastante de conto de terror e achei este muito bom, a historia é muito intrigante, recomendo para fãs de terror. Fiquei bastante impressionada com o final, no entanto acho que poderia ter sido um tanto mais medonho.

    ResponderExcluir
  35. Manuela Ferreira Nascimento - Olimpo Uberlândia - MG
    Eu não gostei muito desse conto! Não achava que acabaria com mortes. Nesta história ficou clara a maldade do homem, ele maltratava os animais, sua esposa por causa principalmente do álcool. Suas ações demonstraram pura crueldade.
    Particularmente, acho as histórias de Edgar Alan Poe boas , mas essa para mim foi ruim.

    ResponderExcluir
  36. Eduardo 7° C Olimpo Uberlândia-MG
    achei o conto legal, pois e algo que fica mais para o lado do real, colocando poucas coisas sobrenaturais, e isso me deu uma impressão de ser baseado em fatos reais, alem de me possibilitar assimilar com a lenda urbana de que gato preto da azar, mas alem de tudo isso, eu achei o final fraco, achei que poderia ter mais um pouco mais de terror, talvez o narrador ter matado os policiais e depois ser morto pelo gato ou algo que contenha mais macabro.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. Carolina Nassar Penedo Siqueira Goulart - 7 ano C - Olimpo Uberlândia, MG.
    Em minha opinião, o conto é muito bom e bem elaborado. Apesar da descrição máxima de detalhes que o personagem narra, a história não fica monótona, nem desinteressante. O final foi uma das melhores partes para mim, mesmo lendo algumas críticas sobre ele nos comentários. Achei que ele se encaixou muito bem no conto de terror, pois deixou um ar de suspense e um desfecho surpreendente. Mais uma obra de Edgar Allan Poe que não me decepcionou!

    ResponderExcluir
  39. Pedro Henrique 7ºC Achei o conto muito bom, não era muito sombrio.É legal pois há várIAS reviravoltas, principalmente na parte que o homem mata sua esposa e confessa o seu brutal crime para a policia.Um texto de Edgar Allan Poe é sempre bom.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  41. Giovanna Milla Souza Silva - 7 ano A -Olimpo Uberlandia,MG.
    Eu sou uma grande de fã de terror,em qualquer estilo que seja(livros,online ou até mesmo gibis ou histórias em quadrinhos),portanto eu gostei bastante do conto,já que ele consegue me deixar intrigada e curiosa com o que vai acontecer com os personagens.Na minha opinião o desfecho foi uma das minhas partes favoritas,Edgar Allan Poe conseguiu mais uma vez me impressionar com essas obras incríveis de sua autoria!

    ResponderExcluir
  42. em que lugar se passa a maior parte do tempo

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  44. Tenho certeza de que, entre todos esses lançadores de feitiços online, apenas o doutor Azaka é real, porque tentei usar a maioria deles, tudo o que eles fazem é pegar seu dinheiro e nunca ajudar, apenas o Dr. Azaka pode se relacionar em me ajudar a trazer de volta meu homem, graças a você Dr Azaka você também pode contatá-lo no What'sapp para obter ajuda em +1(315)316-1521 ou seu endereço de e-mail é Azakaspelltemple4@gmail.com

    ResponderExcluir
  45. Morri de medo e terror, não quero ler de novo mas acho que vou pois é uma lição da escola....

    ResponderExcluir
  46. Estou A-TER-Ro-RI-SA-DA! Só tenho 11 anos... ☹����☠������

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lançador de feitiços maravilhoso e direto que trouxe de volta alegria e felicidade à minha vida! Estou dando este testemunho porque estou muito feliz, quero agradecer ao Dr. ISE pela grande coisa que Ele fez em minha vida, Ele trouxe felicidade de volta à minha vida, eu nunca acreditei em lançadores de feitiços até minha vida desmoronar quando meu amante de 6 anos decidiu desistir quase quando queríamos nos casar. Eu tive um colapso emocional na medida em que não pude fazer nada razoável novamente, depois de 2 meses de dor antes que um velho amigo meu me apresentasse a um lançador de feitiços online chamado Dr ISE
      Graças a um lançador de feitiços chamado Dr =ISE, que conheci online. Em um dia fiel, enquanto navegava pela internet, me deparei com muitos testemunhos sobre esse lançador de feitiços em particular. Algumas pessoas testemunharam que ele trouxe seu ex-amante de volta, alguns testemunharam que ele restaura o útero, cura o câncer e outras doenças, alguns testemunharam que ele pode lançar um feitiço para impedir o divórcio e assim por diante. Eu também me deparei com um testemunho em particular, era sobre uma mulher chamada Jennifer, ela testemunhou sobre como ele trouxe de volta seu ex-amante em menos de 2 dias, e no final de seu testemunho ela deixou cair o endereço de e-mail do Dr. ISE. Depois de ler tudo isso, resolvi experimentar. Entrei em contato com ele via e-mail e expliquei meu problema para ele. Em apenas 48 horas, meu marido voltou para mim.
      Estou muito grato por restaurar a paz em minha casa conjugal
      O HOMEM MAIS PODEROSO HERBALISTA ESPIRITUAL CURADOR DE FEITIÇOS DE AMOR/ FEITIÇOS DE DINHEIRO GENUÍNOS INSTANTÂNEOS. OS PROBLEMAS QUE DR ISE PODE RESOLVER COM SEUS PODERES DE CURA:
      marido de volta, à prova de balas espiritual, feitiço de treinamento de dinheiro, feitiço de longa vida feitiço de prosperidade. Feitiço de proteção, obter um feitiço de trabalho, tornar-se feitiço de gerente, obter um empréstimo enorme sem pagar nenhum feitiço de taxa, recuperar seu dinheiro fraudulento, feitiço infantil, feitiço de gravidez, feitiço de amor, feitiço de casamento de sucesso, feitiço de poder sobrenatural, feitiço de loucura, casa grátis feitiço de empréstimo, feitiço de HIV/AIDS, perda de peso e feitiço do corpo. aumento do pênis. Seus contatos são; cureherbal633@gmail.com. ou
      isespiritualspelltemple@gmail.com
      WhatsApp: +2348151978888
      Whatsapp:
      +41715880844.

      Excluir
  47. Quero que todos saibam o quanto sou grato pela restauração do meu casamento com a ajuda de um feiticeiro chamado Dr.Akhere. Ele é ótimo e único, consegui o contato dele aqui online a partir de depoimentos que li sobre ele ... eu disse a ele meus problemas e ele lançou um feitiço de amor que trouxe meu marido de volta para mim depois que ele me traiu e quis o divórcio, para minha maior surpresa meu marido veio com um carro novo marrom que ele acabou de comprar para mim, esta é a melhor coisa que já aconteceu comigo e agora estamos vivendo muito felizes juntos. Dr.Akhere está lá para responder ao seu problema de relacionamento e qualquer problema espiritual. entrar em contato com ele no e-mail: Akheretemple@yahoo.com, você também pode adicioná-lo no WhatsApp +1(315)316-1521

    ResponderExcluir
  48. Olá a todos, estou tão animada que meu marido voltou depois de me deixar por outra mulher. Meu marido estava tendo um caso com um colega de trabalho e eu amo muito meu marido, mas ele estava me traindo com seu colega de trabalho e essa garota acho que ela usou bruxaria ou magia negra em meu marido para fazê-lo me odiar e isso foi tão crítica e desnecessária, eu choro dia e noite para que Deus me envie um ajudante para trazer meu marido de volta! Eu estava muito chateado e precisava de ajuda, então procurei ajuda online e me deparei com um site que sugeria que o Dr.Wealthy pode ajudar a conseguir um ex-namorado de volta rapidamente. Então, eu senti que deveria dar uma chance a ele. Entrei em contato com ele e ele me disse o que fazer e eu fiz, então ele fez um feitiço de amor para mim. 22 horas depois, meu marido realmente me ligou e disse que sentia tanto a minha falta, Oh meu Deus! Fiquei muito feliz, e hoje estou feliz com meu homem novamente e estamos felizes morando juntos e agradeço ao poderoso lançador de feitiços Dr.Wealthy, ele é tão poderoso e decidi compartilhar minha história aqui. se você está aqui e seu amante está recusando você, ou seu marido mudou-se para outra mulher, não chore mais, entre em contato com o Dr.Wealthy para obter ajuda agora .. Aqui está o e-mail dele, wealthylovespell@gmail.com
    Ele também faz o seguinte feitiço
    Feitiço de gravidez
    Feitiço de amor
    Feitiço de aumento do pênis
    herpes
    Feitiço de vitória
    Seu WhatsApp +2348105150446
    Blog: wealthylovespell.blogspot.com

    ResponderExcluir
  49. Olá visualizadores, estou postando isto porque encontrei muitas pessoas tendo problemas de casamento que eu também experimentei. Recentemente, encontrei ajuda de um homem chamado Dr. Ilekhojie. Ele fez um ótimo trabalho que fez minha esposa se apaixonar por mim novamente após nove meses de separação. Eu quero que você saiba que ele é um verdadeiro lançador de feitiços. Se alguém precisar de ajuda, pode entrar em contato com o Viber ou Whatsapp: +2348147400259 ou e-mail: gethelp05@gmail.com e dizer a ele que Juan Esposito o encaminhou

