Pular para o conteúdo principal

Múltipla Escolha, de Alejandro Zambra

O começo do livro foi bem nada com nada, me senti perdido. Qual o leitor que está acostumado com um livro, que conta diversas histórias sobre os mais variados assuntos, no formato de questões de vestibulares? Por isso o título “Múltipla Escolha”. É um chamado para sair do óbvio e forçar a mente a tirar significado de algo, primeiramente, sem sentido. Algumas páginas adiante já comecei a entrar na ideia do autor e acabei adorando o livro. Frases pequenas, com múltiplas escolhas para substituir os espaços em brancos, faz invocar logo aqueles tempos de escola. Acostumados a obedecer e ter que marcar alguma alternativa, percebermos o quanto fomos treinados e não educados, como o autor enfatiza. Aliás, é um dos assuntos que mais me marcou e proporcionou pensamentos filosóficos sobre o nosso sistema educacional, onde somos treinados a dar uma resposta correta, com medo de que não seja a correta, mesmo que outra alternativa faça mais sentido. 
Por que devemos adivinhar o que o professor/educa…

7 livros que todos deveriam ler, na opinião dos leitores | Artigos

30 de Abril


O blog conversou com alguns leitores de todo o Brasil, e chegamos a essa lista que você está prestes a ler. Segundo eles, esses são os livros que você deveria ler antes de morrer (risos). A variedade da lista é enorme, que vai desde o fenômeno infanto-juvenil Harry Potter à Um Assassinato no Expresso Oriente, da Agatha Christie. A intenção dessa lista não é mostrar o nível de QI de cada um pelo que ler, e nem tornar esses livros em uma espécie de clássico. São leitores conversando com leitores e indicando, na opinião deles, 10 livros que todos deveriam ler, seja pela escrita impecável, ou pela emoção que sentiram ao ler, ou até mesmo pelo simples fato de só gostar e ponto. Vamos agora ver quais foram as obras que entraram para essa lista. 


Inferno, Dan Brown

A História conta sobre Dante e a divina comédia, uma conspiração mundial tentando controlar o crescimento populacional, mistura ciência, religião e problemas mundiais de uma maneira muito inteligente. Com o mesmo personagem de o Código da Vinci, Anjos e Demônios e o Símbolo Perdido, Robert Langdon com certeza vive sua maior aventura.
O livro nos faz pensar realmente sobre todos os males da humanidade, por tudo que o planeta vem passando. Dan consegue abordar vários assuntos relacionados a problemas mundiais de uma maneira intrigante e assustadora. É um livro sensacional
Fernanda Falcão, Campo dos Goytacazes - RJ.

Assassinato no Expresso Oriente, Agatha Christie

A história é sobre um detetive muito reconhecido na Europa, o seu nome: Hercule Poirot. A história começa quando ele pega um trem, o expresso do oriente, para fazer uma viagem para o oeste da Europa. Porém ao chegar ao destino final tem um passageiro a menos. Um americano foi morto em sua própria cabine que estava trancada por dentro. Incrivelmente Poirot não apresenta uma, mas duas soluções para o crime cometido naquela noite fria. História muito bem bolada, que em minha opinião, poucos autores conseguem colocar essa riqueza de detalhes que a história tem e ainda os fazer conseguirem mudar todo o enredo da história.Se gostar de livros que surpreendem esse com toda a certeza deveria estar no topo, é uma riqueza de detalhes e é tão elaborado que acaba impressionando qualquer leitor.
Pedro Henrique, Belo Horizonte - BH.


Garota Exemplar, Gillia Flynn

Quer um exemplo de livro? É este aqui. Além de descobrir um mundo atrás de uma mulher misteriosa você viaja em uma narrativa cheia de suspenses. A historia é conta a vida de uma ex grande autora. Um ex grande jornalista. Um casamento desmoronando junto com suas carreiras. Amy já não é mais a mesma, mas não perde a esperança de resgatar seu casamento. Nick já não é mais o mesmo, pouco se importa com o casamento, vive de mentiras e de amores por outra mulher. Você pode passar séculos ao lado de uma pessoa, ainda assim, não a conhecerá por inteiro. Amy não conhece seu próprio marido, mesmo depois de anos. Nick não conhece sua esposa e nem a si mesmo. Dois ex amores, três corpos, várias mentiras, uma mulher traída e extremamente inteligente, um diário, uma pessoa desaparecida. Uma mulher esperta, um cara que acha que é esperto. O sumiço de Amy poderá mudar tudo, ainda há esperanças... Ou não. Um livro que te prende do início ao fim. Quem tem culpa do casamento ter desmoronado? Quem está mentindo? Onde está Amy? Quais são as verdades, as não verdades, e o que pode muito bem ser verdade? Junte as pistas, aposte as fichas e viaje em uma estória de aventuras. 

Hellen Martins, São Luís - MA.

