Pular para o conteúdo principal

Rumah, de Bruno Flores

Bruno Flores
A busca por um futuro melhor e por uma terra mais próspera é um dos temas desse romance. O passado, presente e futuro alternam-se em uma narrativa riquíssima em detalhes, o que exige muita atenção do leitor. O autor, ao optar por estruturar a trama de forma não linear, passa a mensagem que sempre podemos aprender com o passado para não cometermos os mesmos erros. E é por considerar o passado e os mortos que os Kitaran do presente não optam por repetir antigos equívocos e alimentar a rivalidade entre clãs, o que permite que eles continuem existindo, rumo a um futuro idealizado e que traga a esperança de dias melhores. Os ancestrais de Tesé, os que fundaram a sociedade Kitaran, caíram no erro de juntar religião e poder político. Acontece que nos primórdios da sociedade Kitaran, o povo era representado por um Chefe Supremo, sendo este sempre de um clã nobre e que se perpetuava no poder. Mas o Sacerdote Uhama, que era tido como o braço direito do Chefe Supremo, assume o poder quando este morre. Usurpador, Uhama mostra-se um déspota que diz agir em nome de Manusia, um Ancestral, que segundo a crença do povo, foi aquele que criou os seres humanos. Cada dia mais autoritário, Uhama leva a sociedade Kitaran, até então pacífica a rebelar-se, e uma revolução é iniciada — e como toda revolução, muito sangue é derramado e valores até então tidos como verdadeiros, agora são deixados de lado em nome da causa.

Os personagens do passado, presente e futuro, têm em comum o desejo por dias melhores. Os Pemburu, clã de Tesé, que antigamente foi comandado por Tavo — que levou o povo a rebelar-se — agora vive isolado, e Batuá, pai do jovem Tesé, é o líder dos Pemburu no presente. Como todo adolescente, Tesé não se conforma com a realidade na qual estavam vivendo. Com a escassez de raízes e peixes, agora todos têm que se alimentar com ratazanas e iguanas. Sonha em uma nova terra, onde a fome não será um problema, mas acaba se convencendo de que essa terra não existe. Questiona-se também o porquê não poderem atravessar o limite da Praia da Nuvem e se aventurar pelas montanhas altas, mas perguntar sobre o que tem do lado de lá é quase como um tabu. Ninguém comenta nada, nem sabe de nada. Ou fingi não saber.

Para os Kitaran, o mundo veio à existência depois que os filhos de Céu Pai e Mãe Terra separaram os dois, dando assim vida ao que agora chamamos de Mundo. Uma crença enraizada na mente de todos, menos na do desbravador Wangka. Para ele, todos estavam abandonados e não existia um poder que comandava tudo. Eram frutos do acaso e estavam abandonados à própria sorte. Encarregado de comandar uma equipe para descobrir Rumah — um novo lar —, Wangka aceita comandar a missão mas é cético quanto à existência de uma terra próspera. Um dos momentos mais tocantes do livro, sem dúvidas, foi quando Wangka teve um encontro com a baleia jubarte e seu filhote. A baleia trouxe à luz aquilo que só era escuridão na mente de Wangka. Sua missão também não fora nada fácil, e estava desacreditado quando teve um encontro com o transcendente, na figura da baleia.

Um livro complexo, que aborda questões pelas quais estamos vivendo em nossa realidade, escrito de forma fluida — apesar dos nomes difíceis, porém originais —, é de certa forma uma metáfora. Para nós que estamos sempre em busca de uma “terra ideal”, ou uma sociedade mais justa. Sabemos que não poderemos ter um mundo totalmente igualitário, pois é uma utopia pensar dessa forma. O passado dos Kitaran ensinou às gerações futuras a não depositar total confiança em um líder que se intitule como porta voz da Verdade Suprema. Uhama Senyor alegava que fazia tudo por ordem de Manusia. Desde sacrificar humanos que não concordassem com seu governo, até mandar na propriedade de agricultores e dizer como/com quem/ e o quanto eles deveriam distribuir os alimentos que eles mesmos produziam. Além de ordenar quem deveriam empregar ou deixar de empregar. Tesé foi a ponte para reunificar um povo que estava dividido entre si por causa de um erro cometido no passado, e que agora, com a reaproximação, daria continuidade aos Kitaran. A saga épica termina com a descoberta de um novo lar.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.