Pular para o conteúdo principal

Múltipla Escolha, de Alejandro Zambra

O começo do livro foi bem nada com nada, me senti perdido. Qual o leitor que está acostumado com um livro, que conta diversas histórias sobre os mais variados assuntos, no formato de questões de vestibulares? Por isso o título “Múltipla Escolha”. É um chamado para sair do óbvio e forçar a mente a tirar significado de algo, primeiramente, sem sentido. Algumas páginas adiante já comecei a entrar na ideia do autor e acabei adorando o livro. Frases pequenas, com múltiplas escolhas para substituir os espaços em brancos, faz invocar logo aqueles tempos de escola. Acostumados a obedecer e ter que marcar alguma alternativa, percebermos o quanto fomos treinados e não educados, como o autor enfatiza. Aliás, é um dos assuntos que mais me marcou e proporcionou pensamentos filosóficos sobre o nosso sistema educacional, onde somos treinados a dar uma resposta correta, com medo de que não seja a correta, mesmo que outra alternativa faça mais sentido. 
Por que devemos adivinhar o que o professor/educa…

Terry Pratchett e a Cor da Magia



De forma bem humorada, o primeiro livro da série Discworld é, a princípio, um tanto confuso, mas vai ficando mais compreensível ao virar das páginas e, quando menos damos conta, estamos empolgados com as aventuras de Rincewind e Duasflor. O leitor é apresentado a um mundo totalmente novo, sem algum tipo de clichê. E o que torna a escrita de Terry Pratchett agradável é o humor, pois ao descrever sobre como funciona o Discworld e explicar outras coisas relacionadas ao Disco, tende a deixar a leitura de difícil compreensão, já que aqui estamos falando sobre um livro de fantasia. Geralmente os leitores buscam na fantasia uma história nem muito complexa, nem muito rasa. Uma história complexa que não agrada muito alguns fãs do gênero fantasia é a obra fantástica do J. R. R. Tolkien, O Senhor dos Anéis. Descrições longas, informações demasiado... Eu, particularmente, adoro livros assim. Mas há quem não goste.

A Cor da Magia vai por esse caminho, mas o que não deixa a leitura maçante ou arrastada, como alguns dizem, é o humor. Destacaria como um ponto positivo, o maior ponto positivo, do livro ser esse. Claro que li apenas o primeiro livro de uma série, mas como um colega havia me avisado, o primeiro me daria certa confusão, que era para ler outros e depois ler esse primeiro. Mas essa confusão durou apenas algumas páginas. 

O mundo criado pelo Terry é fantasticamente fantástico e bastante original. A sacada do autor de criar personagens-deuses brincando com os personagens-homens, digamos, foi sensacional. Muitos têm essa ideia e até tem um dizer que diz que os deuses jogam com as vidas dos seres humanos. Ironizar e não desrespeitar a religião ou a falta dela também mostra que, nos dias de hoje, o livro – ou toda a série – se apresenta politicamente incorreta. Ponto extra.


E, para concluir, analisando sob outro ponto de vista, temos o otimismo e o pessimismo retratados nas duas personagens principais, Rincewind e Duasflor. Ou a fé e o ceticismo, talvez. O fato é que o mago sempre espera o pior das coisas e das pessoas, nunca acredita que algo dará certo e vive se indagando sobre o sentido da vida e o que há na borda do Disco. Já Duasflor é o oposto, sempre acreditando que tudo dará certo, enxergando o melhor das pessoas e nunca o pior. Talvez seja ingenuidade do turista, ou talvez seja mesmo um modo de vida mais fácil. De sempre ver a vida pelo lado bom. Ou não.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto, na…

O livro sobre nada | Poema de Manoel de Barros

O livro sobre nada

É mais fácil fazer da tolice um regalo do que da sensatez.
Tudo que não invento é falso.
Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira.
Tem mais presença em mim o que me falta.
Melhor jeito que achei pra me conhecer foi fazendo o contrário.
Sou muito preparado de conflitos.
Não pode haver ausência de boca nas palavras: nenhuma fique desamparada do ser que a revelou.
O meu amanhecer vai ser de noite.
Melhor que nomear é aludir. Verso não precisa dar noção.
O que sustenta a encantação de um verso (além do ritmo) é o ilogismo.
Meu avesso é mais visível do que um poste.
Sábio é o que adivinha.
Para ter mais certezas tenho que me saber de imperfeições.
A inércia é meu ato principal.
Não saio de dentro de mim nem pra pescar.
Sabedoria pode ser que seja estar uma árvore.
Estilo é um modelo anormal de expressão: é estigma.
Peixe não tem honras nem horizontes.
Sempre que desejo contar alguma coisa, não faço nada; mas quando não desejo contar nada, faço poesia.
Eu que…

Download gratuito de livros: Crime ou um mal necessário?

Há dias atrás, questionei sobre a prática de downloads de livros de graça na internet. Eu mesmo confesso que sou um desses praticantes, e a reação das pessoas foram das mais diversas. Alguns entediam, e mesmo assim afirmava que era contra tal prática; outros, mais exaltados, diziam que isso era crime, e comparava as pessoas que baixavam e baixam livros pela internet como criminosos de alta periculosidade; outros, que era totalmente a favor de tal prática, explicava sua opinião sobre o assunto e depois era "crucificado" por tal afirmação — a de que baixava livros de graça sim, obrigado.

Os argumentos contrários eram contraditórios, pois afirmavam que tal prática afetava justamente aquele autor iniciante que ralava muito para publicar de forma independente, e quando conseguiam, alguém ia lá e disponibilizava gratuitamente seu ebook para download. Sendo que esse argumento é falho e refutável, pois a "demanda" e a real "necessidade" de baixar livros gratuitame…