    ResponderExcluir
  50. A vida é um mistério com muitas perguntas que precisam de respostas, que problemas você está enfrentando na terra?
    Seu marido ou sua esposa deixaram sua vida sem nenhuma boa explicação que a deixa confusa e você os quer de volta em sua vida? Dr. Ilekhojie é o homem certo para o trabalho, ele é um poderoso lançador de feitiços abençoado por seus ancestrais e aceito pelos deuses como seu porta-voz na terra, Dr. Ilekhojie me ajude a salvar meu lar destruído, trazendo meu marido de volta para mim com seu poderoso feitiço . Eu e meu marido ficamos separados por 9 meses sem comunicação, mas com o feitiço lançado pelo Dr. Ilekhojie, ele está de volta e somos uma família feliz novamente. Entre em contato com o Dr. Ilekhojie se estiver enfrentando algum tipo de problema na vida e precisar de uma solução rápida. Viber ou Whatsapp: +2348147400259 ou e-mail: gethelp05@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. Eu costumava duvidar do lançamento de feitiços até que eu estava realmente desesperada para voltar meu marido depois que ele me deixou e nossos 4 filhos por seu colega de trabalho e me ameaçou com o divórcio. Não tive escolha a não ser buscar ajuda, e eis que descobri que o Dr. Ilekhojie mand deu uma chance a ele. Sendo realmente cético, fiquei surpreso ao ver como os feitiços realmente funcionam e estou tão feliz que eu quis dizer e recomendo muito. Se você tiver um problema e estiver procurando por um lançador de feitiços real e genuíno para resolver o problema para você. Experimente o Dr. Ilekhojie hoje, ele pode ser a resposta para o seu problema.? Aqui está o contato dele: +2348147400259 e e-mail: gethelp05@gmail.com) Desejo a você boa sorte em seu relacionamento

    ResponderExcluir
  52. Estou escrevendo este artigo para agradecer ao Dr. Ilekhojie, o poderoso lançador de feitiços que me ajudou recentemente a trazer de volta meu ex-amante que me deixou por outra mulher sem motivo nos últimos 8 anos. Depois de ver um post na internet de Jenna dos EUA dizendo como ela foi ajudada pelo Dr. Ilekhojie, eu também decidi contatá-lo para obter ajuda porque eu não tinha escolha, tudo que eu queria era ter meu amante de volta e felicidade. Para minha maior surpresa, meu amante voltou para casa de joelhos para que eu encontrasse um lugar em meu coração para perdoá-lo. Fiquei realmente surpreso e chocado quando meu amante se ajoelhou implorando por perdão e para que eu o aceitasse de volta. Estou realmente sem expressões e não sei o quanto devo expressar minha gratidão a você, Dr. Ilekhojie. Você é um Deus enviado para restaurar um relacionamento quebrado, E agora eu sou uma mulher alegre. seus detalhes de contato são; gethelp05@gmail.com Número Whatsapp +2348147400259

    ResponderExcluir
  53. Meu marido me trocou por uma mulher mais jovem e eu fiquei arrasada. Era como se ela o tivesse sob um feitiço maligno, Paul se voltou contra mim durante a noite sem qualquer aviso. Aconteceu no ano passado, eu estava desesperado, então usei todos os sites de lançamento de feitiços que pude encontrar sem resultados. Um amigo me enviou o link para o site do Dr. Ilekhojie e entrei em contato com ele. Ele começou a trabalhar comigo em junho. Como resultado de todo o seu trabalho maravilhoso, meu homem e eu estamos juntos novamente. Estou muito feliz e privilegiado por ter uma pessoa tão incrível como você ao meu lado. Obrigada! Dr. Ilekhojie WhatsApp Dr. Ilekhojie no (+2348147400259) ou e-mail (gethelp05@gmail.com)

    ResponderExcluir
  54. Este é o testemunho de um grande lançador de feitiços, 'Dr. Ilekhojie', que me ajudou a restaurar minha vida amorosa. No dia em que meu marido me deixou, as coisas pareciam sombrias e a atmosfera estava carregada de incertezas. Tudo parecia pálido e então decidi procurar ajuda em lançadores de feitiços que tenham a capacidade de trazer meu ex marido de volta para mim. Como previsto, entrei na internet e como você também viu em sua busca por um lançador de feitiços confiável, vi muitos testemunhos sendo feitos por lançadores de feitiços na recuperação de ex-maridos e entes queridos. Impulsionado pela crença no Dr. Ilekhojie. Entrei em contato com ele e depois de lhe explicar as coisas, ele aceitou enfrentar os desafios no terreno. Ele se saiu muito bem. Meu ex marido está de volta para mim com mais carinho e carinho. Portanto, gostaria de aproveitar esta oportunidade para homenageá-lo por seu serviço abnegado à minha situação. Louvável, ele mostrou grande coragem em assumir a difícil tarefa de encontrar soluções para praticamente qualquer problema. Email gethelp05@gmail.com ou WhatsApp Dr. Ilekhojie em +2348147400259

    ResponderExcluir
  55. Depois de estar casado por quatro anos, meu marido simplesmente decidiu ir embora. Fiz tudo o que estava ao meu alcance para trazê-lo de volta, mas tudo foi em vão, eu o queria tanto de volta pelo amor que tenho por ele, implorei de tudo, fiz promessas mas ele recusou. Expliquei meu problema ao meu amiga e ela sugeriram que eu deveria entrar em contato com o Dr. Ilekhojie para que ele pudesse me ajudar a lançar o feitiço de reconciliação para trazê-lo de volta. Eu não tive escolha a não ser tentar. Mandei uma mensagem para o Dr. Ilekhojie e ele me garantiu que não havia problema e que tudo ficará bem antes de três dias. Ele lançou o feitiço e, surpreendentemente, no segundo dia, meu marido me ligou. Fiquei tão surpreso que atendi a ligação e tudo o que ele disse foi que estava tão arrependido por tudo o que tinha acontecido que queria que eu voltasse para ele. Você também pode entrar em contato com o Dr. Ilekhojie se precisar de ajuda

    1) Feitiços de amor
    2) Feitiços de amor perdido
    3) Feitiços de divórcio
    4) Feitiços de casamento
    5) Feitiço de vinculação.
    6) Feitiços de separação
    7) Banir um amante anterior
    8.) Você deseja ser promovido em seu feitiço de escritório / loteria
    9) aumento do pênis
    10) problema de gravidez

    WhatsApp Dr. Ilekhojie no (+2348147400259) ou e-mail (gethelp05@gmail.com)

    ResponderExcluir
  56. Funciona! Meu ex me bloqueou em todas as plataformas. Demorou, cerca de dois meses ou mais, mas ELE ME DESBLOQUEOU HÁ ALGUMAS HORAS! Não desista! FUNCIONA! entre em contato com o Dr. Ilekhojie para obter ajuda agora. estamos juntos novamente. Tenha fé neste processo .. Aqui está o contato dele..WhatsApp ele: +2348147400259,
    Envie um e-mail para: (gethelp05@gmail.com)

    ResponderExcluir
  57. O amor é lindo quando você tem alguém para compartilhá-lo com 💝💝 O Dr. Ekpen ogiogun é um lançador de feitiços genuíno e um homem muito único e poderoso de sabedoria. Não consegui engravidar porque tinha problemas de fertilidade. Meu marido se divorciou de mim por causa disso. Eu estava tão preocupada e sempre chorando e já estava pensando em me suicidar, mas um amigo meu me apresentou a um grande homem chamado Dr. Ekpen ogiogun que também a ajudou com seu problema. Ela me deu o e-mail dele, entrei em contato com ele e expliquei tudo a ele. Ele me garantiu que vai me ajudar e eu não devo me preocupar. O Dr. Ekpen ogiogun trouxe de volta alegria à minha vida e à minha família, trazendo meu marido de volta para mim com seus poderes espirituais, fazendo-me engravidar, curando o câncer da minha irmã, também curando o vírus HIV do meu primo com seu especial poderes, e ele também fez meu meio-irmão ganhar na loteria de 2 milhões de dólares. Dr. Ekpen ogiogu é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe como fazer seu trabalho ogiogunr e se não fosse por ele, em que seria a minha vida? Dr. Ekpen ogiogun muito obrigado e eu nunca vou parar de falar sobre seus grandes feitos. Palavras não podem expressar o quanto você tem feito de bom para mim e minha família e eu acredito que mesmo mil palavras não serão suficientes para descrever suas boas grandes obras. Se você precisa de ajuda espiritual, por que não corre ao Dr. Ekpen ogiogun? basta entrar em contato com o Dr. Ekpen ogiogun em seu e-mail: (ekpenogiogunspellcaster@gmail.com) E ele o ajudará. O Dr. Ekpen ogiogun é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha sua solução. Obrigado, Dr. Ekpen ogiogun, seu whatsapp +2347045604010. ekpenogiogunspellcaster@gmail.com

