Pular para o conteúdo principal

O Prazer de escrever contos | Artigos

13 de Maio
Antigamente eu nem sabia o que era conto! Imaginem só, uma pessoa não souber o que é um conto? Pois eu era uma dessas pessoas. Até ler contos. Comecei a ler aqueles bem curtinhos, depois passei a ler os longos. Fui de autores iniciantes, e cheguei aos autores consagrados. Como Agatha Christie, por exemplo. H. P. Lovecraft me assustou literalmente com o seu Chamado de Cthulhu. Robert W. Chambers me deixou a beira da insanidade ao ler O Rei de Amarelo. Rubem Alves me deu leveza enquanto lia os seus contos e crônicas. Foi uma descoberta e tanto! E, ao mesmo momento em que comecei a ler e a gostar dos contos, comecei a escrevê-los também. Primeiramente fiz um conto bem curtinho, sobre dois garotinhos pernambucanos que nunca tinham ido à praia, e quando os pais decidiram levar as crianças para conhecer o mar, a chuva começou a cair na praia, para a tristeza dos garotinhos. Depois, escrevi um conto numa pegada mais psicopática, onde um homem se levantava de sua cama, e queria se divertir pela cidade. Mas a sua diversão era matar. Não matar qualquer um, mas só aqueles que mereciam morrer. Como por exemplo, um cara que estava querendo transar com uma prostituta sem ela querer, e começou a agredi-la. Aí, o homem se divertiu marando a pauladas aquele ser nojento e idiota. É, parece um pouco sinistro, mas foi isso que veio na minha cabeça e então comecei a escrever. Depois, escrevi alguns fantásticos: um que falava de uma garota que tinha dons, e o outro que falava de um menino que encontrava uma mulher esquisita no meio da floresta cantando algo sobre casamento.

E esse exercício, o de escrever contos, tem sido maravilhosos! É muito prazeroso escrever contos, pois temos que ser breves e dar um desfecho para a história em poucas páginas, o máximo de páginas que consegui escrever foi cinco. E eu sempre gosto de deixar o leitor com uma curiosidade. Sempre termino o conto com uma dúvida no ar. Muitos pedem continuação, até pedem para escrever um livro a partir de tal história. Mas sempre fico para pensar no assunto, mas nunca decido levar a ideia adiante. Acho que escrever um livro é muito difícil, mas estou aprendendo. Não adianta só escrever o que vir na sua mente. A história tem que ter um significado. Ou é assim, ou não adianta nada ficar escrevendo por horas e horas. Já tentei em dar continuidade a um conto que escrevi, chamado O Acampamento, que fala sobre um Brasil distópico. Até escrevi uns capítulos, mas travei. Preciso ler mais distopias para ter alguma referência e algum caminho para seguir.

Recentemente comecei a ler Agatha Christie, e fui bastante influenciado com sua escrita. Seus contos são riquíssimos e promove aprendizado para aqueles que escrevem. “Três ratos cegos” o conto que dá nome ao livro em que estou lendo da Agatha, é incrível. Não é a toa que ela é conhecida como a rainha do romance policial. Tamanha foi sua influência em minha escrita, que escrevi o conto A Festa. Nele, uma mulher importante de 40 anos foi morta no dia do seu aniversário, na hora que estavam cantando os parabéns para ela, na hora exata da sua chegada ao mundo. Nascera às dez horas da noite e morrera no mesmo horário. Vou deixar o link dele no final desse artigo.

Por fim, não sou um entendedor da literatura como um todo, mas deixo esse conselho, apesar de ser muito novo. Para quem estiver querendo começar a escrever um livro, o melhor caminho é escrevendo contos. Assim você fica mais acostumado e as ideias fluem naturalmente, além de ser um ótimo exercício e muito prazeroso.

Comentários

  1. eu amo contos, inclusive desses autores que vc citou ^^

    Acho legal você querer se expressar escrevendo os seus próprios contos... já tentei também, mas sem sucesso, os meus ficaram uma bosta kkkkkkkkkk

    Beijos ^^

    ResponderExcluir
  2. Que legal, eu não consigo escrever contos. Os seus pareceram ser bem interessantes, especialmente a dos garotinhos na Praia, q é um tema bem original.

    ResponderExcluir
  3. Sempre adorei ler contos, mas nunca tentei escrever um, apesar de amar escrever outras coisas. Já até pensei em começar um livro, mas acabei abandonando a ideia. Adorei seu conselho sobre começar por contos. Uma hora vou tentar. Heheh. Ótima publicação!

    Beijos,
    http://imperio-imaginario.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Que legal, eu gosto de ler contos também, mas eu fico nos curtinhos por conta do tempo. Já que normalmente eu leio online. Eu comecei a escrever um, inspirada em outras coisas que li. Postei a primeira parte no blog e adorei ver as pessoas comentando como se aquele conto fosse da minha vida, engraçado essas associações. Eu acho divertido escrever, mas como leio muito pouco, acaba faltando muita inspiração. Mas de um modo geral é bem divertido né?

    ResponderExcluir
  5. Você fez um trabalho de formiguinha com a descoberta dos contos, parabéns!
    Gosto de ler conto, mas poucos escrevi. Bom, acredito que você possa escrever um livro de contos... :D
    Quanto ao conselho, acho que quem deseja escrever um livro, deve escrever e só depois verificar em que gênero se classifica ou se simplesmente é algo novo no mundo literário...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Vc é talentoso heim? Adorei todo conteúdo msm não sendo muito fã de contos, parabéns !
    Bjus

    ResponderExcluir
  7. Poxa que bacana, eu até tentei escrever um livro uma vez mas agora percebi que teria saído um belo conto se eu não tivesse parado no 3º capítulo. Me deu uma ótima ideia, nunca tinha pensado de que um conto é bem mais fácil de escrever. Quem sabe um dia não tomo coragem e volto a escrever né? rs. Beijos

    Mutações Faíscantes da Porto

    ResponderExcluir
  8. Eu também como boa leitora que em considero arrisco alguns rabiscos rsrs fico feliz que vc esteja enveredando por caminhos tão ricos e prazerosos amigo e quem sabe ainda tenho a alegria de ler algo seu?? bjs parabéns.. ah vi o rei amarelo em algures e vou começar a ler já.
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Descobrir os prazeres dos contos na escola, mas foi tarde no 2º ano do ensino médio...
    Gosto da forma de escrita e praticidade...nunca me arrisquei em escrever ium...
    Parabéns e sucesso...
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix
    Divulgação de Blogs

    ResponderExcluir
  10. Juro que se minha vida não fosse tão corrida eu tbm começaria escrevendo por contos. Não faço muito a leitura deles pois gosto de passar o máximo de tempo que posso com meus personagens.

    xoxo
    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  11. Oi, Allenylson!
    Sofro do seu mesmo "mal". Adoro torturar meus autores, "me amarro"! hahaha Escrever contos é uma terapia pra mim como parece ser pra você. O prazer e a alegria de dar vida à palavras... Ah, isso é indescritível.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando

    ResponderExcluir
  12. Olá Allenylson! Concordo plenamente contigo. Os contos têm uma mágica especial sobre nós que escrevemos e sobre nós que lemos! demorei para me apegar a ele, mas depois não larguei mais. Adorei sua dica sobre a escrita. Vale muito a pena começar com a leitura e aos poucos ir passando para a prática!

    Espero ler muitos contos teus! Abraços!
    www.pensamentosvalemouro.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.