Pular para o conteúdo principal

As Crônicas de Nárnia | Resenha do Livro



As Crônicas de Nárnia conta as aventuras das crianças no país de Aslam, e sempre eles tem que salvar Nárnia de algum perigo. 

No primeiro livro, O Sobrinho e o Mago, Digory e Polly descobrem Nárnia, e são enviados por Aslam em uma missão com um cavalo alado. Quando Aslam ainda estava criando-a, Digory Kirke, Jadis, Polly Plummer, André Ketterley, Franco, o cocheiro, e seu cavolo Morango. Andre, o mago, estava com medo de Aslam achando que ele o iria devorar. Jadis, a rainha, joga um poste de ferro contra Aslam, mas nada acontece e foge com medo. Franco vira o primeiro rei de Nárnia, junto com sua esposa que Aslam traz do nosso mundo para o de lá. O cavalo Morango vira um animal falante e alado.
No segundo, O Leão, A Feitiçeira e o Guarda-Roupa conta a história dos irmãos Pevensie passam um final de semana na casa de um sábio professor, porém misterioso. O professor era Digory Kirke. Lúcia acaba descobrindo Nárnia através de um guarda-roupa dentro de uma sala vazia. Mais tarde, depois de não acreditar em Lúcia, os quatro irmãos vão parar em Nárnia, pois estavam se escondendo dentro do guarda-roupa. Lá, Edmundo que já tinha visitado o país uma vez, trai os irmãos. Resta para os três encontrar Aslam, para que seu irmão seja salvo. Aí acontece a batalha em que a Feitiçeira Branca é morta pelo leão. Não vou contar tudo, pois mesmo todos vocês terem assistido o filme, os detalhes do livro são mais emocionantes. Principalmente na parte em que Aslam é morto no lugar de Edmundo, mas depois ressurge vivo outra vez.
No terceiro, O Cavalo e seu Menino, conta a aventura de Shasta, um menino escravo que fugiu com um cavalo de um Tarcaã, que acaba descobrindo que é um cavalo falante. Shasta e Bri, o cavalo, estão em uma viagem rumo à Nárnia. Durante a fuga, o cavalo e o menino encontra Aravis, uma tarcaína e sua égua falante, Huin. Os quatros se juntam, e partem rumo ao país de Aslam. Mas eles tem que passar pela cidade Tashbaan, a capital carlomana. Aravis acaba descobrindo um plano onde os carlomanos estão querendo conquistar a Arquelândia e depois invadir Nárnia. As duas crianças e os dois cavalos agora correm contra o tempo para evitar uma batalha.
No quarto livro, Príncipe Caspian, os irmãos Pevensie estão de volta à Nárnia e ajudam o príncipe derrotar Miraz, homem que invadiu Nárnia e devastou os bosques e matou muitos animais falantes. 
No quinto livro, A Viagem do Peregrino da Alvorada, só Lúcia e Edmundo retornam ao país de Aslam, juntamente com seu primo Eustáquio. O livro narra a aventura em que as crianças e o rei Caspian X e Ripchip fazem ao procurar pelos fidalgos que estavam sumido durante o reinado de Miraz. Eles também acabam se aventurando por diversas ilhas, e como sempre, precisam da ajuda de Aslam.
No sexto livro, A Cadeira de Prata, Eustáqui e Jill, sua amiga de escola, se aventuram por Nárnia com a missão de encontrar o filho de Caspian X. Eles contam com a ajuda de um paulama, Brejeiro. Mais uma vez, Aslam sempre aparece quando eles mais precisam.
No sétimo e último livro, A Última Batalha. depois que a Calormânia, juntamente como seu líder Tash, invadem Nárnia, ocorre uma grande e violenta guerra. Aslam, então, decreta o fim de Nárnia, fazendo as estrelas descerem do céu, o sol se apagar, e inundando todo o resto. Todos os humanos e criaturas boas e fiéis à Aslam, vão para o paraíso conhecido como País de Aslam; lá, todos os "amigos de Nárnia" (os Pevensie, Caspian X, Eustáquio, Jill, Digory, Polly) se encontram, exceto Susana Pevensie, que havia "esquecido-se" de Nárnia por causa das coisas materialistas.

Simplesmente, eu amei As Crônicas de Nárnia! Mesmo sendo um livro escrito para crianças, eu o tenho como o meu favorito dentre todos. Lewis consegue te prender do início ao fim da história, com personagens belíssimos, e principalmente com Aslam, o Leão perfeito!


"Estou do lado de Aslam, mesmo que não haja Aslam. Quero viver como um Narniano, mesmo que Nárnia não exista."

Lendo os livros, me senti um narniano. Me via ali, dançando com os faunos, andando com os cavalos falantes, vivendo em paz e em harmonia com a natureza e os animais. Um mundo perfeito, que mesmo tendo maldade, inveja, traição, em uma medida maior, existe o amor, a paz, a alegria, a amizade, e Aslam! Como no livro diz, Nárnia não vive sempre em perigo. São centenas de anos vivendo em paz e harmonia, até algo de ruim realmente acontecer. O Leão é adorado por todos, quando ele chega tudo fica mais leve, mais alegre. Tenho que confessar que chorei algumas vezes com o que Aslam falava pras crianças. Não gostei do final de As Crônicas de Nárnia por um motivo, o qual não vou dizer aqui pois vai ser spoiler. Mas mesmo assim, com toda tristeza, Aslam arrancou mais uma vez lágrimas de meus olhos. Sei que Aslam existe, só tenho que aprender como o chamam por aqui, e como o reconhecer. E eu já aprendi e reconheci.


"No seu mundo tenho outro nome. Você tem que aprender a me reconhecer lá."
"Conhecendo-me um pouco agora, venha a me conhecer melhor depois."
"Chorar ajuda por um tempo, mas depois é preciso para de chorar e tomar uma decisão"
 "Nem tudo está perdido como parece… sabe, coisas extraordinárias só acontecem a pessoas extraordinárias, vai ver é um sinal que você tem um destino extraordinário, algum destino maior do que você pode ter imaginado."
Bem, não resta mais nada a falar. Minha opinião é bem clara, sei que muitos acham o livro chato, mas eu amei! Adorei! C. S. Lewis é genial, existem outros livros dele que são maravilhosos. Se o post ficou meio sem sentido, é porque quando a gente gosta muito de uma coisa, sempre explicamos de um jeito difícil de entender.

Informações:
Livro: As Crônicas de Nárnia
Autor: C. S Lewis
Editora: Martins Fontes
Avaliação: ★ 
Formato: Digital (Kindle)

Comentários

  1. Olha eu havia começado ler os livros e parei no do Cavalo e seu menino, ainda não acabei a série, mas pretendo ler. Não é uma leitura tão cheia de detalhes e é muito mais rápida. Do mesmo jeito gostei e com certeza irei ler os outros. A sua resenha ficou demais.
    Abraços.

    Escritaliteraria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Allenylson! Ainda não li as crônicas de nárnia, mas tenho muita curiosidade. Já assisti alguns filmes e foram maravilhosos, eu super curti.

    Abraços!

    http://joandersonoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Joanderson! Os filmes são muito bons mesmo, espero que leia em breve o livro. Abraços!

      Excluir
  3. Oi allenylson , vc tem esse livro dá foto é ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Lucas! Não tenho essa edição, tenho outra. Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.