    ResponderExcluir
  58. O amor é lindo quando você tem alguém para compartilhar com o Dr. Osaze, um feiticeiro muito genuíno e um homem de sabedoria único e poderoso. Não pude ter um filho porque tenho problemas familiares. Meu marido se divorciou de mim porque não posso lhe dar um filho. Ele estava tão preocupado e sempre chorava e até pensava em me matar, mas um amigo me apresentou a um grande homem chamado Dr. Osaze, que também a ajudou com seu problema anos atrás. Pergunto se farei algo para deixar minha família feliz. ela procurou o contato e seu e-mail me deu seu e-mail e seus detalhes de contato e entrei em contato com ele e expliquei tudo. Ela me garantiu que vai me ajudar e que eu não devo me preocupar. O Dr. Osaze trouxe alegria para a minha vida e para a minha família, trouxe-me o meu marido e hoje sou mãe de dois filhos e ele também faz o meu arroz, dá-me o jogo da Lotaria e eu vim, com os seus poderes espirituais, a fazer me arroz curando o câncer da minha irmã, com o seu especial. poderes, mas não foi fácil para mim porque ele me custou algum dinheiro como $ 500 e também fez meu meio-irmão ganhar na loteria de $ 2 milhões. Drosaze é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe fazer seu trabalho como um ogiogunr dele e se não fosse por ele como seria minha vida? No começo eu nunca acreditei até que ele me deu uma tarefa que eu não fazia e funcionou desde então acredito em tudo que ele sempre me diz para fazer. Muito obrigado Dr. Osaze e eu nunca vou parar de falar sobre seus grandes feitos. Palavras não podem expressar o quão bem ele fez por mim e minha família e eu não acho que nem mesmo mil palavras são suficientes para descrever suas grandes e boas obras. É por isso que tenho que aproveitar esta oportunidade para dar meu testemunho aqui. Se você precisa de ajuda espiritual, por que não corre ao Dr. Osaze? basta entrar em contato com o email: (Drosazedrosaze@gmail.com) E ele vai te ajudar também, por que ele não tenta primeiro? O Dr. osaze é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha a solução com ele. Obrigado Dr. osaze e também seu número Whatsapp você pode adicioná-lo +2348066574752

    ResponderExcluir
  59. Só estou lendo isso porque a escola pediu 🙄

    ResponderExcluir
  60. Quase me suicidei por causa do meu marido que me abandonou e parou de atender minhas ligações, meus e-mails e mensagens. Ele disse que eu estava traindo ele, tentei convencê-lo e implorar, mas ele não vai acreditar em mim e nem me responder até que a gente brigue e nos separemos por 6 meses, depois disso, eu percebo que não posso viver sem ele por causa do amor que tenho por ele. Tentei de tudo para recuperá-lo, mas não funcionou para mim, alguns falsos bruxos me enganaram e saíram com meu dinheiro até que conheci um homem chamado Dr. Osaze, ele ajudou a lançar um feitiço e aqui meu marido voltou depois 48 anos. Por horas, implorando para que eu me perdoasse, fiquei tão surpreso que o feiticeiro como o Dr. Osaze ainda existisse. Se alguém aqui precisar de ajuda, com toda a sinceridade, entre em contato com o Dr. osaze hoje por e-mail: drosazedrosazegmail.com ou WhatsApp: {+2348066574752}

    ResponderExcluir
  61. O amor é lindo quando você tem alguém com quem compartilhá-lo. E o Dr. Ekpen ogiogun é um verdadeiro feiticeiro e um homem de sabedoria muito único e poderoso. Não consegui engravidar porque ele tinha problemas de fertilidade. Meu marido se divorciou de mim por causa disso. Eu estava tão preocupada e sempre chorando e até pensando em me matar, mas um amigo meu me apresentou a um grande homem chamado Dr. Ekpen ogiogun, que também a ajudou com seu problema. Ela me deu seu e-mail e eu entrei em contato com ele e expliquei tudo para ele. Ele me garantiu que vai me ajudar e eu não devo me preocupar. Dr. Ekpen ogiogun trouxe alegria para minha vida e família novamente, trazendo meu marido de volta para mim com seus poderes espirituais, me deixando grávida, curando o câncer de minha irmã, também curando o vírus HIV de meu primo com seus poderes especiais, e ele também fez meu meio-irmão ganhe na loteria de $ 2 milhões. Dr. Ekpen ogiogu é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe fazer seu trabalho ogiogunr e se não fosse por ele, como seria minha vida? Dr. Ekpen ogiogun muito obrigado e nunca vou parar de falar sobre suas grandes conquistas. Palavras não podem expressar o quão bom você fez por mim e minha família e eu acredito que mesmo mil palavras não serão suficientes para descrever suas boas e grandes obras. Se você precisa de ajuda espiritual, por que não correr para o Dr. Ekpen ogiogun? basta entrar em contato com o Dr. Ekpen ogiogun no seu e-mail: (ekpenogiogunspellcaster@gmail.com) E ele te ajudará. Dr. Ekpen ogiogun é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha sua solução. Obrigado, Dr. Ekpen ogiogun, seu WhatsApp +2347045604010. ekpenogiogunspellcaster@gmail.com

    ResponderExcluir
  62. Eu voltei com meu ex-namorado com a ajuda do Dr. Fayosa, o melhor lançador de feitiços online e eu recomendo o Dr. Fayosa para qualquer pessoa que tenha problemas espirituais ou problemas em seu relacionamento. Eu quero testemunhar como eu voltei namorado depois que ele terminou comigo, estamos juntos há 2 anos, recentemente descobri que meu namorado estava tendo um caso com outra garota, quando eu o confrontei, isso levou a brigas e ele finalmente terminou comigo, eu tentei de tudo poderia trazê-lo de volta, mas foi em vão até que vi um post em um fórum de relacionamento sobre um lançador de feitiços que ajuda as pessoas a recuperar seu amor perdido através do feitiço do amor. No começo eu duvidei, mas decidi tentar, quando eu contatei este lançador de feitiços, ele me disse o que fazer e eu fiz, então ele fez um feitiço de amor para mim e feliz em dizer 24 horas depois, meu namorado realmente me ligou e me disse que sentia tanto a minha falta, tão incrível! Então foi assim que ele voltou naquele mesmo dia, com muito amor e alegria, e se desculpou por seu erro e pela dor que me causou, A partir daquele dia, nosso relacionamento ficou mais forte do que antes, Tudo graças a Dr. Fayosa ele é tão poderoso e eu decidi compartilhar minha história na Internet que o Dr. Fayosa real e poderoso lançador de feitiços que eu sempre rezarei para viver muito para ajudar seus filhos em tempos de dificuldade, se você está aqui e precisa de seu Ex back ou seu marido mudou para outra mulher, não chore mais, entre em contato com este poderoso lançador de feitiços agora, Aqui está o contato dele: Email (Fayosasolusionhome@gmail.com) ou diretamente no whats-app +2348151918774

    ResponderExcluir
  63. Olá, por favor, ajude-me a compartilhar essa história de vida, eu sou Edward Depois de estar em um relacionamento com uma senhora chamada Candy por anos, ela terminou comigo, eu fiz todo o possível para trazê-lo de volta, mas tudo foi em vão, eu o queria tanto de volta por causa do amor que tenho por ele, reclamei meu problema com minha amiga e ela sugeriu que eu preferisse entrar em contato com um lançador de feitiços chamado Dr. Otumba para que o mesmo homem a ajudasse alguns anos atrás, o lançador de feitiços trazia seu ex de volta um ano atrás, Eu sou do tipo que não acredita em feitiço, não tive escolha ao invés de tentar a sorte, entrei em contato com o lançador de feitiço e ele me disse que meu problema é pequeno para resolver e eu ficarei bem antes de três dias após o feitiço ser feito e meu ex vai voltar para mim sem falhar, ele lançou o feitiço e surpreendentemente no segundo dia, era por volta das 19h. Meu ex namorado me ligou, eu estava tão surpresa e chocada imediatamente atendi a ligação e tudo o que ele disse foi que ele estava tão arrependido por tudo o que aconteceu ele sente falta e me quer voltar para ele e ele me ama tanto, fiquei tão feliz que foi assim que começamos a viver juntos felizes novamente, desde então fiz promessa que contarei a todos que conheço que têm um problema de relacionamento, seria de grande ajuda tal pessoa, referindo-se a ele ou ela para o único lançador de feitiços real e poderoso, Dr. Otumba que me ajudou com meu próprio problema, contate-o através deste e-mail Dr.otumbaspiritual@gmail.com ou Whatsapp +2347059137777 para uma ajuda rápida ele não irá decepcioná-lo, Dou-lhe 100% de garantia de seu bom trabalho.

    ResponderExcluir
  64. Quero agradecer ao cacique Dodoru, que me ajudou a trazer meu marido de volta para mim. Há dois (2) anos tive um problema sério com meu marido, a ponto de ele sair de casa e começar a namorar outra mulher enquanto ele ficou com a mulher, tentei de tudo para trazê-lo de volta, mas todo o meu esforço foi em vão até o dia em que minha amiga veio a minha casa e eu contei a ela tudo que tinha acontecido entre mim e meu marido, então ela me contou sobre isso lançador de feitiços poderoso que a ajudou quando ela estava no mesmo problema.
    Então entrei em contato com o chefe Dodoru e contei tudo a ele, então ele me disse que, em 48 horas, meu marido realmente voltou me implorando para perdoá-lo.
    Não suporto essa Alegria sozinha, então decidi compartilhar meu testemunho .. se houver alguém que precise da ajuda dele, você pode contatá-lo pelo WhatsApp + 2349015088017..Ele está disposto a ajudar qualquer entidade que precise da sua ajuda.

    ResponderExcluir
  65. Pedro Alexandre T. Bezerra(7A)
    Lendo a historia eu adquiri um conhecimento e uma perspectiva melhor sobre o autor e seu gosto pessoal, em si a historia é bem impressionante e me pegou desprevenido a parte em que ele mata a própria esposa. Em resumo o livro é muito bom eu recomendo muito, e segundo suas próprias palavras, ele maltratava sua esposa e os seus mascotes devido o excesso de alcoolismo.

