Pular para o conteúdo principal

Os melhores livros de 2016


Todo fim de ano é a mesma coisa: sites, jornais e blogs de literatura fazem as famosas listas dos melhores do ano. Com o Café Literário não poderia ser diferente. Em 2016 tivemos vários lançamentos que deixaram os leitores chocados, espantados e horrorizados – no caso de um lançamento ruim. Mas esse é outro assunto. Inicialmente eu iria listar os dez melhores livros de 2016, mas a lista iria ficar extensa e, querendo poupar o leitor, resolvi fazer uma lista com os cinco melhores livros de 2016 – nacionais e internacionais. Foi uma escolha difícil, mas não impossível. Terminamos o ano de 2016 com a sensação de que em 2017 virá muita coisa boa por aí, especialmente no cenário nacional. Quero parabenizar à Record por lançar tantos autores estreantes, dentre os quais dois figura na lista deste blog. Agora chega de papo e vamos aos cinco melhores do ano:


Até você saber quem é, de Diogo Rosas G.

Romance de estreia do autor curitibano Diogo Rosas G. publicado pela Record. É um livro pequeno que causa estranheza e deixa o leitor chocado com os acontecimentos sobre a vida de Daniel Hauptmann, um escritor curitibano que resolve fazer um pacto com o Diabo. Lembrando Grande Sertão: Veredas, de João Guimarães Rosa, o protagonista faz aquilo que, segundo ele mesmo, o autor mineiro fez pouco: falar sobre o Diabo. É um livro que fala sobre como o mal pode nos atingir, a tragédia que nos aflige e que pode afetar aquelas pessoas mais próximas de nós e as consequências de um pacto com aquele que muitos têm medo de dizer quem é.





Os invernos da ilha, de Rodrigo Duarte Garcia

Também é o primeiro romance do autor, publicado pela Record. A história de Florian Links e os personagens originais e excêntricos que ele conhece na ilha de Santa’Ana Afuera é uma busca pelo divino, uma caça ao tesouro e, por que não, uma viagem para descobrir a si mesmo. Romance de aventura com questões transcendentais e existenciais, Os invernos da ilha é uma grande história que deixa o leitor imerso no mundo de Florian Links durante as quase 500 páginas e o retira de seu inverno para viver os invernos da ilha ao lado de Florian, Rousseau e Cecília.





Um de nós, de Åsne Seierstad

Romance-reportagem de fôlego sobre a vida de Anders Breivik, o norueguês que matou cerca de 77 pessoas na Noruega com a sua frieza típica de um psicopata. Alegando estar fazendo um processo de purificação, pois via que o seu país a cada dia estava se islamizando com mais força, Anders comete o pior atentado terrorista da Noruega. Apesar de temer atentados dos islâmicos contra os seus, os “de fora” seria uma ameaça, ele mesmo, “um de nós”, cumpriu esse papel que ceifou sonhos, futuros e vidas tão jovens. Não cabe julgar pela sua ideologia ou pela ideologia ao qual ele lutava, alegava que os socialistas estavam destruindo o seu país, mas sim a maldade de um homem que se perdeu e deixou o mal contaminar o seu coração ao ponto de não verter uma lágrima sequer pelas vítimas que ele matou cruelmente e covardemente. Um livro indispensável que tira o nosso fôlego e faz com que o leitor lamente por não ser apenas uma história de ficção. O mal é real, e está próximo de nós.

A poeira da glória, de Martim Vasques da Cunha

Um livro valioso que ousa ao analisar a história da literatura brasileira e faz críticas a nomes imortais. Chama Machado de Assis de dissimulado, enfrenta a nossa intelligentsia do passado e presente e desmascara as intenções de escritores como Jorge Amado, Sérgio Buarque de Holanda, Graciliano Ramos e etc.  Por fim, não literalmente, conclui que a nossa literatura é moralmente fraca e elogia nomes como Cecília Meireles, Otto Lara Resende, Nelson Rodrigues e Joaquim Nabuco.





Os soldados secretos de Benghazi, de Mitchell Zuckoff


O livro que narra as 13 horas de horror vivenciadas pelos soldados americanos em Benghazi, que resultaram na morte de quatro americanos. O ataque terrorista não obteria êxito se a então secretária dos EUA, em 2012, Hillary Clinton não tivesse negligenciado as chamadas e pedidos dos americanos em Benghazi. Um livro polêmico que trás a tona toda a verdade sobre o fracasso de Obama e Hillary em sua política externa. 







*Por coincidência ou não, todos os cincos livros da lista são do Grupo Editorial Record. O que me faz prometer ler em 2017 mais livros de diversas editoras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.