Pular para o conteúdo principal

Half Bad | Resenha do Livro



Sinopse: Em Half Bad, os leitores conhecerão o mundo de Nathan, filho de uma bruxa da Luz com o mais poderoso e cruel bruxo das Sombras. O adolescente vive com a avó e os meios-irmãos e é visto como uma aberração por seus pares. O Conselho dos Bruxos da Luz vê nele uma ameaça, que precisa ser domada ou exterminada. Prestes a completar dezessete anos – época em que todos os bruxos passam por uma cerimônia em que seu dom é finalmente revelado bem, como sua denominação como bruxo da Luz ou das Sombras –, agora Nathan terá que correr contra o tempo para achar o pai, que jamais teve oportunidade de conhecer, e salvar a própria pele. 

Comprei Half Bad em uma promoção no site do Extra. A princípio fiquei meio desconfiado, pois uma história sobre bruxos tende a ser clichê atualmente. Comprei mesmo assim. Achei a capa incrível. O livro se trata de um brux (Nome dado aos bruxos até completarem 17 anos, o que me fez lembra um pouco sobre Harry Potter), que passa por várias situações complicadas para poder sobreviver. O pano de fundo da história é a Inglaterra onde bruxos e humanos (Félix) dividem o mesmo espaço.

Nathan é meio código, metade bruxo da luz e metade bruxo das sombras, o que deixa a situação do garoto ainda pior. Ele é rejeitado pela sua irmã mais velha, Jessica, e pela maioria dos bruxos da luz. O Conselho fica de olho em Nathan, pois além de ser uma ameaça à comunidade bruxa da luz, pode ser uma arma poderosa. A mãe dele era uma poderosa bruxa da luz, e o pai o mais procurado bruxo das sombras. Marcus, pai de Nathan, é um bruxo cruel que mata os da luz e come corações para poder pegar o dom do bruxo que morreu. A mãe morreu, Jessica diz que foi por causa dele. Ela nutre um ódio sobre Nathan, pega no pé dele, não o deixa em paz... 

E é basicamente isso, Nathan é famoso por ser filho de quem é, sofre muito por isso e não tem amigos. Seu único amigo é Arran, seu meio irmão, que a autora descreve a amizade dos dois de uma forma meio melosa. Ele tem que encontrar o pai para poder se tornar um bruxo de verdade, ganhar os três presentes e receber seu dom. Mas, o Conselho o impede e começa a torturá-lo de forma cruel. Confesso que Sally Green foi excelente até certo ponto, sei que ele tinha que sofrer para dar uma comoção nos leitores, mas Sally exagerou na dose de torturas. Ela também aborda assuntos importantes, como o preconceito, a moral e a lealdade. O livro é dividido em seis partes.

O truque é não se importar. Não se importar com a dor, não se importar com nada.
O truque de não se importar é fundamental. É o único truque da cidade. que não é uma cidade. É uma jaula ao lado de uma cabana, cercada por vários morros e árvores e céu.É uma jaula de um truque só. (p.14)

Pois bem, a escrita do livro é bastante empolgante, o que fez com que eu devorasse o livro em menos de 24 horas. Sally prende a nossa atenção do início ao fim, com o personagem excelente que é o Nathan. Apesar de ser apenas um adolescente, Nathan amadurece rápido e tem um bom senso de humor. Os personagens secundários são bem trabalhados, são marcantes e muito bem desenvolvidos. As cenas de tortura poderia ser menor. Mas tudo bem. Há romance também, o que deixa a história mais realista com o envolvimento de Nathan com Annalise, uma brux da luz de linhagem pura. 


Por ser um livro sobre o mundo bruxo, senti falta de mais feitiços e magias. Várias vezes Half Bad me fez lembrar de Harry Potter, há muitas semelhanças e isso fica claro. No final do livro, a história fica um dpouco arrastada, pouco empolgante e até cansativa... Mas isso não tira o mérito de Half Bad. Posso dizer que fiquei curioso em saber como isso tudo terminará, se Nathan irá se vingar de seus agressores, ou se vai fazer uma revolução entre os bruxos. A história pode ir por esse caminho, mas só saberei lendo os próximos livros.

Avaliação: (Bom)
Mais informações:
Editora: Intrínseca
Autor: Sally Green
ISBN: 978-85-8057-559-0
Páginas: 304

Comentários

  1. O livro parece ser legal, mas pelo jeito de sua resenha parece que não é tanto assim. kkks
    Quem sabe um dia...
    Abraços.

    Escritaliteraria1.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí cara! O livro não é ótimo, mas valeu a pena lê-lo. Abraços!

      Excluir
  2. Eu gostei da resenha! O blog também é muito bom! Abraços!

    http://www.blogcordepele.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi, não conhecia esse livro ainda. Mas pelo o que percebi na tua resenha ele não faz muito meu tipo não. kk

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jessica, ele não é tão ruim assim. Um tipico livro para adolescentes, enfim, valeu a pena. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.