    ResponderExcluir
  66. A primeira vez que eu li esse conto foi no 7° ano do ensino fundamental, e foi um dos textos mais incríveis que eu havia lido. No entanto, hoje, aos 21 anos, eu percebi que o conto não é lá grande coisa.

    ResponderExcluir
  67. Quero agradecer ao Chefe Dodoru, que me ajudou a trazer meu marido de volta para mim. Há dois (2) anos tive um problema sério com meu marido, a ponto de ele sair de casa e começar a namorar outra mulher enquanto ele ficou com a mulher, tentei de tudo para trazê-lo de volta, mas todo meu esforço foi em vão até o dia em que minha amiga veio a minha casa e eu contei a ela tudo que tinha acontecido entre mim e meu marido, então ela me contou sobre lançador de feitiços poderoso que a ajudou quando ela estava no mesmo problema.
    Então, entrei em contato com o chefe Dodoru e contei tudo a ele, então ele me disse que, em 48 horas, meu marido realmente voltou implorando que eu o perdoasse.
    Não suporto essa alegria sozinha, então decidi compartilhar meu testemunho .. se houver alguém que precise da ajuda dele, você pode contatá-lo pelo email- Chiefdodoru@gmail.com, whatsapp + 2349015088017..Ele está disposto a ajudar qualquer corpo que precise de sua ajuda.

    ResponderExcluir
  68. O amor é lindo quando você tem alguém para compartilhá-lo com 💝💝 O Dr. Ekpen ogiogun é um lançador de feitiços genuíno e um homem muito único e poderoso de sabedoria. Não consegui engravidar porque tinha problemas de fertilidade. Meu marido se divorciou de mim por causa disso. Eu estava tão preocupada e sempre chorando e já estava pensando em me suicidar, mas um amigo meu me apresentou a um grande homem chamado Dr. Ekpen ogiogun que também a ajudou com seu problema. Ela me deu o e-mail dele, entrei em contato com ele e expliquei tudo a ele. Ele me garantiu que vai me ajudar e eu não devo me preocupar. O Dr. Ekpen ogiogun trouxe de volta alegria à minha vida e à minha família, trazendo meu marido de volta para mim com seus poderes espirituais, fazendo-me engravidar, curando o câncer da minha irmã, também curando o vírus HIV do meu primo com seu especial poderes, e ele também fez meu meio-irmão ganhar na loteria de 2 milhões de dólares. Dr. Ekpen ogiogu é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe como fazer seu trabalho ogiogunr e se não fosse por ele, em que seria a minha vida? Dr. Ekpen ogiogun muito obrigado e eu nunca vou parar de falar sobre seus grandes feitos. Palavras não podem expressar o quanto você tem feito de bom para mim e minha família e eu acredito que mesmo mil palavras não serão suficientes para descrever seus bons e grandes trabalhos. Se você precisa de ajuda espiritual, por que não corre ao Dr. Ekpen ogiogun? basta entrar em contato com o Dr. Ekpen ogiogun em seu e-mail: (ekpenogiogunspellcaster@gmail.com) E ele o ajudará. O Dr. Ekpen ogiogun é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha sua solução. Obrigado, Dr. Ekpen ogiogun, seu whatsapp +2347045604010. ekpenogiogunspellcaster@gmail.com

    ResponderExcluir
  69. Respostas
    1. sim, eu tenho que copiar tudo e to aq lendo os comentarios ljkllk

      Excluir
  70. Ola ...eu sou o Tom e no spotfy tem um podcast chamado deixa que eu te conto sobre historias do autor .e eu narro o conto o gato preto ..no epidodio 2 ..
    Quem quiser ou puder escutar ..corre la ....

    ResponderExcluir

  71. Olá a todos, quero dar rapidamente esta incrível crítica sobre como ganhei na loteria, antes de ganhar na grande loteria, trabalhava no Mercy Medical Center em Springfield, Massachusetts. Trabalhei 32 anos no atendimento ao paciente e não havia nada para mostrar, enquanto trabalhava então continuei jogando na loteria esperando e acreditando que um dia eu ganharia na loteria e teria um sonho, mas antes disso eu tinha Joguei na loteria em ocasiões diferentes, mas sem ganhar, decidi tentar algo novo indo além do físico, li sobre o Dr. Ilekhojie como ele ajudou as pessoas a ganhar na loteria, entrei em contato com ele e tentei, ele fez um feitiço para ganhar na loteria e depois me deu o número vencedor para jogar, não tinha certeza de tudo, mas apenas dei uma chance, eis que foi como uma mágica que ganhei na loteria com os números que ele me deu. O Dr. Ilekhojie é realmente digno de confiança e confiável. Estou compartilhando isso com todos vocês que têm achado tão difícil ganhar na loteria. O Dr. Ilekhojie pode ajudá-los a ganhar. aqui estão suas informações "Email: gethelp05@gmail.com WhatsApp: +2348147400259

    ResponderExcluir
  72. Sou Sandra form, EUA. Depois de 7 anos de casamento, eu e meu marido brigamos até que ele finalmente me deixou e se mudou para a Califórnia no mês passado para ficar com outra mulher. Senti que minha vida havia acabado e meus filhos pensei que nunca mais veriam o pai, tentei ser forte apenas para as crianças, mas não conseguia controlar as dores que atormentam meu coração todas as noites, meu coração estava cheio de tristezas e dores porque eu estava realmente apaixonada pelo meu marido, Cada vez que penso nele e sempre desejo que ele volte para mim, eu estava muito chateada e precisava de ajuda, então procurei ajuda online e me deparei com um site que sugeria que o Dr. Fayosa pode ajudar a conseguir ex-costas rapidamente. Senti que deveria tentar, entrei em contato com ele e ele me disse o que fazer e eu fiz de tudo então ele fez um feitiço de amor para mim, 48 horas depois, assim que o Dr. Fayosa disse que meu marido me ligou e disse que sentia saudades eu e as crianças tanto, tão incrível que ele disse que vai voltar para casa no dia seguinte, com muitos de amor e alegria e ele se desculpou por seu erro e pela dor que ele causou a mim e aos filhos, A partir daquele dia nosso casamento ficou mais forte do que era antes, Tudo graças ao Dr. Fayosa ele é tão poderoso e eu decidi compartilhar minha história na internet de que o Dr. Fayosa é um lançador de feitiços realmente poderoso que eu sempre rezarei para viver muito para ajudar seus filhos em tempos de dificuldade, se você está aqui e precisa de seu Ex de volta ou seu marido mudou-se para outra mulher, faça não chore mais, entre em contato com este poderoso lançador de feitiços agora. Aqui está o texto de contato dele ou ligue para o Dr. Fayosa Com (Fayosasolusionhome@gmail.com) ou diretamente no Viber ou no whathsapp +2348151918774

    ResponderExcluir
  73. Há pouco tempo meu namorado e eu terminamos, eu fiquei arrasada, entrei na internet e encontrei alguns depoimentos sobre uma apaixonada Dra. Fayosa que ajudou algumas pessoas a trazerem seus amantes de volta, eu pensei que era uma farsa no começo, mas depois lendo mais sobre isso, decidi experimentar, entrei em contato com o Dr. Fayosa para me ajudar a reunir meu ex-namorado e eu e ele me disse que eu deveria esperar meu namorado voltar para mim dentro de 48 horas após o feitiço. , No dia seguinte meu namorado me mandou uma mensagem implorando para aceitá-lo de volta, Agora estamos juntos de novo e somos felizes de novo, Se eu não tivesse visto esses testemunhos, eu nunca saberia que algo como isso fosse possível, É por isso que decidi para compartilhar meu testemunho para que outra pessoa que precise disso possa contatá-lo também. Sem medo de, fraude ou qualquer coisa, contate-o através do Dr. Fayosa Com Email (Fayosasolusionhome@gmail.com) ou diretamente no whats-app ou Viber +2348151918774

    ResponderExcluir
  74. Não tive condições de ler além da parte que ele arranca o olho do gato. Se eu fosse a esposa, teria lhe arrancado as mãos em seguida. Conto horrível monstruoso nojento. Literatura de merda!!!

