"Palavras de um Sonho" te desperta do sono | Resenha do Livro


Olá! Hoje vou escrever um pouco sobre esse livro de poesia que recebi da Chiado Editora, a nossa parceira. Não há muito o que falar, pois como já disse anteriormente, se trata de um livro de poesia. Palavras de um Sonho já me impressionou na dedicatória do autor:
Não me poderei definir.
Não  me sei definir.
Sei apenas que sou.
Não só o que sou.
Sou o que ouvi.
Sou o que aprendi.
Sou o que fui.
Sou o que vivi. 
O qual dedica ao seu "Pai", o avô Fernando. Depois de ler essa pequena poesia logo na dedicatória do livro, já tinha chegado a conclusão de que Tiago Pereira é um jovem poeta muito talentoso. Com poesias sobre a vida, a razão, o coração, o autor nos brinda com lindíssimas estrofes poéticas que nos deixam despertos do nosso sono, sono esse o de somente existir, e nos leva a uma intensa meditação sobre nossas vidas.

Que sei eu das coisas que existem?
Nada. Apenas que tudo não será certamente.
E se eu conhecesse todas as coisas?
Sufocar-me-ia o tédio abismal de as conhecer.
Mil pontos finais colocados no viver.
As coisas, todas elas, vestem o seu encanto
No desconhecimento que delas temos.
Que não é, nem tão pouco, nem tanto.
E eu contento-me assim.
Por não as saber até ao seu fundo.
Por me permitir divagar por raciocínios
Sem deles extrair uma exacta ideia do mundo.
(Trechos de "Sei das Coisas", pag. 18) 
O livro é curtinho, de uma leitura leve e deliciosa, para quem gosta de poesia Palavras de um Sonho é uma ótima pedida. São poesias que nos levam a pensar sobre o real sentido da vida, confronta nossas razões e fala dos sentimentos em nossos corações. Me identifiquei em várias, li algumas pelo menos umas três vezes, e a cada nova leitura, o significado se renovava sem perder a essência. Amei a edição do livro, a capa preta deu um charme a mais e vou ficar aguardando novidades do Tiago Pereira com a Chiado Editora.
E além das poesias, o autor nos presenteia com frases muito sábias, por exemplo, Um dia quis ser quem não fui, e em nenhum quem hoje sou. Confira o teaser do livro: 





Mais informações:

Título: Palavras de um Sonho.
Autor: Tiago Pereira.
Editora: Chiado Editora.
Páginas: 88
Avaliação: (Ótimo)
Sinopse: A realidade que acompanha a nossa existência é construída a partir do conhecimento que retemos das coisas que tocamos, das paisagens que vislumbramos, das pessoas que amamos.
Resignar-nos perante o que consideramos ser real é reconhecer, com plena consciência desse conhecimento, a incapacidade do ser humano para se superar diante de novas inquietudes, aventuras e sentimentos. Todavia, para enorme gáudio dos racionais, a existência humana não se reduz a um rumo, à partida decretado, pelas regras da sociedade.
Estas “Palavras de um Sonho” nascem na irreverente juvenilidade de alguém que se assume como um eterno sonhador, não revelando hesitações de qualquer ordem em afirmar que o seu maior sonho está em conseguir o que outros não conseguiram. A viagem pelo plano do Sonho convida o autor a versar sobre as suas mais díspares memórias, reais e ficcionadas.
Um folhear desta obra embalará o leitor numa constante batalha, nem sempre compreendida, entre a emoção e a razão, o coração e a mente. Esta intensa dualidade é particularmente dissecada à luz do Sonho mais genuíno que a nossa existência pode conhecer - o Amor. 
Que a capacidade de Sonhar de quem lê se ouse transpor pelas palavras desta Poesia!

Comentários

  1. Confesso que não é o meu tipo de leitura. Eu não sou a maior fã de poesias, normalmente eu prefiro crônicas e coisas do tipo, mas... até que eu gostei da proposta do livro.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Gente, que tudo lindo.
    A resenha, o livro, o teaser.
    'Que sei eu das coisas que existem?' Realmente, nada sabemos. Estou tão encantada que fiquei sem palavras.
    Parece ser tudo tão resiliente...
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Allenylson, como já tive oportunidade de dizer, é para mim um orgulho que tenhas analisado e apreciado a minha Poesia :)

    Somos os dois jovens e ambos sabemos que, muitas das vezes, a pessoa comum conota a juventude com uma falta de noção sobre as coisas da vida, mas felizmente estamos cá para mostrar que, no mínimo, existe vontade para fazermos mais e melhor nesta planeta que é nosso.

    Despeço-me, com o desejo de que corra tudo bem contigo e com o teu blogue. Continuarei sempre seguindo! Deixo também o link do espaço pessoal onde coloco grande parte do meu trabalho: https://20e4.wordpress.com/

    Um grande abraço!

    Tiago Pereira

    ResponderExcluir
  5. Olá, Allenylson!
    Eu realmente não consigo entender quando algumas pessoas dizem não gostar de poesia...
    Poesia é a essência da alma!
    Por isso, entendo perfeitamente quando você relata que se identificou com várias poesias do livro.
    E que honra ter o autor Tiago Pereira comentando a sua resenha, hein?

    Beijos!
    http://fabi-expressoes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que versos lindos! Sou apaixonada por poesias! Fico feliz quando vejo um livro resenhado, uma poesia lida... =D Parabéns pela resenha e ao Tiago pelo livro!

    Lindo seu blog!
    Pensamentos Valem Ouro

    ResponderExcluir
  7. Que profundo.. que delicioso ...vou procurar a obra para ter e ler ..parabéns amigo :)
    http://florroxapoemasepoesias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Postar um comentário