Pular para o conteúdo principal

As pupilas do senhor Reitor, de Júlio Dinis


As Pupilas do Senhor Reitor [Record, 368 pgs, R$32,90] é um clássico da literatura portuguesa. Como o título sugere, as personagens principais são as pupilas do S. Reitor. Margarida e Clara são irmãs, mas uma é o oposto da outra. Enquanto a mais velha, Guida, é reservada e dada às tristezas e melancolia da vida, a outra é alegre, brincalhona e de uma ingenuidade própria das raparigas (leia-se moças) de virtudes do século XIX. A trama gira em torno do já citado S. Reitor, as suas pupilas, o José das Dornas e seus filhos, Pedro e Daniel. Este último, que deveria ter sido padre, não fosse por sua paixão pela pequena Guida – os dois eram crianças – é o caos que agita toda a história. Mandado para a cidade do Porto, Daniel volta já médico para a aldeia onde nascera e passara a infância e causa agitação na pacata aldeia. Suas ideias modernas chocam o médico octogenário, João Semana, e a princípio há certa disputa entre o velho e conservador; o novo e o progressista. Pedro, irmão mais velho de Daniel, apaixona-se por Clara e seu amor é correspondido. Vão se casar. Mas a chegada do irmão mais novo poderá estragar os planos do irmão, pois sua inclinação a seguir todos os [tolos] desejos do coração ameaça acabar em tragédia. Pois Daniel, que gostava lá de raparigas charmosas, encantou-se pela Clara, que logo seria sua irmã. Sabendo que isto não daria em um final feliz, o moço abandona certa ideia que fez da sua cunhada. Mas como é jovem e tolo, segue o seu coração e nega a razão. Já Margarida, que sempre sofreu a partida do amado Daniel, choca ao saber que dela ele se esquecera. Pois o amor que sentia pelo Daniel menino, também o sentia pelo Daniel já homem. Mas por causa dos sofrimentos da vida, dos maus-tratos que recebeu da madrasta, pegou certo gosto amargo pela vida e cresceu abnegando a si mesma e aos seus desejos. Devotara-se a cuidar da sua irmã Clara, porque sabia que faltava para esta certo juízo.

Mas Daniel não faz questão por Margarida, mas sim por Clara. Pedro que devia ter cuidado com o irmão tolo, pois este estava apto a roubar a sua noiva. Clara, a princípio, não suspeitara do irmão do noivo. Pois ela era ingênua e não via o mal no mundo e nem na boca das pessoas. Que se falassem o que não era verdade, pois ela não se importava. Mas de tanto ver insistência em Daniel a lhe galantear e lhe querer bem, começa a desconfiar das intenções do rapaz. E é aí que o palco para uma tragédia se monta.


Uma vida guiada apenas pelo sentimento é muito arriscada. Pois sabemos que o sentimento não é lá muito sensato, e  a razão reclama e muito bem sobre a tolice de ser guiado pelo coração. O coração do homem é enganoso e pode nos levar a destinos fatais. Já a vida que é vivida como se tudo fosse alegrias e cantigas, como se tudo fosse de bem a melhor e que não se existia maldade no mundo e nas pessoas, também é muito arriscada. Pois mesmo que nada fizermos de errado, basta uma má língua interpretar certa atitude sua para daí transformar em algo muito pior, a valer-lhe a sua boa índole. Alegria e apenas alegria é negação da realidade. Mas mesmo se vivermos apenas a pensar na realidade e nas suas consequências, a sentir o fardo da vida e a olhar para ela com um olhar pessimista e de melancolia, como se nada pudesse nos fazer feliz, é um desperdício. Decerto que esse modo de vida traga prudência e sabedoria, mas não traz a alegria do dom de viver e de deleitar-se com as coisas boas que Deus nos oferece aqui na Terra. Pois assim era a vida de Daniel, Clara e Margarida. Esses três são os principais desse romance, que poderá ter um final trágico. Mas nem tudo é apenas tragédia, pois o autor arranca risadas do leitor com as personagens que são tão peculiares e de língua afiada. É um romance que nos transporta para um época onde o respeito ainda valia alguma coisa, e a moral era vista como algo a se prezar. Um ótimo livro, e um dos melhores já lidos em 2017.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.