Pular para o conteúdo principal

"Tempos de Guerra", uma leitura frenética | Resenha do Livro


Ao terminar de ler esse livro, só posso afirmar que ele é brilhante! Isso evidencia que a literatura nacional está ganhando a cada dia novos talentos, e talentos brilhantes. O Renato Oliveira prendeu minha atenção e me cativou nas primeiras páginas. Tempos de Guerra é um livro de contos, 20 contos ao total, todos incríveis. Em A Cobrança, um garoto está viajando para sua cidade natal de ônibus. Como todos sabem, nessas viagens existem paradas para ir ao banheiro, comer alguma coisa e etc. Pois bem, esse garoto aproveita essa parada e vai comer alguma coisa. Ele recebe uma comanda ao entrar no restaurante, e faz seu pedido: um sanduíche e um refrigerante. Terminado o lanche, Felipe vai ao balcão pagar a a conta e percebe que perdeu a comanda. O valor da multa para quem perde a comanda é 500 reais, um absurdo. Aí tudo se complica para o garoto. Ao se recusar a pagar esse valor, o segurança do restaurante é chamado e um início de briga está por vir. Felipe foge do segurança, um negro alto e forte, e se esconde no banheiro. Ao se livrar do segurança, outra confusão está por vir. Dois supostos traficantes entram no banheiro com um devedor, e por puro azar, Felipe é descoberto e entra no rolo.
Já em no conto O Vilão, um ator é confundido com a personagem má que interpreta, e sofre nas mãos de uma telespectadora da novela, algo que me fez lembrar de Misery do Stephen King.

Tempos de Guerra retrata a vida sob um outro olhar, com traição, vingança, humor, depressão, e violência são retratadas de forma excepcional por Renato Oliveira. Os ambientes onde todos os contos se passam são em terras tupiniquins, mas o que percebemos é que a qualidade é gringa. Sim, meus caros. Ao ler todo o livro, parecia que estava lendo literatura estrangeira. E venho aqui, no meio da resenha e crítica, implorar para que o Renato Oliveira continue escrevendo. E se possível, escrever romances policiais (amo romance policiais).
O único conto que não gostei, mais pelo clichê do que pela história, foi O Amigo Fiel que traz aquela famosa história de um homem que ao chegar em sua casa percebe que seu cachorro está todo ensaguentado, e que pensa que o amigo de quatro patas matou sua filha e mata o bichinho. Ao chegar no quarto, ver que a sua filha estava intocada e que ao lado do berço estava uma onça-pintada morta. Esse foi o único defeito do livro. Mas, em suma, adorei a escrita do Renato, que me fez ler freneticamente os seus contos e que me deixou com uma vontade enorme de ler outros títulos de sua autoria.

Título: Tempos de Guerra
Editora: Giostri
Páginas: 178
Autor: Renato Oliveira
Nota: ★ (Ótimo)
Sinopse: Com muita imaginação e ironia, Renato Oliveira desenvolve histórias cativantes, nas quais personagens se encontram em situações de humor ou tragédia, seja por obra do destino, seja por escolha própria
Se você aprecia surpresas, à luta, corajoso leitor, e enfrente Tempos de Guerra. Aventura e emoção sem riscos e danos.

Comentários

  1. Adorei a Resenha, fiquei curiosa para ler.
    Um gênero diferenciado,tudo que procuro para minha próxima leitura

    www.alfragadesign.com

    ResponderExcluir
  2. Ola All!Esse seria um livro que eu não daria atenção nenhuma, primeiro que não gostei da capa, segundo que eu detesto livros sobre guerra, então teria passagem de graça.
    mas sua resenha me mostrou o quão errada eu estava e que poderia ter perdido uma excelente leitura. valeu pela dica.
    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei a resenha e a capa do livro é linda.
    Gostei muito de saber que o livro é de contos, tenho uma quedinha por este gênero literário rsrs

    Beijos All.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/03/resenha-lua-lobos-e-cerrado_36.html#more

    ResponderExcluir
  4. Oi ,Tudo bem ?
    Estou pasma , estou rosa chiclete .... rs , esse livro tem uma coisa que eu adoro confusão ( Calma ,só nos livros ,gosto disso ,não pense mal de me rs ) .Coitado é muito azar mesmo na vida rsrs . Não conhecia nem o livro e nem o autor , mas ele já subiu no meu conceito de extrema capacidade de me deixar em plena curiosidade e ataques de nervos ao mesmo tempo rsrs . Esse personagem tem muito o que surpreender , adoro essas narrativas ,essa historias , é um gênero que eu leio bastante , por gostar mesmo . Parabéns ,adorei sua resenha esta bem explicada e realizada também .

    http://garotinhaadolescentea.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. hummm pareceu interessante sim os contos, sou muito curiosa por conhecer as coisas e acho que por este motivo leria sim, gostei muito da resenha e das suas colocações ..bjss e parabéns

    ResponderExcluir
  6. Olá Allenylson tudo bem?

    Parece ser um livro mto bom, gosto de livros de contos. Embora concorde que histórias como a do cachorro e da onça não são muito legais, embora tragam a velha essência de: - Procure saber o que fizeram antes de condenar.

    http://meninadeparis.com

    Beijos

    Fique com Deus

    Dayana

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser sensacional, quero muito lê-lo. Amei sua resenha :D

    Vanessa | Blog Closet de Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem?
    Nunca tinha ouvido falar sobre esse livro e confesso que não costumo ler livros de contos, mas esse parece ser interessante, gostei de saber o modo como o livro retrata a vida e sobre o conto O Amigo Fiel, eu já ouvi essa história da minha tia, é bem clichê mesmo. Enfim, gostei bastante de conhecer o livro, espero um dia ter oportunidade de ler o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oie,
    Adorei a resenha.
    O livro parece ser muito interessante, é ótimo ler algo nacional e gostar!!

    Beijos,
    Juh
    http://umminutoumlivro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei a resenha!!
    Amo guerra e tudo que é relacionado a guerra
    Bjss
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi tudo bem?

    Pelo que eu percebi de guerra o livro só tem o nome mesmo, confere? Pelo que você falou o livro parece ser muito bom, ainda não conhecia esse autor, vou procurar mais livros dele.

    abs.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Allenylson!
    Parabéns pela resenha!
    Você me deixou com vontade de conhecer as historias retratadas em Tempos de Guerra.
    Fico feliz em saber que a literatura nacional venha ganhando espaço!

    Abraços!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece fantástico *-*

    Te segui, poderia seguir de volta? Ah, e tenho layout grátis para blog e faço por encomenda tambem :3 dá uma olhada 

    Leitoras Ocultas

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.