Pular para o conteúdo principal

O Último Reino | Resenha do Livro


Não conhecia Bernard Cornwell, para minha tristeza e vergonha. Foi em um grupo em uma rede social que o conheci, pois todos falavam muito bem de suas obras e decidi me aventurar em seus romances históricos épicos. Cornwell é considerado o melhor autor em relação à narração de batalhas, e eu concordo. Em O Último Reino, primeiro livro das crônicas saxônicas, a história é narrada pelo olhar de um garoto de nove anos, Uhtred, filho de Uhtred, Rei de Bebbanburg.

Os dinamarqueses, tratados aqui não como vikings, mas como nórdicos ou pagãos, começam a expandir a sua ocupação do território inglês. Uhtred, após acompanhar o seu pai e o pequeno exército até Eoferwic, vê todos serem trucidados pelos pagãos e vê seu pai morrendo. Em um ato de coragem, ele parte para cima de Ragnar, o Intrépido, para matá-lo. Mas, o garoto teve seu golpe frustado e Ragnar ficou rindo da ousadia do garoto, e só por isso ele deixou Uhtred vivo e o adotou como filho. Ao decorrer da história, vemos Uhtred crescendo, ganhando músculos e se afeiçoando ao povo dinamarquês que lhe acolheu. Mas conforme ele vai crescendo, a indecisão também vai. Mesmo amando todo
aquele universo de lutas em que cresceu, Uhtred ainda sabe que é inglês e que deve lutar pela sua terra. O reino de Bebbanburg era seu por direito, mas seu tio acabou tomando o seu lugar no trono e começou a querer matar o jovem. Ele vai crescendo, lutando com os dinamarqueses, mas a ideia de tomar o que é seu por direito não o deixa.



De um lado um exército que tem como deus o Deus cristão, do outro, os nórdicos que tem como deuses Tor e Odin. É sarcástico como Cornwell narra esse assunto de religião, isso vemos por causa de Uhtred, que acha mais interessante morrer e ir pro Valhalla, fornicar e lutar, ao invés de ir para o céu, onde ele diz que é muito sem-graça. Esse romance histórico é muito bem desenvolvido, principalmente pelos detalhes sobre a vida de Alfredo, O Grande, que era um rei acometido por uma doença chamada Crohn, que causa dores abdominais agudas, e de hemorroidas crônicas. Alfredo é o último rei que ainda está de pé na Inglaterra, e vai lutar pelo último reino, Wessex, ser vitorioso e assim não permitir que o território inglês desapareça de vez.
Além das batalhas muito bem narradas, com suas paredes de escudos e o derramamento de sangue, Cornwell traz também os detalhes sobre como o povo daquela época viveu. E são detalhes tão bem explicados, que fica à altura das cenas de batalhas.

É incrível ver como o autor desenvolve a história, que claro, tem um pano de fundo histórico real, mas certos personagens e situações são fictícias, mas que parecem tão reais, que quando terminamos a leitura do livro queremos insanamente dar continuidade e ler as próximas crônicas.

O Destino é tudo. - Uhtred.
Mais Informações:

Título: O Último Reino (#1 Crônicas Saxônicas)
Autor: Bernard Cornwell
Editora: Record
Páginas: 364
Avaliação: 
Sinopse: O Último Reino é o primeiro romance de uma série que contará a história de Alfredo, o Grande, e seus descendentes. Aqui, Cornwell reconstrói a saga do monarca que livrou o território britânico da fúria dos vikings. Pelos olhos do órfão Uthred, que aos 9 anos se tornou escravo dos guerreiros no norte, surge uma história de lealdades divididas, amor relutante e heroísmo desesperado. Nascido na aristocracia da Nortúmbria no século IX, Uthred é capturado e adotado por um dinamarquês. Nas gélidas planícies do norte, ele aprende o modo de vida viking. No entanto, seu destino está indissoluvelmente ligado a Alfred, rei de Wessex, e às lutas entre ingleses e dinamarqueses e entre cristãos e pagãos.

Comentários

  1. Tu já deveria ter lido Cornwell muito antes mesmo. Eu sempre falo pro pessoal apostar nos livros dele, e quem faz isso raramente se arrepende. Tomara que você continue a ler toda a série, tenho certeza que irá gostar.

    Abraços e até mais!!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Vagner! Pois é cara, mas só vim conhecer o Cornwell lá no grupo, e isso foi muito bom! Eu pretendo ler toda a série sim, e tenho certeza que irei gostar dos outros livros assim como adorei esse primeiro. Abraços!

      Excluir
  2. E aí, Allenylson!!
    Cara, esse foi um dos melhores (se não o melhor) livro de ficção histórica que já li. Cornwell é um baita de um mestre em descrever as tão excitante paredes de escudos!
    Assim como você, eu quero dar continuidade na leitura das Crônicas Saxônicas, e ler o máximo de livros do Cornwell que e conseguir hahaha.
    Confere a resenha que eu fiz lá no Bravura Literária.
    Abraços, e lembre-se: o destino é tudo!

    www.bravuraliterariablog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Phelipe! Acho o Cornwell o melhor autor de romance histórico que eu já tinha lido, o cara é simplesmente genial! Vou dá uma passada lá no seu post, abraços.

      O destino é tudo!

      Excluir
  3. Ignora as letras comidas kkkkkk. Meu teclado não ajudou muito.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.