Pular para o conteúdo principal

A história do homem e da empresa



Com a ascensão de Hitler ao poder e o antissemitismo se espalhando na Alemanha, a família Stern são obrigados a fugir do seu amado país. Hans Stern, então ainda adolescente, chega ao Brasil com a família em 1939 e se deslumbra com o que vê. Acostumado com o inverno, o jovem judeu se depara com uma cidade tropical, cheia de verde e banhada pelo mar. Sua adaptação à capital brasileira, o Rio de Janeiro, ocorre sem grandes problemas. Como saíram da Alemanha e deixaram a empresa da família e tudo para trás, agora teriam que arrumar algum meio de ganharem dinheiro na nova cidade. Para a mãe e o avô de Hans, a adaptação à nova realidade não estava acontecendo. Os dois não se conformavam em ter de deixar tudo para trás e vir morar em um país totalmente desconhecido com pessoas desconhecidas. Sem falar nos hábitos estranhos dos brasileiros. Para Hans e o pai, era um recomeço e estavam se dando bem na nova cidade. Como havia deixado vários amigos para trás — alguns ainda estavam na Alemanha, outros haviam saído de lá — Hans escrevia cartas contando como era a nova cidade não só para os amigos, mas também para os familiares que havia ficado. E sua forma de ver o Rio de Janeiro encantava a todos, que pediam para escrever mais cartas.

“Primeiramente, algo sobre minha nova terra. Imaginem uma grande baía. Tão grande que todas as frotas do mundo entrariam nela confortavelmente. Esta baía grande é dividida em diversas baías menores e estas, por sua vez, em menores ainda. Tudo isto permeado por grandes montanhas e rochedos, em parte com florestas, em parte completamente descalvados. A cidade maravilhosa do mundo encontra-se entre essas baías e essas montanhas. [...]” (pg. 34)

Hans Stern, ainda jovem.
A admiração de Hans pela cidade maravilhosa do mundo perduraria até os últimos dias da sua vida. Trabalhando na mercearia do tio, e logo depois em uma casa de selos, Hans deixa o primeiro para se dedicar ao segundo. Mas, como se apaixona pela namorada do dono da casa de selos, Hans é demitido. Quando completou 18 anos, o pai, que Hans amava muito, ainda estava trabalhando na Parnaíba. Como não tinha condições para comprar um presente para o filho, ele lhe mandou uma carta com alguns conselhos. O pai aconselha ao filho de que a vida é bela, e cita Goethe: “A vida, seja como for, é bela.” Explica ao filho que não importa o que aconteça, pois a vida sempre continuará sendo bela. A carta foi guardada com muito carinho por Hans. A sua mãe, que não adaptou-se ainda ao Brasil, tinha regulares crises nervosas que se agravaram mais com a ausência do marido. Vendo que a mãe piorava a cada dia, Hans implorava ao pai para que voltasse para o Rio. Depois de muito insistir, o pai voltou e as coisas ficaram calmas.

Depois de trabalhar em uma empresa de exportação de cristais de rocha e de pedras de cor, a Cristab S.A., Hans decide abrir sua própria empresa de exportação. Aprendera na Cristab a amar as pedras raras e percebeu que esse seria um bom negócio. Nascia a H. Stern, a joalheria brasileira que ganharia o mundo. Pai e filho constrói uma marca forte e a consolida no mercado exterior com suas joias exclusivas de pedras brasileiras, uma novidade.

Logo nos primeiros capítulos, Dieguez foca na trajetória de Hans fugindo com a família da Alemanha até a criação da H. Stern, mas lá pela metade do livro, quando o filho Roberto assume a área de criação, o foco fica sendo em como Roberto elevou a H. Stern em joalheria de luxo, e como atraiu as celebridades de Hollywood e personalidades da moda. 


Não só uma biografia, mas H Stern – A história do homem e da empresa é um aprendizado para qualquer um que têm algum empreendimento ou pensa em ter. A maneira como Hans comanda a empresa, como trata os funcionários, a paixão pelo trabalho é uma fonte inspiradora. Nesse livro conhecemos toda a trajetória do homem e da empresa; seus métodos, suas vitórias, seus fracassos, aprendizados, métodos e etc. Conhecemos as entranhas da H. Stern e percebemos a genialidade não só de Hans, mas de seus filhos, que posteriormente conduzem a empresa. Uma edição luxuosa e ilustrada. Não é apenas uma biografia ou um perfil jornalístico, mas também um livro de negócios. Com um texto enxuto e que vai direto ao ponto, deixo aqui minha admiração pela Consuelo Dieguez. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.