Pular para o conteúdo principal

Primeira edição do Festival Publique-se acontecerá de 27 de Outubro a 01 de Novembro, no Recife


A primeira edição do PUBLIQUE-SE! Festival de Publicação Independente acontece entre os dias 27 de outubro e 01 de novembro de 2015. A programação envolve temas que interessam ao campo editorial independente, com atividades de formação, exposição, feira e ateliê de publicação.
Espaços do Museu da Cidade do Recife serão ocupados, com acesso gratuito ao público. A iniciativa é da Editora Livrinho de Papel Finíssimo e conta com incentivo do Funcultura – Fundo de Incentivo à Cultura de Pernambuco.
O PUBLIQUE-SE! tem como mote principal a autopublicação, ou publicação independente, desde a criação ao escoamento da produção. Foram concebidos ambientes para a reflexão e a prática, mas também o encontro e a troca de saberes entre elos de toda a cadeia produtiva do livro autoral.
O Museu da Cidade do Recife se transformará em um lugar de criação de alternativas para dar mais fluxo à produção editorial independente. Primeiro encontro realizado no Nordeste voltado especialmente para o tema, o PUBLIQUE-SE! pretende criar um ambiente em que artistas, editores e autores, além do público interessado, possam vivenciar esse mundo de modo intenso.
O Festival surge como uma grande oportunidade diante do grande crescimento da publicação independente no Brasil, das também crescentes dificuldades de posicionamento de mercado que enfrentam as pequenas editoras e da importância dessas editoras para a bibliodiversidade.
 Formação
Séries de oficinas, debates e palestras, com temas definidos a partir de lacunas percebidas na formação das pessoas envolvidas no mercado editorial independente. As atividades têm o objetivo de propiciar o compartilhamento de experiências entre publicadores e equalizar saberes.
As oficinas visam suprir demandas detectadas ao longo do desenvolvimento da própria Livrinho de Papel Finíssimo e se destinam a um público que já pratica ou se interessa por autopublicação. A ideia é potencializar a cadeia produtiva em atuação. Já os debates e palestras se abrem ao público em geral interessado em cultura e contemporaneidade.
 Exposição
Um ambiente preparado para se refletir sobre as possibilidades do livro em estreito diálogo com as artes gráficas e visuais. A curadoria está a cargo de Betânia Corrêa de Araújo, que se guiará pela ideia de “Cadernos que viram livros que viram cadernos”.
Dois prêmios serão oferecidos, sendo o primeiro para livros que vão estar fisicamente expostos e liberados para manuseio pelo público. Cerca de quarenta artistas foram convidados a participar do módulo presencial. A premiação será fruto de voto popular.
O segundo se destina a fotografias de livros, que por qualquer razão não poderiam estar expostos e à disposição dos leitores. Neste caso, tanto a seleção dos livros a serem expostos, quanto a premiação, estão a cargo da curadoria do Festival. A convocatória para participação neste módulo está disponível no LINK.
Os prêmios são no valor de R$ 2.942,55 (valor bruto de 3.000, com dedução de R$ 57,45, referentes aos tributos segundo a legislação de premiação). As inscrições seguem abertas até o dia 30 de setembro e o período de exposição é de 15 de outubro a 14 de novembro de 2015.
 Feira
Feira com espaços destinados a trinta (30) expositores, editoras e autores independentes, com foco na produção brasileira contemporânea. O objetivo é reunir e apresentar a Pernambuco a crescente produção de escritores, fanzineiros, ilustradores e artistas visuais que já circulam em feiras independentes de todo o Brasil (como a Feira Plana, Feira Tijuana e a Feira Estampa). Será a atividade de encerramento do Festival PUBLIQUE-SE!
A convocatória para participação está disponível com inscrições abertas até 30 de setembro no LINK. A Feira irá ocupar a Praça D’Armas do Museu nos dias 31 de outubro e 1º de novembro.
 Ateliê Publique-se!
Publicação na hora!
Consiste em um ateliê editorial aberto à participação do público, montado com todo o equipamento básico para publicação de livros: computadores, máquinas impressoras/fotocopiadoras, papel e material de montagem artesanal. Os textos apresentados podem ser poemas, crônicas, minicontos e ilustrações. O autor pode acompanhar e participar ativamente de todo o processo editorial independente, ou seja, da edição, editoração, impressão e montagem de livros. No final do evento, serão lançados livretos com esses conteúdos.
Duas ações do Ateliê Publique-se! foram realizadas pela Livrinho de Papel Finíssimo. Uma no Festival de Inverno de Garanhuns em 2009, como “Literatura na Hora”, e outra na VII Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, em 2011, já com este nome.
Ficha Técnica
Sabrina Carvalho – Coordenação Geral
Rodrigo Acioli – Coordenador de Formação
Camilo Maia – Coordenação de Design
Leta Vasconcelos – Coordenação da Feira PUBLIQUE-SE!
Mayra Melo – Coordenação da Feira PUBLIQUE-SE!
Philippe Wollney – Coordenação Editorial Ateliê PUBLIQUE-SE!
Fred Vasconcelos – Coordenação de Planejamento
Rose Lima – Coordenação de Produção
Caio Dornelas – Produção Executiva
Rodrigo Ramos – Contador
Marla Derzi – Auxiliar Administrativo
Betânia Corrêa de Araujo – Curadoria da Exposição
Eva Duarte – Coordenação de Comunicação
André Raboni – Gestão de Redes Sociais
Dayvson Marques (Surface Lab) – Desenvolvimento do site
Irma Brown – VT da Exposição
Raphael Malta Clasen – Registro Audiovisual


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.