Pular para o conteúdo principal

Destaque nas listas de melhores livros de 2015, “Uma vida pequena” chega ao Brasil‏

"Um testemunho do sofrimento humano levado aos limites, construído em detalhe extraordinário por uma prosa fascinante. Por meio de detalhes perspicazes e sua avaliação década a década das vidas de seus personagens, Yanagihara desenhou um profundo estudo de personagens que inspira ao mesmo tempo em que devasta." Washington Post

"Primoroso. Não é exagero chamar este livro de obra-prima - e talvez este substantivo ainda seja muito pequeno para ele." San Francisco Chronicle


Segundo romance da escritora americana Hanya Yanagihara, “Uma vida pequena” acompanha, por décadas, as trajetórias de quatro amigos, desde que concluem os estudos em uma pequena faculdade de Massachusetts e mudam-se juntos para Nova York. O relato – profundo, perturbador e emocionante – garantiu ao livro lugar em praticamente todas as listas de melhores obras de 2015 na imprensa estrangeira, além do posto de finalista de dois dos principais prêmios literários do mundo: o Man Booker Prize e o National Book Award.
A trama é centrada na amizade de quatro homens: Willem, um aspirante a ator muito bonito e generoso, mas com problemas de autoestima; JB, um pintor descolado que pode ser um tanto cruel e manipulador; Malcolm, um arquiteto frustrado e, de certa forma, oprimido pela fortuna dos pais; e Jude, um advogado brilhante e enigmático. Este último funciona como espécie de elo entre os outros protagonistas, além de dono de um terrível trauma de infância, atormentado pela angústia e com dificuldades de seguir em frente – sentimentos nos quais Hanya mergulha o leitor.
Muito mais do que uma simples história de formação de seus personagens, “Uma vida pequena” aborda temas como raça, sexualidade, amizade, amor, abuso sexual e drogas de forma profunda, mas ao mesmo tempo crua e sem a preocupação de poupar o leitor. O sofrimento é da ordem do cotidiano, e a redenção nem sempre é possível. Com uma prosa muito bem construída, a autora fala sobre dor, memória e tragédia em quase 800 páginas de texto, mas também faz uma bela observação sobre a amizade entre homens. Yanagihara falou sobre essa escolha em entrevistas na imprensa estrangeira:
“Meu melhor amigo – que é um homem de tremenda profundidade emocional e inteligência – discorda de mim neste ponto. Mas acho que homens, quase uniformemente, não importa sua raça, cultura, religião ou sexualidade, são equipados com uma ‘caixa de ferramentas emocional’ muito mais limitada. Talvez não seja endêmico. Mas não conheço nenhuma sociedade que encoraje os homens a colocar os sentimentos em palavras, e muito menos a expressar esses sentimentos. (…) Como escritora, é uma dádiva – e um desafio interessante – escrever sobre um grupo de pessoas limitado desta maneira (e que por acaso é metade da população mundial). Em “Uma vida pequena”, uma das coisas que mais gostei de explorar na amizade desses homens, que é muito próxima, é que ela também é construída num desejo mútuo de não conhecer realmente muito um do outro. Não digo que é algo bom ou ruim – você não precisa confessar tudo a um amigo para ser próximo dele – mas acho que a amizade entre duas mulheres é mais confessional”.

TRECHO: 
“Ele aparentemente escolhera a faculdade de arquitetura pelo pior motivo possível: porque amava prédios. Aquela fora uma paixão respeitável, e, quando criança, seus pais o presenteavam com excursões por casas e monumentos toda vez que viajavam. Mesmo quando era um rapazinho, Malcolm sempre desenhava prédios imaginários, construía estruturas imaginárias: eram um conforto e um refúgio para ele – tudo aquilo que não conseguia articular, tudo que era incapaz de decidir, podia, aparentemente, se materializar num prédio.E de uma maneira fundamental, aquilo era o que mais o envergonhava: não seu pouco entendimento do sexo, não suas tendências raciais desleais, não sua incapacidade de se separar dos pais, ganhar seu próprio dinheiro ou se comportar como uma criatura autônoma. Seu maior problema era que, quando trabalhava ao lado de seus colegas à noite e o grupo se enfurnava em seus próprios sonhos e ambições, quando todos desenhavam e planejavam suas construções improváveis, ele ficava ali sem fazer nada. Perdera a capacidade de imaginar qualquer coisa. Assim, todas as noites, enquanto os outros criavam, ele copiava: desenhava os prédios que vira em suas viagens, prédios que outras pessoas haviam sonhado e construído, prédios onde vivera e pelos quais passara. Vez após vez, fazia o que já fora feito, nem mesmo se dando ao trabalho de melhorá-los, mas simplesmente imitando-os. Estava com 28 anos; sua imaginação o abandonara; nada mais era que um copiador.”
  
Hanya Yanagihara trabalhou como jornalista de viagens antes de escrever seu primeiro romance, o elogiado “The people in trees”. “Uma vida pequena” é seu segundo romance. Mora em Nova York.

Comentários

  1. Esse livro é fascinante, maravilhoso e suas 781 páginas são fácil, porém impactantemente devoradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino que seja mesmo, ele recebeu muitas críticas positivas lá fora.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.