Como eu era antes de você, Jojo Moyes

A história é bem tocante e você acaba se envolvendo muito com os personagens, principalmente com Will, que a principio parece mimado e arrogante, mas que depois você começa a compreender e passa até a torcer para que tudo dê certo. 
Como eu era antes de você, e uma história de amor, onde o máximo que eles tiveram foi um beijo. E uma história que deveria lê, e repensa sobre a vida. E se alguém gosta da história, recomendo lê também ‘Cante para eu dormir’. 
– Indy Aquino, Ferraz de Vasconcelos - SP.

Saga Harry Potter, JK Rowling

Por que ler Harry Potter? Porque ele te ensina muitas coisas, só me dei conta disso quando um dia me perguntaram: O que você aprendeu lendo Harry Potter? 
Eu respondi: Eu aprendi que: Quando você está quase morrendo você não precisa ser forte, só ter bons amigos; Que nem tudo o que acontece na minha cabeça é irreal; Que grandes inimigos podem ficar amigos com um simples ato; Que quando muitas pessoas estiverem contra você, haverão sempre bons amigos que ficaram te apoiando; Você entenderá a diferença entre LeviOsa e LeviosÁ... E você verá que todos, no fim, vão sentir sua falta. Isso foi o que eu aprendi, e muito mais.
Você pode Até achar chato ou ruim no começo, mas, creio eu, que na última palavra do último livro você saberá que tudo disso que você provou nunca acabará. 
Giulia Aita, São José dos Pinhais – PR.


A Marca de Atena - Série Os Heróis do Olimpo, Rick Riordan

Esse é o terceiro livro da serie "Os Heróis do Olimpo". Livro no qual finalmente os sete semideuses da "Profecia dos Sete", Percy Jackson, Hazel Lavesque , Frank Zhang, Jason Grace, Annabeth Chese, Leo Valdez e Piper Mclean , se unem na busca por Nico de Angelo e para dar inicio a derrota de Gaia, que deseja a destruição do Mundo. Mas antes de irem para a missão eles fazem uma visita de "boa vizinhança" no Acampamento Júpiter, na tentativa de união e paz entre Gregos e Romanos e tudo estava indo muito bem  até que algo surpreendente acontece ainda no Acampamento e eles tem que subir a abordo do Argos II imediatamente e começar sua longa jornada até Roma. Em paralelo a busca por Nico também há uma busca individual que só Annabeth, por ser filha de Atena, pode fazer. 
Uma história fascinante com bastantes batalhas contra gigantes e outras criaturas mitológicas e também com batalhas internas de orgulho ferido e possíveis amores roubados. Onde Rick Riordan mais uma vez nos faz mergulhar no mundo das mitologias gregas e romanas, com riqueza de detalhes e muito humor. Oferecendo-nos um final mais instigante ainda e nos fazendo ter a curiosidade de continuar adiante na leitura dos outros livros da série. Para melhor entendimento do livro o ideal é que se leia toda a Série.  
– Marcella Santos, Uberlândia – MG.
Fúria (Rage), Stephen King
Bem, dando um resumo básico Fúria é sobre Charlie, um garoto problemático, que depois de uma série de eventos, que não vou contar (sim vocês vão ter que ler para saber),simplesmente pira. O que o diferencia de qualquer outro garoto daquela época é que ele tem uma arma e resolve ir para a aula aonde mata sua professora de álgebra e mais outro professor, e passa a manter a sala de refém.
Eu amei esse livro e recomendo pelo fato de que foi um dos pioneiros da época já que foi lançado em 1977, uma época que era bizarro pensar que um garoto era capaz de fazer isso, tanto que pouco tempo depois King proibiu o livro das prateleiras e disse que jamais permitirá qualquer espécie de adaptação, seja cinematográfica ou teatral.
Se você procura um livro que tenha algum ser sobrenatural, uma pessoa com poderes ou que estão tentando salvar o mundo de alienígenas, não vai achar. Não me entenda mal, pois adoro, e devoro, cada um desses gêneros, mas Fúria se baseia em um jogo psicológico entre Charlie, seus colegas de turma e os adultos do lado de fora da classe, no qual não existe nem bandido, nem vilão e muito menos um mocinho. Só vamos conhecendo a história de Charlie e as conseqüências de sua própria loucura. 
– Bruno Figueiredo, Rio de Janeiro – RJ.

Comentários

  1. Olá!
    Gosto muito de seu blog, dos livros citados, eu só leio e releria Saga Harry Potter, JK Rowling e Assassinato no Expresso Oriente, Agatha Cristie. Os outros não fazem meu gênero.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi! Tudo bem?

    Bom, dos livros citados, quero muito ler Inferno, Assassinato no expresso oriente e Como eu era antes de você! São títulos que já ouvi comentários super positivos e que prometem boas horas de leitura pra mim.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oie tudo bom? Ah eu quero ler todos da Agatha Cristie e Stephen King, acho um absurdo eu nao ter lido nada desses autores até hoje. Alias eu estudei até agora, li muita coisa, agora chega quero ler para me divertir hehe bjos

    ResponderExcluir
  4. uma pobreza de indicação. se é isso o que todos devem ler todos ficarão com a cabeça quadrada de quem indicou...

