Pular para o conteúdo principal

Capote: Contos da adolescência e juventude


Truman Capote é um dos autores mais prestigiados da segunda metade do séc. XX, e um dos mais admirados do nosso presente século. Com uma escrita forte, viva e às vezes perturbadora, Capote escreve com maestria — muito embora esses primeiros contos não esteja na altura dos outros que escreveu já quando maduro. Foi através dele que comecei a amar esse gênero um pouco esquecido, um tanto menosprezado. 


Em “20 Contos de Truman Capote”, deparei-me com histórias incríveis, como o premiado “Miriam”, e histórias pungentes, como “Memória de Natal”, que me fez ir às lágrimas. Truman Capote, o autor do romance-reportagem “A Sangue Frio”, sobre o assassinato brutal de uma família no interior do estado do Kansas, já mostrava seu talento nato para a escrita desde pequeno. Conta que se dedicava à escrita desde os onze anos e se autodisciplinava diariamente, escrevendo mais de uma hora por dia.


“Comecei a escrever de verdade mesmo por volta dos onze anos, [...] E digo de verdade no sentido de que, se outras crianças voltam para casa para praticar violino, piano ou qualquer outra coisa, eu costumava voltar para casa da escola diariamente e escrever durante cerca de três horas. Era uma obsessão.”

Os primeiros contos do autor foram escritos entre a adolescência e juventude, e estão depositados nos arquivos Truman Capote da Biblioteca Pública de Nova York. Nos 14 contos reunidos nesse livro, lançado pela José Olympio, podemos notar os primeiros traços de sua literatura que se consagraria mais tarde, e o faria um mestre da ficção — e da realidade, também. Com personagens marginalizados, Truman deixa claro sua empatia pelos outros. Uma mulher negra que deixa a família no Sul para vir tentar a vida como cozinheira em Nova York, ao mesmo passo que se sente deslumbrada pelas cores da cidade agitada, sente-se desajustada e procura se adequar ao novo mundo no qual ela estava se inserindo. Ou os dois personagens do primeiro conto, “Despedida”, que apesar da desconfiança que sentiam um pelo outro (um era esperto e já vivia um bom tempo na marginalidade, o outro, um filho que decide sair de casa para tentar a vida de forma ilícita), demonstram ao final que suas desconfianças eram verdadeiras, mas que, se surpreendem-se pelo afeto que um nutria pelo outro, mesmo não querendo deixar claro isso. 


Capote também escreve sobre os piores sentimentos que um ser humano pode ter, como a inveja e o desejo de matar o outro. Já outros contos mostram uma escrita mais leve, enaltecendo o amor da garota pelo garoto que iria procura-la, e do amor puro de uma criança por um cachorro e seu dono Jamie, que no mais singelo e humilde gesto, que toda criança é capaz de ter, um manda uma caixa cheia de gibis para o dono do terrier de pelo áspero, que pelo que dá a entender, é uma criança muito doente e que não pode passear com o seu cãozinho, por isso quem faz essa tarefa é a sua mãe. O desfecho dessa história é bem triste e emocionante.

Seus personagens são fictícios, mas poderiam ser reais. Capote observava as coisas com muita precisão e isso se traduz na sua ficção. É um grande contador de histórias, observador da vida e um eterno, se assim posso dizer, porta voz das pessoas que vivem à margem da sociedade, esquecidos por muitos. Isso talvez seja porque ele mesmo, em certo momento de sua vida, foi mais um esquecido por aqueles que o cercavam.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.