    ResponderExcluir
  75. Dr. Ige Ajayi é simplesmente o melhor lançador de feitiços e ajudante. Meu nome é Norabel Nelson. Em respeito a você e aos seus feitiços, devo fazer este testemunho a todos. Já estive em outros lançadores de feitiços sem ver nenhum resultado. Só queria ter procurado você antes, tirei o melhor proveito tu. Meu ex marido se foi por um ano e eu fui a todos os lugares e outros lançadores de feitiços para obter ajuda, mas nenhum resultado até que meu amigo me apresentou ao Dr. Ige Ajayi. Depois que o Feitiço do Amor foi feito, eu finalmente recebi uma ligação dele em 24 horas como o Dr. Ige Ajayi me garantiu. Seus feitiços fizeram maravilhas e meu marido está de volta cheio de amor. É um milagre! De repente, ele voltou com flores dizendo que eu deveria perdoá-lo, fiquei realmente pasmo e chocado quando meu marido se ajoelhou implorando por perdão e para eu aceitá-lo de volta. Estou realmente sem palavras e alegre, você é um Deus enviado a mim e a toda minha família. E agora sou uma mulher alegre novamente. Muito obrigado Dr. Ige Ajayi. Para todos que estão procurando por um lançador de feitiços de verdade, devem entrar em contato com o Dr. Ige Ajayi On: drigeajayi@gmail.com Você também pode usar o Whatsapp para +234 (80) -5739-3990

    ResponderExcluir
  76. Este é um testemunho que direi a todas as pessoas do mundo. Estou casada há 4 anos e no quinto ano de meu casamento, outra mulher teve um feitiço para tirar meu marido de mim e meu marido me deixou e os filhos e temos sofrido por 2 anos até que eu quis dizer um cargo onde Dr Ilekhojie ajudou alguém e eu decidi dar a ele uma chance para me ajudar a trazer meu adorável Marido para casa e acredite em mim, eu acabei de enviar minha foto para ele e a do meu marido e depois de 48 horas como ele me disse, depois de fazer tudo que ele me pediu para fazer e meu marido voltou. Existem muitas pessoas perversas que não vão querer ver você feliz com seu parceiro por ciúme. Estou feliz por ter conhecido o Dr. Ilekhojie cedo o suficiente. Você também pode pedir ajuda a ele. Email: gethelp05@gmail.com ou Whatsapp +2348147400259

    ResponderExcluir
  77. Eu estava passando pelo processo de divórcio quando encontrei o Dr. Ajayi um grande homem espiritual online. Nunca pensei que eu e meu marido um dia voltaríamos juntos. Somos abençoados com três filhos e casados há 12 anos, mas ele estava disposto a jogar tudo isso fora apenas porque ele conheceu uma nova mulher, mas o Dr. me ajudou a realizar um poderoso feitiço de amor que o fez esquecer a mulher que ele acabou de conhecer e o divórcio foi cancelado, agora estamos vivendo em paz em nossa casa com um vínculo mais forte, entre em contato com o Dr. Ajayi no Whatsapp / Viber: +2347084887094 ou Email: drajayi1990@gmail.com ele vai te ajudar também, ele também prepara ervas para vários tipos de doenças, caso você tenha algum problema de saúde para te curar também.

    ResponderExcluir
  78. Fiquei chorando por 4 semanas porque meu marido disse que queria o divórcio. Fiquei muito confusa e com o coração partido. Até um dia muito bom quando ouvi falar do Dr. Ajayi, li alguns depoimentos em seu site de como ele foi capaz de reconciliar relacionamentos rompidos, então decidi dar uma chance a ele. Entrei em contato com ele e ele me disse coisas que precisavam ser feitas para ele lançar um feitiço, a princípio eu estava pensando se deveria fazer isso, e decidi tentar. Eu fiz o que o Dr. Ajayi, o lançador de feitiços, me disse para fazer, então não até 7 dias de intervalo do nada meu marido que me deixou sem qualquer razão voltou para casa uma noite e estava implorando para me ter de volta, ele até veio com seu irmão e implorou por perdão. Depois de tanta dor que passei, meu marido ainda voltou, estou muito feliz. tudo graças ao Dr. Ajayi, você pode contatá-lo para qualquer tipo de feitiço. Eu acredito que ele vai te ver através de seus problemas de RELACIONAMENTO.

    Email: drajayi1990@gmail.com
    Viber / Whatsapp: +2347084887094

    ResponderExcluir
  79. Eu nunca acreditei em feitiço ou magia até conhecer o Dr. Ajayi com quem entrei em contato através do número dele: +2347084887094 no WhatsApp, eu estava passando por um período de problemas no meu casamento porque meu marido disse que não quer mais nada comigo após 9 anos de casamento, eu realmente amo meu marido, então procuro ajuda para resolver as coisas em meu casamento, enquanto navegava, vi onde um homem recomendou o Dr. Ajayi porque ele o ajudou a ser promovido em seu local de trabalho com um feitiço, procurei Dr. Ajayi e me expliquei a ele, ele me disse coisas a fazer para restaurar a paz em minha casa depois de seguir todas as suas instruções, meu marido mudou de ideia e estamos vivendo felizes e ele nunca mais mencionou nada sobre divórcio. Contate o Dr. Ajayi hoje para qualquer problema de relacionamento ou qualquer aspecto da vida e ele encontrará soluções para o seu problema. Número do Viber / WhatsApp: +2347084887094 ou e-mail: drajayi1990@gmail.com

    ResponderExcluir
  80. Finalmente fui ajudado !! Estou muito animado agora, só tenho que compartilhar meu testemunho neste fórum. A sensação de ser amado tira muito peso de nossos ombros. Eu tinha tudo isso, mas cometi um grande erro quando traí minha esposa com outra mulher e minha esposa me deixou por mais de 4 meses depois que ela descobriu .. Eu estava sozinho, triste e arrasado. Felizmente, fui encaminhado a um homem muito poderoso chamado Dr. Ilekhojie. Ele realizou um feitiço de reconciliação no nosso relacionamento e trouxe de volta minha esposa e agora ela me ama muito mais do que nunca .. Estou tão feliz com a vida agora. Muito obrigado, Dr. Ilekhojie. Por favor, contate o Dr. Ilekhojie hoje e obtenha qualquer tipo de ajuda que desejar Via e-mail gethelp05@gmail.com ou Ligue / WhatsApp número de celular +2348147400259

    ResponderExcluir
  81. Estou muito orgulhoso e feliz por estar aqui compartilhando o trabalho do Dr.ibinoba. Meu
    ex-marido está de volta para mim de joelhos apresentando uma rosa rubi para me implorar
    para aceitá-lo de volta e ele estava se sentindo arrependido e arrependido por me deixar
    e por me causar dores após o divórcio ocorrido no ano passado.
    E todo esse milagre aconteceu dentro de 3 dias após entrar em contato com o
    Grande Amor Psíquico. Eu sou a mulher mais feliz hoje em toda essa extensão
    mundo. Dr.ibinoba ,, você conseguiu. sim. É um milagre e eterno
    prazer e alegria para mim e minha família hoje. eu estou tão feliz
    e não sei o quanto devo transmitir minha gratidão e apreciação
    para você, senhor. Para o mundo inteiro, entre em contato com ele se precisar de ajuda urgente
    para obter o seu ex de volta ou se você quiser consertar seu relacionamento rompido.
    O feitiço de amor do Dr.ibinoba é a resposta, aqui está seu Whatsapp
    +2348085240869

    ResponderExcluir
  82. FUNCIONA 100% ... Acabei de consertar meu casamento, entrei em contato com um real
    lançador de feitiços que me ajudou a mudar o coração do meu marido para amar e desejar
    me de novo, e ele realmente fez e agora estamos muito felizes juntos. Meu
    marido me deixou por outra mulher, isso foi apenas 3 anos de nosso
    casado. O mais doloroso é que eu estava grávida de nosso
    segundo bebê. Eu o queria de volta. Eu fiz tudo ao meu alcance para
    trazê-lo de volta, mas tudo foi em vão, eu o queria tanto de volta porque
    do amor que eu tinha por ele, implorei a ele com tudo, fiz
    promete, mas ele recusou. Eu expliquei meu problema para minha amiga e ela
    sugeriu que eu deveria entrar em contato com um lançador de feitiços que poderia ajudar
    eu lancei um feitiço para trazê-lo de volta, eu não tive escolha a não ser tentar. eu
    mandei uma mensagem para o lançador de feitiços chamado dr ibinoba, e ele me garantiu lá
    não foi problema e que tudo vai ficar bem antes das 11 horas. Ele
    lançou o feitiço e surpreendentemente 72 horas depois meu marido me ligou. eu
    Fiquei tão surpreso que atendi a ligação e tudo o que ele disse foi que estava
    sinto muito por tudo o que tinha acontecido Ele queria que eu voltasse para
    ele. Ele também disse que me amava muito. Eu estava tão feliz e fui até ele
    foi assim que começamos a viver juntos e felizes novamente. graças ao dr
    ibinoba. se você está aqui e seu Amante está recusando você, ou seu
    marido mudou para outra mulher, não chore mais, entre em contato com o Dr.ibinoba
    para ajuda agora .. Aqui seu contato ... WhatsApp ele: +2348085240869

    ResponderExcluir
  83. O amor é lindo quando você tem alguém com quem compartilhá-lo 💝💝 Dr Ekpen ogiogun é um lançador de feitiços muito genuíno e um homem muito único e poderoso de sabedoria. Não consegui engravidar porque tive problemas de fertilidade. Meu marido se divorciou de mim por causa disso. Eu estava tão preocupada e sempre chorando e até pensando em me suicidar, mas uma amiga minha me apresentou a um grande homem chamado Dr Ekpen ogiogun que também a ajudou com seu problema. Ela me deu seu e-mail e eu entrei em contato com ele e expliquei tudo para ele. Ele me garantiu que ele vai me ajudar e eu não deveria me preocupar. O Dr. Ekpen ogiogun trouxe de volta alegria à minha vida e à minha família, trazendo meu marido de volta para mim com seus poderes espirituais, fazendo-me engravidar, curando o câncer de minha irmã, também curando o vírus hiv do meu primo com seu especial poderes, e ele também fez meu meio-irmão ganhar na loteria de 2 milhões de dólares. Dr Ekpen ogiogu  é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe como fazer seu trabalho melhor e se não fosse por ele, para que minha vida se transformaria? Dr Ekpen ogiogun muito obrigado e eu nunca vou parar de falar sobre seus grandes feitos. Palavras não podem expressar o bem que você fez por mim e minha família e acredito que nem mil palavras serão suficientes para descrever seus bons grandes trabalhos. Se você está precisando de alguma ajuda espiritual, por que não correr para o Dr. Ekpen ogiogun? basta entrar em contato com o Dr Ekpen ogiogun em seu e-mail: (ekpenogiogunspellcaster@gmail.com) E ele irá ajudá-lo. Dr Ekpen ogiogun é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha sua solução. Obrigado Dr Ekpen ogiogun. ekpenogiogunspellcaster@gmail.com ou seu número de Whatsapp. +2347045604010

