Pular para o conteúdo principal

Outro conto sombrio dos Grimm


Os irmãos Grimm

Esqueça os contos de fadas da Disney, ou qualquer um que você tenha lido na infância. Em Outro conto sombrio dos Grimm, Adam resgata o verdadeiro sentido dos contos de fadas: assustar. Bem, não que seja muito assustador – para nós, adultos. Mas se for contada à crianças, sim. O autor tomou a liberdade de criar a partir dos contos originais, datados lá do século XIX. Jack e o pé de feijão transformou-se em Jack e Jill, e as aventuras dessas duas crianças são perigosas e (quase) mortais. 

Há gigantes rasgando a própria barriga e morrendo, cabeça aberta, duendes sendo assassinados, tentativas de homicídio (sim!), sereias confundindo garotas, pessoas sendo con-fundidas (é isso mesmo, con-fundidas; para saber o que significa o termo, só lendo o livro), sapo falante de três patas, salamandra gigante, porão feito de ossos de crianças... Bem assustador para um conto de fadas, não é mesmo?

Era comum nos séculos passados contar histórias assim. Pois ela ensinava para as crianças que o mal existia e na maioria das vezes habitava dentro das pessoas. E todo conto de fadas tinha como objetivo educar as crianças para não agir como o vilão e para ser como um herói. A mensagem desses contos – e do outro conto sombrio dos Grimm – é mostrar que sim, podemos até sofre um mal que não imaginávamos, mas que será necessário na nossa trajetória de vida – ou de herói, como queira.

João e Jill só começam toda essa aventura louca e impensável para as pessoas que não possuem imaginação por que os dois querem ser o que os outros querem que eles sejam – por isso estão con-fundido, como explica os três corvos lá pelo fim do livro. Ao querer ser quem os outros querem que eles sejam, se sacrificam por algo que não queriam. Se os dois se aceitassem como são e não ligassem para o que os outros falassem – a mãe de Jill e os amigos de João, nesse caso – não haveria duendes querendo matar os garotos, sereias querendo levar a garota para o fundo do mar. 

Na confusão de ser quem não são, as crianças correram perigo de vida – e se não fosse pela sabedoria do sapo chamado Sapo, os dois não chegariam a um final feliz. Sim, há final feliz. Mas não é como esses finais felizes em que as pessoas parecem perfeitas e que nada de ruim aconteceu.


Uma leitura fácil, divertida e um pouco sinistra – e nojenta. Adam traz o velho significado dos contos de fadas, que é formar na criança uma imaginação moral do bem e do mau. Embora haja muitas coisas que seriam inadequadas para crianças, elas deveria ouvir ou ler essa história. Crianças não querem ouvir histórias de crianças, mas histórias reais. E os contos de fadas e esse outro conto sombrio dos Grimm é uma ótima pedida. 

Comentários

  1. Adorei demais essa resenha. O livro com certeza já faz parte dos que preciso ler nesse semestre. :)


    BLOG: http://obaucultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.