    ResponderExcluir
  5. Oi que bacana ler todas estas opiniões gostei de saber e alguns livros eu leria sim, menos o de Dan Bronw pq nunca me chamou atenção ..bjs
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Li o da Agatha Christie (amo os livros dela!) e alguns livros de Harry Potter. Stephen King pretendo morrer sem ler (o título de mestre do horror deve ter razão de existir, e sou mega medrosa). Como eu era antes de você e a série Heróis do Olimpo eu pretendo ler assim que possível.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Dessa lista eu não li nenhum, rs. Tô querendo muito ler Garota Exemplar e Como eu era antes de você.
    Dicas anotadas =)
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  8. Oi, Allan!
    Eu quero demais ler Rage, do King. Dan Brown tentei ler há muito tempo, mas não gostei... Provavelmente porque era muito nova, só 12 anos. Tentarei reler agora que estou mais velha. Saga Harry Potter, não preciso nem comentar, certo? Hahaha Agora quanto à Marca de Atena, foi o livro que não li de HdO. É que eu realmente não gostei muito dessa série, parei na metade de Filho de Netuno... Sou apaixonada por Percy Jackson e os Olimpianos, no entanto.
    Quanto à Flynn, Moyes e Christie, não tenho nem uma vontade de ler! x-x
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também! 💚

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Adorei esse post! Desses li somente HP e o único que não me interessa é o Stephen King. Preciso começar logo Heróis do Olimpo para chegar em A marca de Atena <3
    Beijos,
    http://www.entreleitores.com/

    ResponderExcluir
  10. Oi Allenylson!
    Adorei esse post!
    É claro que Harry Potter não poderia faltar nessa lista maravilhosa! O Assassinato no Expresso do Oriente também está em meus favoritos, e Inferno do Dan Brown é um dos próximos em minha lista de leituras! :D

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ok, já li alguns. Como eu era antes de você e 5 dos 7 de HP já estão riscados da minha listinha. Acho que também já li Assassinato, mas eu era mt nova, então posso ter confundido.
    Quero ler Inferno, foi o único do Dan Brown que não li. E vou morrer sem ler esse do King, não rola terror. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Harry Potter & Jojo Moyes <3
    Eu já tentei ler Garota exemplar, mas desisti e fiquei só com o filme. Que por sinal é um baita filmaço.
    Tenho muita vontade de ler Agatha Christian, e esse livro é sempre bem comentado.. acho que é uma boa começar por ele =D

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  13. Ah Harry Potter é mesmo maravilhoso e tenho orgulho de ter lido todos... Eu tbm tentei ler Garota exemplar mas abandonei, de Rick Riordan já li os dois primeiros da série Percy Jackson, e chorei litros com a Jojo, tbm li Assassinato no expresso do Oriente mas acho que preciso lê-lo de novo... E Inferno foi o melhor livro do Dan Brown, na minha opinião... O único que nunca abri nenhuma página é do Stephen King, apesar de ter muita curiosidade em ler pelo menos um livro dele....
    :)
    http://reticenciasliterarias.blogspot.com.br/
    Página Facebook

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto, na…

O livro sobre nada | Poema de Manoel de Barros

O livro sobre nada

É mais fácil fazer da tolice um regalo do que da sensatez.
Tudo que não invento é falso.
Há muitas maneiras sérias de não dizer nada, mas só a poesia é verdadeira.
Tem mais presença em mim o que me falta.
Melhor jeito que achei pra me conhecer foi fazendo o contrário.
Sou muito preparado de conflitos.
Não pode haver ausência de boca nas palavras: nenhuma fique desamparada do ser que a revelou.
O meu amanhecer vai ser de noite.
Melhor que nomear é aludir. Verso não precisa dar noção.
O que sustenta a encantação de um verso (além do ritmo) é o ilogismo.
Meu avesso é mais visível do que um poste.
Sábio é o que adivinha.
Para ter mais certezas tenho que me saber de imperfeições.
A inércia é meu ato principal.
Não saio de dentro de mim nem pra pescar.
Sabedoria pode ser que seja estar uma árvore.
Estilo é um modelo anormal de expressão: é estigma.
Peixe não tem honras nem horizontes.
Sempre que desejo contar alguma coisa, não faço nada; mas quando não desejo contar nada, faço poesia.
Eu que…

Download gratuito de livros: Crime ou um mal necessário?

Há dias atrás, questionei sobre a prática de downloads de livros de graça na internet. Eu mesmo confesso que sou um desses praticantes, e a reação das pessoas foram das mais diversas. Alguns entediam, e mesmo assim afirmava que era contra tal prática; outros, mais exaltados, diziam que isso era crime, e comparava as pessoas que baixavam e baixam livros pela internet como criminosos de alta periculosidade; outros, que era totalmente a favor de tal prática, explicava sua opinião sobre o assunto e depois era "crucificado" por tal afirmação — a de que baixava livros de graça sim, obrigado.

Os argumentos contrários eram contraditórios, pois afirmavam que tal prática afetava justamente aquele autor iniciante que ralava muito para publicar de forma independente, e quando conseguiam, alguém ia lá e disponibilizava gratuitamente seu ebook para download. Sendo que esse argumento é falho e refutável, pois a "demanda" e a real "necessidade" de baixar livros gratuitame…