Pular para o conteúdo principal

Follia | Resenha do Livro


Follia conta a história de Toni Lasco, homem com mais de 40 anos e que vive de glórias passadas. Dono de um clube, ele não vai mais ao local, deixando toda a responsabilidade para seu braço direito Sal. Toni adora beber e fazer sexo, digo que às vezes ele se parece com um tarado. Após uma discussão com atrizes pornô, a vida dele fica muito esquisita. Ver coisas que não existem, recebe quase toda noite a visita de Alice, uma parceira sexual que talvez não exista. César, melhor amigo de Toni, o aconselha a visitar um psiquiatra. Com muita relutância ele decide ir, mas o doutor em nada ajuda-o. O velho fica mais interessado nas aventuras sexuais do paciente, do que com seu possível caso de insanidade. Tudo isso, após ele ver uma garota em um estande promocional de vendas de motos, e depois saber que, no mesmo dia a garota já tinha ido embora. Detalhe, já havia mais de uma semana. Para Toni, aquilo não fazia sentido, pois ele vira a garota no mesmo dia, poucas horas atrás. Uma história com muito mistério, altas doses de sexo explícito (o que eu não sabia ao escolher o livro) e a luta pela sanidade mental a qualquer custo.

O Ambiente

Toni vive em uma linda mansão no litoral paulistano. Sem sair muito de casa, ele faz festinhas com atrizes pornô, regada à álcool e drogas. Com vista para o mar, Toni Velasco ainda vive de suas glórias passadas, ostentando com sua Mercedes. Com uma leve impressão de ser um homem cruel, ele carrega sempre sua 9 mm na cintura. Já sofrera uma atentado, e agora andava sempre prevenido. Vendo coisas esquisitas, como um homem pendurado em um coqueiro na mata em frente a sua varanda com vista para o mar, Toni tem a sensação de que armaram um complô para dar cabo de sua vida de uma vez por todas. Ele desconfia de tudo e todos, e implora a Deus uma resposta e até pela morte. Há momentos que ele anda pelas ruas da ilha, na qual está chovendo bastante e fazendo um escuro quase mortal, e que depois, de uma hora para outra, o tempo fica ensolarado e o céu de um azul sem fim.

Insanidade

Foi depois de ver a tal garota no estande que os seus devaneios começam. Depois de ver a garota, ele vai a uma igreja, e um mendigo senta ao seu lado e pergunta se ele acredita em Deus. Antes dele responder, o mendigo se levanta e some, evapora. Ao perguntar para as senhoras que também estavam na igreja, elas falam que não viram homem nenhum. A sua insanidade é perceptível, mas ele tenta tudo para encontrar uma razão. Mas no fundo sabe que não está nada bem. E tem um mistério que espreita essa história, o da Abelha de sal. A partir de então, coisas acontecem e sempre uma abelha está presente. Ao construir essa narrativa, o autor foi muito original, me levando a ora acreditar que tudo era real, ora acreditando que ele era um louco.

Opinião final

Follia é uma história original, surpreendente e misteriosa. Ao tratar de um personagem no qual está lutando contra seus devaneios, e mesmo assim ainda luta para viver e desvendar todos esses mistérios que o cercam. Não fosse as cenas detalhadamente de sexo, e o linguajar um tanto baixo, poderia dar as cinco xícaras de café. Mas, quero ressaltar que a grande surpresa desse ano para mim, até esse momento, foi o autor Rafael Tellini. Sua escrita bem desenvolvida, me fez devorar o livro muito rápido, apesar dos pontos negativos que falei. Original e criativo, com muito mistério e altas doses de insanidade, Follia recebe quatro xícaras de café.

SinopseUm enigma, um assassinato, um terapeuta, um clube noturno, um motim, um assassino, uma prostituta, uma tacada errada, traição, melancolia moral, hipocrisia social, tiroteios... Tudo isso somado a um perigoso comprimido, delírios violentos e uma nove milímetros, faz com que o “bem-sucedido” empresário do litoral paulista, Toni Lasco, homem de meia idade, lute contra a insanidade e seus demônios. 

Autor: Rafael Tellini
Editora: Giostri
Avaliação: ★(Bom)
Páginas: 127
ISBN: 9788581085289

Comentários

  1. Olha, não fui muito com a cara do livro não hein hahaha mais quem sabe não arrisco!
    letrasemvida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Eu já li o Follia. Achei muito bom! Realmente a gente devora o livro, da vontade de ler logo para desvendar os mistérios e saber o desfecho da história!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi assim mesmo que me senti, querendo desvendar todos aqueles mistérios e saber o fim da história. Beijos!

      Excluir
  3. Oi Allenylson!
    Então, sou muito fã de livros policiais, mistério e etc, nunca ouvi falar de Follia e nem do autor, mas gostei da proposta! Acho que vou arriscar e comprar pra conhecer a escrita do Rafael, confesso que fiquei bem curiosa.
    Beijos
    http://vidaemmartee.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kath! Olha, super recomendo o livro e não é por motivos pessoais, ou porque sou parceiro da editora. Mas eu recomendo por se tratar de um livro nacional, que para mim, superou minhas expectativas. O único ponto negativo são as cenas de sexo, mas isso faz parte do ambiente do livro e do personagem. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.