    ResponderExcluir
  84. Meu nome é Berliner Abdul. Estou tão feliz hoje pela ajuda que DR ogugu me deu para recuperar meu marido. Sou casada há 6 anos e foi horrível porque meu marido me traiu e pediu o divórcio. Mas me deparei com DR ogugu na Internet, que foi postado por muitas pessoas. Resolvi entrar em contato com ele, expliquei minha situação para ele e depois procurei sua ajuda, mas para minha maior surpresa ele me disse que me ajudaria no meu caso, pois não há problema sem solução. Ele me disse o que fazer e trabalhou para mim, e meu marido voltou para você como prometido após 2 dias. Aqui eu celebro porque meu marido está em casa novamente e gostando muito do meu casamento e que grande festa. Vou continuar a falar na internet por causa do DR. ogugu é verdadeiramente um ajudante que Deus enviou para ajudar a todos nós. Vire para DR ogugu agora. quando confrontados com desafios em sua vida de relacionamento. E-mail: solutiontempledrogugu@mail.com ou você também pode contatá-lo via WhatsApp em +2347011196745

    ResponderExcluir
  85. Meu namorado que me deixou há alguns meses voltou para mim pela última vez
    noite chorando para eu levá-lo de volta. Após 3 anos de relacionamento com
    meu namorado, ele mudou de repente e parou de me contatar regularmente,
    ele inventava desculpas para não me ver o tempo todo. Ele
    parou de atender minhas ligações e meus sms e ele parou de me ver
    regularmente. Eu então comecei a vê-lo com várias garotas diferentes
    vezes, mas toda vez que ele dizia que me ama e que precisava
    algum tempo para pensar sobre nosso relacionamento. Mas não consigo parar de pensar
    sobre ele, então decidi entrar na internet e vi tanta conversa boa sobre
    este lançador de feitiços chamado dr Ibinoba e eu o contato e explico meu
    problemas para ele. Ele lançou um feitiço de amor para mim. e depois de 48 horas, meu
    namorado voltou para mim e começou a me implorar para perdoá-lo e nós
    foram morar juntos depois de alguns meses e ele estava mais aberto para mim do que
    antes e ele começou a passar mais tempo comigo do que com seus amigos. Nós
    eventualmente se casou e agora se casou feliz esperando um
    bebê. Desde que o Dr ibinoba me ajudou, meu namorado está muito estável,
    fiel e mais perto de mim do que antes. Você também pode entrar em contato com este feitiço
    caster e conserte seu relacionamento .Aqui está o contato dele, WhatsApp
    ele: +2348085240869 ou envie um e-mail para: dromionoba12@gmail.com

    ResponderExcluir
  86. Olá meu nome é Sally, meu noivo terminou comigo no mês passado eu estava tão
    triste eu mudei completamente, eu não estava comendo e não estava falando com
    qualquer um, eu chorei muito, estava tão deprimido e estressado que estava
    com medo de acabar no hospital por causa de todo o estresse
    e depressão até semana passada eu pesquisei online sobre dicas de amor
    porque eu amo e me importo com ele profundamente e eu só quero que sejamos
    juntos como um casal novamente. Eu também quero que duremos para sempre, então eu
    encontrou um poderoso lançador de feitiços chamado Dr ibinoba, que resolveu tantos
    problema de relacionamento então o Dr ibinoba me disse que vai voltar pra mim
    entre 48 horas depois que ele lançou feitiço sobre ele .. eu nunca acreditei até
    meu noivo me ligou no telefone e me disse que queria que voltássemos
    e viver felizes juntos para sempre, estou tão feliz agora que o Dr. ibinoba
    me ajude a trazer meu noivo de volta para mim. Muito obrigado Dr ibinoba ele pode
    também ajudá-lo Email:dromionoba12@gmail.com ou WhatsApp:
    +2348085240869

    ResponderExcluir
  87. Oi pessoal. Recentemente vi um testemunho sobre o Dr. ibinoba em um blog que
    visita para problemas de relacionamento e aconselhamento de namoro porque eu tinha
    estava tendo sérios problemas com meu namorado e estávamos namorando
    por seis meses, ele mudou de repente, ele não estava devolvendo meu
    liga, ele começou a trair, ele estava me machucando de muitas maneiras que eu nunca
    achei possível e eu pensei que deveria tentar talvez fora
    desespero de algum tipo .. e eu entrei em contato com o Dr. ibinoba .. No começo
    tudo parecia sonhador e inacreditável, suas consultas e solução
    foi um pouco fácil e estranho e eu estava com um pouco de medo porque eu
    ouvi ler e ouvir muitas histórias de lançadores de feitiços falsos, golpes e eu
    nunca acreditei em magia.. Eu joguei junto com um pouco de esperança e
    e fé e mandei algumas coisas depois de tudo e funcionou
    como um milagre, tudo foi para uma direção totalmente nova, foi e é
    incrível... acho que foi tudo de boa fé que me fez ler isso
    post em particular naquele dia fatídico.. espero que ele possa ajudar outras pessoas
    também como ele fez comigo...eu fiz um pouco e consegui tudo que eu queria e
    desejei meu marido, minha família e minha vida de volta. E-mail:
    dromionoba12@gmail.com ..você também pode mandar mensagem no WhatsApp +2348085240869

    ResponderExcluir
  88. Olá pessoal, quero contar uma história incrível sobre meu primo querido. Anna estava perdidamente apaixonada por James, eles eram o casal mais feliz da faculdade. Depois de uma festa tempestuosa do semestre, Anna mudou. Ela se retirou, apenas falando sobre assuntos da escola e James não mencionou você como se ela nunca o tivesse conhecido. James veio até mim e pediu desesperadamente minha ajuda, ele ama muito Anna. No começo eu não sabia o que fazer, mas prometi ajudá-lo. Era impossível falar com Anna, então procurei ajuda profissional. Na internet me deparei com o Dr. Oluwola e entrei em contato com ele. Contei a ele a história do meu primo e ele prometeu nos ajudar. James falou com ele mesmo e executou suas instruções. Já faz algumas semanas, ontem foi o casamento de Anna e James, onde fui dama de honra. Esse amor é sagrado e o casamento será feliz para sempre. Você também precisa de ajuda?

    Email: wonderfulwondercuretemple@gmail.com
    Instagram: @dr_oluwola

    ResponderExcluir
  89. Mano é tanto comentário,mas eu amei o conto,eu só li a primeira parte,mas eu escrevi ele todinho pq o meu prof pediu pra escrever um conto q tivesse mínimo 3 páginas e deu quase 7.kskskskskskskskksskkskssks

    ResponderExcluir
  90. Oi tou lendo esse livro maravilhoso kkk falou

    ResponderExcluir
  91. Meu nome é BECKY OWEN do Reino Unido. Estou aqui para testemunhar como consegui meu marido de volta. Meu marido me deixou sem motivo há 3 anos. Ele foi morar com outra mulher, eu queria me matar, minha vida ficou muito amarga e triste. Então, 1 dia um amigo meu me contou sobre um grande lançador de feitiços que é bom e ele disse que lhe deu alguns números da sorte que ele jogou na loteria e ganhou. Não acredite neles com muitos deles e por que ainda não funcionou. Ele ainda me implorou, então decidi tentar este grande lançador de feitiços DR ORIA. Eu ainda não acredito. Usei o feitiço que ele me deu e no dia seguinte recebi uma ligação do meu querido marido Thomas no mês passado. Ele se desculpou e voltou para mim. Ele até me deu US $ 10.000 como forma de me compensar. Estou muito feliz agora. Obrigado DR ORIA, você pode contatá-lo em emaill droriaspellhome1@gamil.com
    Ele pode resolver qualquer problema como,
    (1) Se você quer seu ex de volta.
    (2) você precisa de um dever em seu relacionamento.
    (3) Você quer ser promovido em seu escritório.
    (4) Você quer que mulheres e homens corram atrás de você.
    (5) Se você quer um filho.
    (6) Você quer ser rico.
    (7) Você quer que seu marido e sua esposa sejam seus para sempre.
    (8) Se você precisa de postura financeira.
    (9) Pode engravidar.
    (10) Ele pode curá-lo de qualquer doença.
    (11) Ele pode curar o respondente da surdez

