Pular para o conteúdo principal

O Rei de Amarelo | Resenha do Livro


Sinopse: 'O Rei de Amarelo' é uma coletânea de contos de terror fantástico publicada originalmente em 1895 e considerada um marco do gênero. Influenciou diversas gerações de escritores, de H. P. Lovecraft a Neil Gaiman, Stephen King e, mais recentemente, o escritor, produtor e roteirista Nic Pizzolatto, criador da série investigativa True Detective cujo mistério central faz referência ao obscuro Rei de Amarelo. O título da coletânea faz alusão a um livro dentro do livro - mais precisamente, a uma peça teatral fictícia - e a seu personagem central, uma figura sobrenatural cuja existência extrapola as páginas. A peça 'O Rei de Amarelo' é mencionada em quatro dos contos, mas pouco se conhece de seu conteúdo. É certo apenas que o texto, em dois atos, leva o leitor à loucura, condenando sua alma à perdição. Um risco a que alguns aceitam se submeter, dado o caráter único da obra, um misto irresistível de beleza e decadência. Esta edição reúne, além dos contos do Rei, seis outros que alternam entre o sobrenatural e a realidade, em épocas e geografias diferentes. A introdução e as notas do jornalista e escritor Carlos Orsi, ajudarão novos leitores a mergulhar na bem construída mitologia do autor.

O Rei de Amarelo, de Robert W. Chambers (1865-1933) é um clássico na literatura fantástica. O livro reúne 10 contos, sendo a primeira parte mais fantástica, reunindo quatro contos. São eles, "O Reparador de Reputações", "A Máscara", "No Pátio do Dragão" e "O Emblema Amarelo". Todos eles citam a peça O Rei de Amarelo, que quando as pessoas o leem, ficam insanas. Na segunda parte, mais quatro contos, "A Rua dos Quatro Ventos", "A Rua da Primeira Bomba", "A Rua de Nossa Senhora dos Campos e "Rue Barrée". Esses quatro últimos mais realistas. Entre o intervalo desses oito contos, está "A Demoiselle dYs" e "O Paraíso do Profeta".

A escrita de Chambers é bastante marcante, o que para mim, tornou a leitura muita densa. Nos primeiros quatro contos, ele cria personagens aparentemente normais, até ler um livro com a capa de pele de cobra. Esse livro é O Rei de Amarelo, o qual só dá para conhecer alguns fragmentos da peça que o autor cita nesses contos. Após ler esse livro, que é uma peça, os personagens ficam insanos. Loucos.

Durante minha convalescência, comprei e li pela primeira vez O Rei de Amarelo. Lembro, depois de terminar o primeiro ato, que me ocorreu que era melhor parar por ali. (...)Se não tivesse visto de passagem as primeiras linhas do segundo ato, eu nunca teria terminado a leitura, mas, quando me levantei para pegá-lo, meus olhos grudaram na página aberta, e com um grito de horror, ou talvez tenha sido de alegria, tão pungente que o senti em cada nervo, afastei o objeto das brasas e voltei em silêncio e tremendo para meu quarto, onde o li e o reli, e chorei, e ri e estremeci com um terror que às vezes me assola. (O Reparador de Reputações, p.22)
Depois de ler, o personagem do primeiro conto começa a ter alucinações. Pensa que um dia irá virar rei, e tenta matar seu prima pois acha que ele quer tomar o seu trono. Ele acaba sendo preso, e pouco tempo depois morre. Os contos seguintes segue essa mesma linha, onde após ler O Rei de Amarelo, começam a ser perseguidos, como no conto O Pátio do Dragão, onde uma figura começa a perseguir o personagem por todos os cantos, no qual acaba na igreja, vendo, talvez, O Rei de Amarelo o condenando em uma narrativa horrenda. Os quatro últimos contos são mais realistas, e todos se passam em Paris em tempos diferentes. A Rua da Primeira Bomba, segundo os críticos é uma reconstituição ótima de Paris sob o bombardeio prussiano, em 1870-71). Chambers escreve sobre artistas, pintores pra ser mais exatos, em todos os seus contos. Os contos estão ligados uns aos outros, pois em todos eles vemos personagens, figuras, lugares que se havia lido no conto anterior.

A capa do livro tem uma semelhança com a pele de cobra, e a ilustração é sensacional.

A edição da Editora Intrínseca é ótima. Pois ao início da leitura, existe uma introdução sobre o livro e o autor, o que nos deixa mais informado sobre o que vamos ler. No fim de cada conto, existem notas explicando o que o autor queria nos dizer e o significado. Apesar de ter 254 páginas, a leitura se estendeu um pouco pra mim porque estava absorvendo o universo de O Rei de Amarelo.

Sobre o Autor

Nascido no Brooklyn, no ano de 1865, Robert W. Chambers estudou em Julian, em Paris, e teve suas ilustrações usadas nas revistas Life, Truth e Vogue. Apesar de ser um artista prolífico, Chambers tornou-se conhecido por O Rei de Amarelo. A Coletânea é um importante marco da literatura mundial e influenciou autores como H. P. Lovecraft, Raymond Chandler, Stephen King, Neil Gailman, entre outros. Chambers morou em Nova York com a mulher e o filho até sua morte, em 1933.

Comentários

  1. O fato de ser contos de terror me lembrou Noite na Taverna do Alvares de Azevedo, conhece? Recomendo a leitura.
    Gostei de ter notas explicando o que o autor quis dizer e nos fazer refletir o que lemos.

    www.eucurtoliteratura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conheço Tainan, mas valeu pela dica! As notas são bastante importantes para entendermos os contos e refletir mesmo. Bjs!

      Excluir
  2. Parece um bom livro, gostei bastante da resenha.
    Tomara que eu tenha a oportunidade de ler esse clássico.

    Seguindo aqui... Abraços.
    http://cabinedeleitura1.blogspot.com.br/2015/02/meu-cantinho.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bom sim, mas é muito denso. Você vai gostar de lê-lo :) Obrigado pelo carinho, bjs!

      Excluir
  3. Olá, adorei a resenha.
    Já tinha certo interesse na obra, mas nem sabia ao certo sobre o que se tratava. A intrínseca realmente manda muito bem nas edições. Até mais. http://realidadecaotica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí cara! Pois é, a intrínseca se supera em cada livro. E O Rei de Amarelo é muito bom, espero que leia ele em breve. Abs!

      Excluir
  4. Oii, tudo bom?
    Ja tinha ouvido falar nesse livro, mas na época não me interessei porque falaram que a leitura era bastante densa. O livro parece ser bem bacana, a intrinseca arrasou na edição. Mas estou correndo de leituras dificeis atualmente kkk
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Daniel! A leitura é bastante densa mesmo, mas vale a pena. Espero que o lei em breve! Abs!

      Excluir
  5. Olá Allenylson,

    De fato é uma leitura densa, porém, bem assustadora. Gostei apenas dos quatro primeiros contos. As descrições feitas foram bem reais pra mim. Aliás, Robert Chambers influenciou outros mestres da literatura o que mostra que ele era brilhante.

    Abraços,

    Wilson Brancaglioni
    www.estantedowilson.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Wilson! Os quatro primeiro contos são bastantes assustadores e insanos, sem dúvidas que Chambers deixou o seu legado que influencia autores como Stephen King e Neil Gailman, por exemplo. Precisa ler mais obras do Chambers, porque, como você escreveu, ele era brilhante. Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.