Pular para o conteúdo principal

Desligue sua televisão e leia um livro | Artigos


Leitores, desliguem as suas televisões! Sim, isso é sério. Ora, a televisão aberta brasileira nada tem a agregar ao nosso intelecto. Não quero dar uma de intelectual aqui, mas todos sabemos que a TV atualmente só produz lixo. E se produz lixo, por quê assisti-la? Estou descontente até dos jornais, não são todos, mas uma frase que escutei no Jornal da Globo me deixou em vias de ter um ataque cardíaco.

"Depois de tanta notícia ruim, felizmente chegou o carnaval." — Christiane Lispector

Dá para acreditar? Você ouvir isso de uma jornalista já é demais. Sem falar dos programas 0% de cultura e conteúdo dos diversos canais, como Esquenta, Big Brother, Teste de Fidelidade, A Tarde é Sua, Legendários e por aí vai. E as novelas globais? Já são consideradas patrimônio histórico de alienação dos brasileiros. Sério mesmo que tem leitores que perdem horas em frente à TV?
 
Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro. — Groucho Marx

Nos últimos anos tenho assistido à TV poucas vezes. Fico a maior parte do meu tempo no quarto, lendo um bom livro ou escutando música. Agora ganhei um hábito de assistir toda tarde um canal de notícias 24hrs, o Record News. Um ótimo canal também, que peca em seus programas religiosos. Nada contra a religião, até porque sou cristão. Mas o objetivo do canal era ser de notícias 24 horas por dia, mas ficou no 'era'.

Mas, como não posso generalizar e sair criticando tudo que passa por aí, vou ser justo e falar de alguns canais e programas que valem a pena perder um pouquinho de tempo. Para quem gosta de jornalismo como eu gosto, o Profissão Repórter é um ótimo programa. Para os bem humorados, no Ar: A TV na TV é uma ótima pedida. Para quem gosta de Talk Show, The Noite com Danilo Gentili e David Letterman. Para quem gosta de programas de entretimento variado, o melhor é o Altas Horas. Vale lembrar que minha crítica é sobre a televisão aberta brasileira. Que possamos ler mais, e ver televisão menos.

P.S: TV Cultura tem todo o meu respeito, portanto indico 100% para os leitores.

Comentários

  1. Gostei do artigo.Realmente as pessoas perdem tempo com muitas baboseiras na televisão.
    Ao invés de ler um livro e aumentar seu vocabulário, perde tempo com besteiras!
    Muito bom Allen!
    Bjos! :D

    luadesangue1.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Thais, que desliguemos todos a TV para ler um livro. Beijos!

      Excluir
  2. E ai cara blz?

    Realmente a televisão hoje em dia não passa lá muita coisa que me prenda a atenção, o meu tempo é praticamente dividido entre Series, Livros e Musicas, mas acredito que todo leitor tenha essa mesma divisão de gostos, mas em relação a Cultura, a programação é muito boa mesmo, quando era pequeno, ela era um dos meus canais favoritos.

    abs.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Gabriel! Pois é cara, a programação da TV aberta deixa muito a desejar. A Cultura também fez parte da minha infância, e ô infância boa! Abraços

      Excluir
  3. Adoro essa que você citou: Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro. — Groucho Marx
    Muito verdade! Já fazem anos que não assisto TV por livre e espontânea vontade e foi a melhor coisa que já fiz! Sobra tanto tempo para todo o resto que realmente vale a pena! Mas confesso que eu adorava a falecida Manchete! <3

    Infinitos Livros

    ResponderExcluir
  4. Isso Samy, é a melhor coisa que podemos fazer: desligar a televisão. Não sou da época da manchete... Beijos!

    ResponderExcluir
  5. A TV aberta me decepciona cada dia mais. Programas sem conteúdo algum e que tomam espaço no cotidiano das pessoas não agregando nada. Total perda de tempo. Gosto de séries da TV por assinatura e Netflix.

    Ana Paula
    www.estante-da-ana.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.