Pular para o conteúdo principal

Uns Brasileiros lhe garante belas gargalhadas e uma dose de conhecimento | Resenha

Aqui nesse livro, como já diz o título, Mario Prata entrevista alguns brasileiros que se tornaram mitos no imaginário popular. Com uma narrativa leve, fluida e com muito humor, Prata desmistifica a figura de heróis, chegando até citar, um dos entrevistados, que os brasileiros tem essa necessidade de ter algum herói. Desde Pedro Álvares Cabral, aquele que descobriu o Brasil, mas que na verdade não foi ele que descobriu, até Charles Miller, o homem que trouxe o futebol para o país e que até hoje é lembrado por esse grande feito, afinal, se não fosse ele, talvez esse esporte tão amado não desembarcaria aqui tão cedo, e não viraria uma paixão nacional.

Abordando questões daquela época, de séculos passados, até os dias atuais, as entrevistas são divertidíssimas e também polêmicas, pois alguns mistérios que envolvem esses brasileiros e que foram amplamente divulgados até hoje, são desmentidos. Também, durante as entrevistas, algumas críticas são feitas, principalmente à educação, que até hoje continua sendo um problema;

"O Problema do Brasil sempre foi a educação. Desde o império. É impressionante. Um país sem educação é um país sem cultura. Então, veja o que são os livros mais vendidos hoje e as músicas mais vendidas. Um país sem educação merece ficar de castigo. É isso: em termos de musicais e literários, a população está de castigo, ouvindo e lendo errado! Que fique claro que foste tu que me mandaste dizer isso." (Carlos Gomes, p. 197)
Percebemos que o problema da educação no Brasil remete há muitos séculos atrás, desde o Império. O Mario Prata usa desses fatos históricos, como uma crítica a situação do país. Talvez tenhamos herdado essa cultura de nossos antepassados. Talvez um dia possamos mudar esse paradigma, talvez. E há ainda a entrevista, polêmica, com o Dom Casmurro. Prata questiona se ele era gay, e isso perdura por toda a entrevista que acaba com nenhuma conclusão.

D. Pedro I, Aleijadinho, Chica da Silva, Marquesa de Santos, Castro Alves, Tiradentes, D. Maria I, a Louca, Carlos Gomes, D. João VI, Rui Barbosa, Arariboia, Charles Miller, Calabar, Bispo Sardinha, Maria Quitéria, Chico Rei, Padre Anchieta, Içá-Mirim, Dona Beja e a irlandesa Madame Elisabeth Alicia Lynch são os brasileiros entrevistados nesse livro, que, diga-se de passagem, é muito bom. As caricaturas de cada um, o design do livro, a forma como ele foi escrito, não há nada em que pôr defeito. Uns Brasileiros lhe garante belas gargalhadas e uma dose de conhecimento sobre o nosso Brasil.

Mais Informações:

Título: Mario Prata entrevista uns Brasileiros
Autor: Mario Prata
Editora: Record
Páginas: 248
Avaliação: 
Sinopse: "Mario Prata ressuscita personagens célebres da história do Brasil e usa toda a sua irreverência para arrancar confissões íntimas de figuras como Aleijadinho, Tiradentes e Xica da Silva Ao ler as entrevistas do livro, o leitor se pergunta: afinal, tudo isso foi inventado por Mario Prata? O autor nos garante que não: é tudo verdade, embora sua verve torne tudo mais surpreendente, engraçado e picante. Dom Pedro I, a marquesa de Santos, Dom João VI contam tudo que o povo sempre quis saber e Mario Prata resolveu perguntar. Iça-Mirim, índio levado para a corte francesa, explica a origem da expressão “afogar o ganso”; Dom Casmurro (criação ficcional de Machado de Assis que o autor inclui entre os personagens históricos brasileiros), explica, afinal, quem traiu quem, e dona Maria, a louca, entre um cigarro (nem um pouco legalizado) e outro, conta sobre seu reinado." 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.