    ResponderExcluir
  92. O amor é lindo quando você tem alguém com quem compartilhá-lo 💝💝 Dr Ekpen ogiogun é um lançador de feitiços muito genuíno e um homem muito único e poderoso de sabedoria. Não consegui engravidar porque tive problemas de fertilidade. Meu marido se divorciou de mim por causa disso. Eu estava tão preocupada e sempre chorando e até pensando em me suicidar, mas uma amiga minha me apresentou a um grande homem chamado Dr Ekpen ogiogun que também a ajudou com seu problema. Ela me deu seu e-mail e eu entrei em contato com ele e expliquei tudo para ele. Ele me garantiu que ele vai me ajudar e eu não deveria me preocupar. O Dr. Ekpen ogiogun trouxe de volta alegria à minha vida e à minha família, trazendo meu marido de volta para mim com seus poderes espirituais, fazendo-me engravidar, curando o câncer de minha irmã, também curando o vírus hiv do meu primo com seu especial poderes, e ele também fez meu meio-irmão ganhar na loteria de 2 milhões de dólares. Dr Ekpen ogiogu  é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe como fazer seu trabalho melhor e se não fosse por ele, o que minha vida se transformaria? Dr Ekpen ogiogun muito obrigado e eu nunca vou parar de falar sobre seus grandes feitos. Palavras não podem expressar o bem que você fez por mim e minha família e acredito que nem mil palavras serão suficientes para descrever seus bons grandes trabalhos. Se você está precisando de alguma ajuda espiritual, por que não correr para o Dr. Ekpen ogiogun? basta entrar em contato com o Dr Ekpen ogiogun em seu e-mail: (ekpenogiogunspellcaster@gmail.com) E ele irá ajudá-lo. Dr Ekpen ogiogun é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha sua solução. Obrigado Dr Ekpen ogiogun. ekpenogiogunspellcaster@gmail.com ou seu número de Whatsapp. +2347045604010

    ResponderExcluir
  93. OBRIGADO DR ISIKOLO QUE VEM AO MEU RESGATE NOS MEUS PIORES MOMENTOS.
    Este comentário de apreciação vem de mim, Lilly Benas. Meu marido e eu temos lutado contra problemas conjugais nos últimos 6 meses e mal sabia eu que a família era o cérebro por trás dos problemas que já tivemos. Os problemas aumentaram e ele acabou se mudando de casa. Eu estava sozinho com minha filha e a vida era miserável sem ele ao meu lado. Fiz tudo o que pude para acabar com os problemas, mas sem sucesso. Então tive que procurar ajuda o que me levou a entrar em contato com o DR ISIKOLO. Assim como eu sempre quis, ele ouviu meu clamor e veio em meu socorro. Ele resolveu os problemas que tínhamos e eu e meu marido voltamos a ficar juntos e ainda me surpreende quando recebo o resultado em 2 dias como ele prometeu. Se você está tendo problemas com seu parceiro, entre em contato com ele agora e ele não falhará com você também porque ele é confiável e confiável. envie um e-mail para ele: isikolosolutionhome@gmail.com ou envie uma mensagem de texto via WhatsApp: +2348133261196.

    ResponderExcluir
  94. Eu sou Ana Lourenço. DR ISIKOLO com seus grandes poderes restaurou minha casa e a felicidade que compartilhei com meu marido e é realmente algo pelo qual sou eternamente grata. Aconteceu que eu estava desamparada e abatida por quase um ano quando meu marido me deixou devido a problemas conjugais que encontramos. Fiz tudo o que pude para salvar meu casamento e nada funcionou até que o DR ISIKOLO veio em meu socorro. Ele me ajudou e o amor e a felicidade que eu compartilhei com meu homem foram restaurados de volta e de forma mais surpreendente. Eu sei que soa estranho se ele realmente puder ajudar alguém, mas ele está 100% garantido para não decepcioná-lo quando ele garantir que você terá os resultados desejados após 48 horas. Ele também pode ajudá-lo se você estiver disposto a dar a ele a chance de fazê-lo. envie um e-mail para ele agora via: isikolosolutionhome@gmail.com ou envie uma mensagem de texto para ele no WhatsApp em +2348133261196

    ResponderExcluir
  95. Assim como tantas outras pessoas, agradeço calorosamente ao Dr Isikolo por sua ajuda e solução para meus problemas. Eu estava cega de ciúmes e inseguranças e isso criou um caos no meu relacionamento com meu noivo e ele não resistiu aos meus problemas e me deixou. Depois que ele percebi que tinha ido longe demais com tudo que estava fazendo de errado com ele só para ele se mudar para outra cidade e perdi todos os meios de tentar alcançá-lo e pedir desculpas. Neste ponto, eu sabia que precisava de ajuda para recuperá-lo, então tive que entrar em contato com o Dr. Isikolo. Ele mostrou muita preocupação e eu disse a ele tudo e concordei que eu era a culpada e ele me assegurou de recuperá-lo e restaurar o amor e a felicidade que compartilhamos, o que ele fez. Assim como prometido, depois de 48 horas Jessie me ligou e eu pedi desculpas por tudo e ele me convidou para que pudéssemos fazer as coisas e ficarmos juntos novamente. Obrigado Dr Isikolo por tudo e sua sinceridade em ajudar as pessoas. Basta enviar uma mensagem de texto para ele via WhatsApp +2348133261196 ou enviar um e-mail para: isikolosolutionhome@gmail.com

    ResponderExcluir
  96. O amor é lindo quando você tem alguém com quem compartilhá-lo 💝💝 Dr Ekpen ogiogun é um lançador de feitiços muito genuíno e um homem muito único e poderoso de sabedoria. Não consegui engravidar porque tive problemas de fertilidade. Meu marido se divorciou de mim por causa disso. Eu estava tão preocupada e sempre chorando e até pensando em me suicidar, mas uma amiga minha me apresentou a um grande homem chamado Dr Ekpen ogiogun que também a ajudou com seu problema. Ela me deu seu e-mail e eu entrei em contato com ele e expliquei tudo para ele. Ele me garantiu que ele vai me ajudar e eu não deveria me preocupar. O Dr. Ekpen ogiogun trouxe de volta alegria à minha vida e à minha família, trazendo meu marido de volta para mim com seus poderes espirituais, fazendo-me engravidar, curando o câncer de minha irmã, também curando o vírus hiv do meu primo com seu especial poderes, e ele também fez meu meio-irmão ganhar na loteria de 2 milhões de dólares. Dr Ekpen ogiogu  é realmente um homem talentoso, incrível e muito bom que realmente sabe como fazer seu trabalho melhor e se não fosse por ele, para que minha vida se transformaria? Dr Ekpen ogiogun muito obrigado e eu nunca vou parar de falar sobre seus grandes feitos. Palavras não podem expressar o bem que você fez por mim e minha família e acredito que nem mil palavras serão suficientes para descrever seus bons grandes trabalhos. Se você está precisando de alguma ajuda espiritual, por que não correr para o Dr. Ekpen ogiogun? basta entrar em contato com o Dr Ekpen ogiogun em seu e-mail: (ekpenogiogunspellcaster@gmail.com) E ele irá ajudá-lo. Dr Ekpen ogiogun é inofensivo, seguro e confiável, então entre em contato com ele agora e obtenha sua solução. Obrigado Dr Ekpen ogiogun. ekpenogiogunspellcaster@gmail.com ou seu número de Whatsapp. +2347045604010

    ResponderExcluir
  97. Muito feia p caralho Sapatão monstro pensa q tem pinto essa 6v com aumentar depois p ve se vc é ridícula isso sim e vc o vadia vai tomar no Cú fundido vai ficar ate agora ta ai né lembra de tão forte quanto o Renato se ele vai me levar no Mac p comer e ver se ela quer ser
    U é o seu 6e

    ResponderExcluir
  98. Estou impressionado com as boas obras do DR ISIKOLO. Isso realmente está acontecendo comigo. Tenho meu ex marido de volta. Meu nome é Verônica Adriano. Deus realmente usou esse homem para ajudar minha situação. Por favor, ouça minhas palavras, se você estiver procurando por um lançador de feitiços para ajudá-lo, entre em contato com o Dr. Isikolo. Ele é o melhor lançador de feitiços para ajudá-lo hoje. Dois anos atrás, eu e meu marido tivemos uma grande briga que levou ao nosso divórcio. Foi um inferno para mim e meu bebê termos que nos mudar para outra cidade. Eu me tornei um pai solteiro. Eu só entrei em contato com o Dr. Isikolo cerca de uma semana atrás, quando contei a ele sobre minha situação e ele me disse para não me preocupar com isso e eu cumpri com seus procedimentos e ele fez seu trabalho. Dentro de dois dias, meu ex-marido voltou para mim. Aconteceu em uma manhã de terça-feira quando recebi uma ligação de casa (meus pais) que ele estava procurando por mim. Aceitei que ele viesse à minha casa e pedi desculpas a mim ajoelhada na frente do nosso filho. Eu soube imediatamente que este homem me ajudou. Sou uma mulher muito feliz com tudo o que aconteceu na minha vida. Se você quiser entrar em contato com um lançador de feitiços, conheça o Dr. Isikolo e você ficará surpreso com as maravilhosas mudanças em sua vida. Seu e-mail é isikolosolutionhome@gmail.com Você também pode enviar um WhatsApp para ele em +2348133261196. entre em contato com ele e ele responderá a você.

