Pular para o conteúdo principal

Por que o jornalismo? | Artigos


Olá leitores, hoje eu vou falar um pouco sobre a profissão que quero para minha vida. O jornalismo entrou na minha vida ainda na adolescência, quando assistia aos jornais e via as reportagens do Globo Repórter. Amava e sonhava em sair país afora contando histórias de povos e culturas diferentes. Já no ensino médio, a dúvida da qual profissão e curso eu queria veio forte. Pensava em áreas relacionadas à humanas, porque sempre fui péssimo em exatas. Aí a dúvida era entre gastronomia, publicidade e propaganda, jornalismo, cinema e audiovisual. Dentre essas, fiz faculdade de gastronomia seguindo um conselho da minha antiga professora de matemática. Escolha errada, após dois meses de curso larguei e desisti de tudo, indo para um técnico de cozinha e fazendo o mesmo, abandonei o curso. O jornalismo sempre foi o meu sonho, e essas duas passagens pela faculdade em cursos totalmente opostos me fez ter convicção de que era isso o que eu queria para minha vida.

Ser jornalista não é tão fácil assim, em tempos de incertezas sobre os jornais impressos e uma grande disputa pelo espaço online é uma tarefa difícil. Mas prazerosa. Ainda não faço o curso de jornalismo, mas sempre leio livros, acompanho blogs e sites especializados nessa área e já adquiri conhecimentos que já posso pôr em prática. No momento estou lendo um livro-reportagem do Caco Barcelos, Rota 66, que denuncia com uma narrativa literária crimes cometidos por policiais militares da Ronda Ostensiva Tobias Aguiar, a Rota. Em breve farei uma resenha sobre o livro, mas já desabafo para vocês que o livro é excelente e me faz admirar ainda mais o Caco. Estou com um projeto jornalístico, um blog meu onde divulgo notícias da minha cidade, e faço matérias e reportagens de caráter público e social. Se eu me declaro jornalista? Sim. O diploma de jornalismo não é obrigado para exercer a profissão, mas futuramente pretendo fazer faculdade para obter mais conhecimentos.

Comentários

  1. Gostei. É ótima a sua atitude de não se prender ao diploma para exercer a profissão... mesmo não sendo necessário, muitas pessoas ainda se prendem a isso.
    Boa sorte com a carreira. :)

    ResponderExcluir
  2. Ei, joia? Super me identifico, sou jornalista por paixão, mas tenho trilhado o caminho da produção de conteúdo para empresas, apesar de também prestar serviços para impressos, como revisora e repórter. Uma coisa digo: sempre há uma maneira de fazer o que gostamos, pode levar tempo para descobrir como, mas se formos analisar, conseguimos. Um abraço e boa sorte na profissão :) www.textododia.com.br

    ResponderExcluir
  3. Sou totalmente o oposto de jornalismo, hahah
    Sou engenheira, lido com contas o dia inteiro, e apenas letras no blog mesmo
    Adorei o post
    Super beijo
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bom? Eu ja pensei em fazer jornalismo, gosto muito do curso por gostar de escrever, de investigar, mas o que eu sou apaixonada é por psicologia, que foi minha escolha na faculdade, mas eu admiro muito esse trabalho e super torço para vc ter muito sucesso! bjos

    ResponderExcluir
  5. Oiee, tudo bem? Já pensei em publicidade mas acho que não faria o meu estilo kkkk, jornalismo é uma profissão legal mas tbem não faz o meu estilo. Faço faculdade de Biologia mas sempre quis gastronomia, aqui na minha cidade não tem então escolhi Biologia, apesar de estar sendo muito difícil acho que esta é a área que quero seguir, mas futuramente ainda sonho em fazer um curso de gastronomia (por diversão mesmo) rs, Abraços e Boa Sorte.

    ResponderExcluir
  6. Uma profissão maravilhosa que pode dar assim um leque imenso de possibilidades eu espero que vc esteja mesmo decidido ase engajar e em breve conseguindo ai colocar sua marca no cenário jornalistico.. parabéns bjs

    ResponderExcluir
  7. Oi, tudo bom?
    Eu acho gastronomia muito legal mas não para seguir como profissão, eu faço cursinho, pretendo entrar logo na faculdade. Nunca pensei em fazer jornalismo e nem nada do gênero. Espero que você consiga realizar o seu sonho!
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi, Allenylson!
    Eu também queria jornalismo, sabe? Então fui selecionada para a Turma do Fundão da Mundo Estranho e tive uma noção do que faria. Conversei por e-mail com o editor chefe e tudo, e ele me deu umas recomendações bem sinceras que me fizeram mudar de ideia quanto ao que eu queria. Agora curso Direito e estou feliz.
    Mas veja bem, eu tinha uma ideia errada do jornalismo. Achava que era só glamour, escrever o que eu quisesse e fama. Quando descobri a realidade, desisti. Se você, depois de compreender todas as desventuras da carreira jornalística, optou por seguir em frente, é porque esse de fato é o seu futuro. Não desista nunca.
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando ❤

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.