Pular para o conteúdo principal

Os soldados secretos de Benghazi



Onze anos após o ataque terrorista do 11 de setembro, os americanos sofreram um ataque em Benghazi. E o livro 13 Horas – Os Soldados Secretos de Benghazi esclarece esse infeliz acontecimento que matou quatro americanos e deixaram outros americanos feridos na Líbia.  O ataque terrorista ao Complexo de Missão Especial do Departamento de Estado dos EUA começou no dia 11 de setembro e só teve fim treze horas mais tarde. Subestimando os radicais islâmicos e os antiamericanos do Oriente, os funcionários da CIA e da GRS trabalhavam de modo totalmente inseguro em território hostil. O que está no livro é fruto de horas e horas de entrevistas com os operadores que estiveram no ataque ao Complexo e ao Anexo em Benghazi e várias outras fontes. Esse livro é considerado como o mais esclarecedor de todos os outros livros que abordam o tema Benghazi. Esse é o relato de Mark "Oz" Geist, Kris "Tanto" Paronto, John "Tig" Tiegen, Jack Silva, Dave "D.B" Benton e Tyrone "Rone" Woods. 

A leitura é carregada de adrenalina e somos obrigados a não parar de ler e seguir todos os capítulos, desejosos de que tudo aquilo — diferente da realidade — acabasse bem. Mas o livro não é de ficção e infelizmente o que lemos é algo trágico, revoltante e desolador. As perguntas e críticas feitas ao governo Obama tenta obter respostas nos relatos da Equipe de Segurança do Anexo. O fato é que os americanos foram mandados para um território claramente antiamericano sem nenhuma segurança, mesmo que com os sete operadores que eram extremamente profissionais e que já haviam lutado em outras guerras, abandonados e negligenciados por aqueles que deveriam prezar por suas vidas. O Anexo e o Complexo eram alvos fáceis, pois comparados a outros anexos e complexos existentes em outros países do Oriente, eles eram muito desprotegidos. Além de que deveriam confiar em milícias que nem sabiam de qual lado estava. Grupos ligados à al-Qaeda e a outros grupos terroristas islâmicos brigavam entre si por poder. A presença de americanos em sua terra, um lembrete claro de que o Ocidente queria dominá-los, o faziam agir com hostilidades e os levaram a atacar covardemente aqueles que estavam ali para garantir um clima de paz e tolerância. Os islâmicos, principalmente os extremistas, acreditam que todo aquele que não segue Alá e não obedece ao seu profeta Maomé, precisa ser exterminado ou convertido. E é claro que eles queriam exterminar os americanos, e quase conseguiram.


Segundo Hillary Clinton, o que tinha levado aqueles islâmicos a atacar o Complexo e o Anexo seria um vídeo antimuçulmano postado no YouTube. O trailer do filme O Muçulmano Inocente havia causado revolta no Cairo, por isso, a ex-secretária de Estado culpou o “vídeo raivoso” pelo ataque em Benghazi. E isso gerou mais críticas e do mesmo modo elogios. Para o governo Obama, o ataque não tinha ligação com à al-Qaeda e isso também foi e é motivo de duras críticas ao seu governo. Muitos o acusam por não ter previsto esse ataque e por não atender aos pedidos para reforçar a segurança no Complexo e no Anexo. Perguntado recentemente sobre qual seria seu pior erro, Obama afirmou que “Provavelmente não ter executado um plano para o 'depois', o dia seguinte do que foi, acredito, uma intervenção justificada na Líbia”.


13 Horas foi uma leitura angustiante e que manteve meu coração pulsando. Ao fazer uma resenha, a gente tenta ser imparcial, mas o que eu senti quando lia os relatos dos soldados secretos de Benghazi, meu pensamento só era esse: O Ocidente precisa, urgentemente, acabar com esses terroristas! E não só para o Obama, mas para seus críticos — e aqui me incluo — seu pior erro foi não ter feito uma intervenção assim que o regime do ditador Muammar Kadhafi caiu. Talvez essas treze horas não havia se passado da maneira que foi, e nenhum americano teria morrido ou ficado ferido.  

Ano passado, a Paramount Pictures adaptou para o cinema esse livro. Confira o trailer:


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.