    ResponderExcluir
  99. Estou tão animada porque meu casamento desfeito foi restaurado e meu marido está de volta depois que ele me deixou e 2 filhos por dois anos para ficar com outra mulher. meu nome é Yoshika Olivia, sou do brasil mas moro em Ohio estado unido
    Eu e meu marido tivemos uma briga ou outra até que ele finalmente me deixou e se mudou para a cidade para ficar com outra mulher. senti que minha vida havia acabado e meus filhos pensaram que nunca mais veriam o pai. Tentei ser forte apenas para as crianças, mas não consegui controlar as dores que atormentavam meu coração. meu coração estava cheio de tristezas e dores porque eu estava realmente apaixonada por meu marido. todos os dias e noites penso nele e sempre desejo que ele volte para mim, eu estava muito chateado e precisava de ajuda. um dia, procurei ajuda online e me deparei com um site que sugeria que baba pode ajudar a recuperar o ex rapidamente. então, eu senti que deveria dar-lhe uma chance. Entrei em contato com ele pedindo ajuda para me unir ao meu marido, e ele me respondeu imediatamente e me disse o que fazer e como a outra mulher do Canadá usou magia negra vodu para contemplar meu marido. Fiquei tão chocada quando ouvi tudo isso do homem espiritual, ele gentilmente me disse tudo o que precisávamos fazer com urgência para a solução de nos unirmos ao meu marido, eu o obedeci e sigo tudo o que ele instruiu de acordo com sua instrução. ele fez um feitiço de amor para eu me reconciliar com meu marido. 2 dias depois, meu marido me ligou e me disse que sentia muita falta de mim e das crianças, eu estava tão incrível que foi assim que ele voltou em 4 dias, com muito amor e alegria, e ele se desculpou por seu erro, e pelas dores que ele causou a mim e às crianças. a partir daquele dia, nosso casamento ficou mais forte do que antes, tudo graças a baba. Eu decidi compartilhar minha história no blog que este homem é um verdadeiro e poderoso lançador de feitiços que sempre ajudará as pessoas em todo o continente. se você está aqui e precisa de seu ex de volta ou seu marido se mudou para outra mulher, não chore mais, entre em contato com este poderoso lançador de feitiços agora, ele reunirá seu marido ou sua esposa de volta para você nos próximos 4 dias. aqui está o contato dele: envie um e-mail para: agboyasolutionhome@gmail.com ou escreva para ele no whatsapp com +2348112714824.
    Aqui está o meu número de whatsapp também, você pode me escrever também para obter mais informações sobre baba. +16163684004

    ResponderExcluir
  100. Eu e o meu grupo escolhemos fazer um trabalho sobre conto e escolhemos o conto devterror.Eu tenho 12 anos e quis ler "o gato preto "e fiquei ATERRORIZADO!!!!!

    ResponderExcluir
  101. Meu nome é Lilian N. Este é um dia muito alegre da minha vida por causa da ajuda que o Dr.saguru me prestou, ajudando-me a recuperar meu ex-marido com sua magia e feitiço de amor. Fui casada por 6 anos e foi tão terrível porque meu marido estava realmente me traindo e estava procurando o divórcio, mas quando me deparei com o e-mail do Dr.saguru na internet sobre como ele ajudou tantas pessoas a recuperar o ex e ajudar a consertar o relacionamento. e fazer as pessoas serem felizes em seu relacionamento. Expliquei minha situação para ele e depois procurei sua ajuda, mas para minha surpresa, ele me disse que me ajudaria com meu caso e aqui estou agora comemorando porque meu marido mudou totalmente para sempre. Ele sempre quer estar comigo e não pode fazer nada sem o meu presente. Estou gostando muito do meu casamento, que grande celebração. Continuarei testemunhando na internet porque Dr.saguru é realmente um verdadeiro lançador de feitiços. VOCÊ PRECISA DE AJUDA ENTÃO ENTRE EM CONTATO COM O DOUTOR SAGURU AGORA VIA E-MAIL: drsagurusolutions@gmail.com Ele é a única resposta para o seu problema e faz você se sentir feliz em seu relacionamento. e também é perfeito em
    1 FEITIÇO DE AMOR
    2 GANHE EX DE VOLTA
    3 FRUTOS DO ÚTERO
    4 PROMOÇÃO DE FEITIÇOS
    5 PROTEÇÃO DE MAGIA
    6 FEITIÇO DE NEGÓCIOS
    7 FEITIÇO DE BOM TRABALHO
    8 FEITIÇO DE LOTERIA e FEITIÇO DE PROCESSO DE TRIBUNAL

    ResponderExcluir
  102. Texto louco, mas esse autor é muito bom

    ResponderExcluir
  103. Hoje sou muito feliz com minha família. Meu nome é Doris Vaan, moro nos EUA, meu marido me deixou há um ano e eu o amo muito, desde então venho procurando uma maneira de recuperá-lo. Eu tentei muitas opções, mas falhei até que conheci um amigo que me apresentou ao Dr. Ige Ajayi, um lançador de feitiços que me ajudou a trazer meu marido de volta depois de 2 dias. Meu marido e eu vivemos felizes juntos hoje porque segui as instruções do excelente Dr. Ige Ajayi.. Esse homem é ótimo, você pode contatá-lo por e-mail. por correio: drigeajayi@gmail.com. e seu número de contato direto e whatsapp é (+2348130035939) Agora vou aconselhar pessoas sérias que enfrentaram esse problema a contatá-lo agora e obter uma solução rápida e sem estresse.

    ResponderExcluir
  104. Eu nunca soube que as pessoas ainda têm poderes e fazem as coisas acontecerem dessa maneira. Eu sou Joyce J dos EUA. Meu marido deixou eu e meu filho por outra garota há três anos, desde então minha vida foi cheia de dores, tristezas e traumas porque ele foi meu primeiro amor e estamos juntos há anos e não poderia imaginar minha vida sem ele . Eu vi alguns testemunhos sobre um grande lançador de feitiços DR IBINOBA e como ele ajudou pessoas ao redor do mundo, que ele pode trazer de volta o amante em alguns dias, inicialmente eu ri e disse que não estou interessado, mas devido ao amor que tenho por meu homem, consultei o grande lançador de feitiços e, para minha maior surpresa, depois de dois dias, meu marido me ligou pela primeira vez depois de três anos, dizendo que está com saudades de mim e que sente muito por tudo que ele me fez passar, que ele me quer de volta, vamos passar a vida juntos e prometo nunca mais deixar eu e meu filho. Ainda não consigo acreditar no que vejo, porque é altamente inacreditável, é bom demais para ser verdade. Tudo o que posso dizer é obrigado DR IBINOBA por trazer de volta meu marido para mim e meu filho e para qualquer um que precise da ajuda deste grande lançador de feitiços, você pode ligar para o grande homem ou enviar um whatsApp para ele +2348085240869, Email: dromionoba12@gmail .com

    ResponderExcluir
  105. Você está triste ou deprimido devido à separação/desentendimento com seu parceiro e o quer de volta? Você está cansado de discutir e brigar? Você está procurando uma solução para o seu problema de casamento ou relacionamento, se sua resposta for "SIM", não hesite em enviar uma mensagem, ele me ajudou a recuperar meu ex-amante, os feitiços são autênticos, segui os procedimentos que me foram dados pelo Dr. Robbinson, tudo funcionou tudo bem, meu marido me ligou de volta para ficarmos juntos novamente, e ele estava arrependido de todas as suas ações erradas. Estou muito grato por restaurar a felicidade em minha família. Obrigado, alguém aqui precisa de ajuda para consertar seu casamento/relacionamento, sua solução é aqui, entre em contato com o Dr. Robbinson hoje no WhatsApp: +12267705795
    E-mail: drrobbinsonspiritualhome@gmail.com

    ResponderExcluir
  106. Puta puta puta puta puta puta puta

    ResponderExcluir
  107. Quem leu a mãe e minha

    ResponderExcluir
  108. Larga de frescura isso é falta de pica

    ResponderExcluir
  109. Votre mari ou votre petit ami vous a quitté pour une autre femme ? contact : Dr Emwanta est certainement le meilleur lanceur de sorts et son résultat est garanti à 100%. J'ai 42 ans. Mon mari m'a quitté pour une autre femme il y a 3 mois et depuis lors, ma vie a été remplie de douleurs, de chagrin et de chagrin parce qu'il était mon premier amour avec qui j'ai passé toute ma vie. Un de mes amis m'a dit avoir vu des témoignages d'un lanceur de sorts appelé. Dr Emwanta qu'il peut ramener son amant dans les 48 heures, j'ai éclaté de rire et j'ai dit que je ne suis pas intéressé mais à cause de l'amour que mon amie avait pour moi, elle a consulté le grand Dr Emwanta en mon nom et à ma plus grande surprise après 48 heures plus tard, mon Mon mari m'a appelé pour la toute première fois après trois mois pour me dire que je lui manquais et qu'il était vraiment désolé pour tout ce qu'il m'avait fait traverser. Il est revenu vers moi et maintenant nous sommes heureux ensemble. Je n’arrive toujours pas à y croire, parce que c’est tout à fait incroyable. Merci Dr Emwanta d'avoir ramené mon amant et aussi à ma charmante amie qui a intercédé en ma faveur, je recommande vraiment fortement le Dr Emwanta. Pour tous ceux qui rencontrent des problèmes en ce moment, Voici son contact, Envoyez-lui un email à : (dremwanta@gmail.com) ou WhatsApp +2348163136916, Bonne chance toujours à vous tous souriez émotion

    ResponderExcluir
  110. Quero compartilhar com o mundo como o Dr. Ajayi, o Grande homem, foi abençoado por seus ancestrais com poder espiritual. Ele me ajudou a reencontrar meu casamento com meu marido, que terminou comigo há 2 anos, tenho tentado recuperá-lo e quase desisti, mas o Dr. Ajayi conseguiu me fazer sorrir novamente. Dr. Ajayi é um verdadeiro lançador de feitiços, você também pode recuperar seu ex e viver uma vida feliz para sempre com a ajuda do Dr. E-mail de contato: drajayi1990@gmail.com ou Whatsapp: +2347084887094

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.