Pular para o conteúdo principal

Por que não li John Green | Artigos



Então, até que eu comecei a ler A Culpa é das Estrelas, mas parei no capítulo 19. Li muito não é mesmo? E posso garantir a todos os fãs do autor que super gostei de sua escrita. Mas, o que acontece é que houve aqui no Brasil uma explosão de ACEDE, e se posso dizer assim, virou modinha. A timeline do Facebook estava cheia de menininhas postando fotos do livro, citações e etc. O mesmo acontecia com o Twitter. Por isso resolvi deixar a leitura de lado, estava esperando a poeira abaixar sabe... Mas aí veio a notícia da adaptação para o cinema. Nem preciso falar o que aconteceu. E junto com ACEDE, os demais títulos de John, de certo modo, virou modinha. Cidades de Papel, Quem é Você Alasca?. e o Teorema Katherine caiu no gosto de todos. E é exatamente por isso que decidi não ler nada de Green até essa moda passar, vejo que os fãs idolatram muito o cara e, se eu fizesse uma resenha, ou desse alguma opinião contrária estaria morto (risos).

Como eu escrevi acima, não sou contra John Green, muito menos contra os fãs. Só decidi não ler os livros do cara até a moda "João Verde" passar, mas pelo visto isso não acontecerá nem tão cedo. Já que outra adaptação de um livro dele pro cinema está sendo rodada. Mas é isso, espero que vocês entendam o meu ponto de vista. Antes de terminar a escrever, quero ressaltar o quão importante John é para a maioria dos adolescentes, que o livro ACEDE ajuda muitos que batalham contra o câncer a ter esperanças e enfrentar isso tudo. Os méritos são inescusáveis, todos vemos o quanto ele é apaixonado pelo que faz e no quanto ele se envolve em causas sociais e etc.

Comentários

  1. Ainda não li nada dele, mas recentemente resolvi aproveitar uma promoção no submarino e comprei alguns livros dele para conhecer o autor. O problema das modinhas é que de tanto ouvir/ler falarem bem do livro, crio expectativa demais e acabo me decepcionando.
    Claro que modinhas são importantes para formar novos leitores.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tainan! Sim, as modinhas tem esse lado positivo que é de formar novos leitores. Espero que eu leia algo dele em breve. Beijos!

      Excluir
  2. Li ACEDE um pouco antes da coisa explodir, e não gostei. Nunca me senti na obrigação de gostar e, quando me perguntavam, falava numa boa que não me agradou, por diversos motivos. O mesmo aconteceu com Teorema Katherine, que nem sequer terminei a leitura, porque o livro é ruim mesmo (e devolvi pra quem me emprestou haha). Confesso que já tava de saco cheio de John Green e dessa coisa toda em cima do nome nele, mas resolvi dar uma chance. E acabou que não é implicância nem nada, eu simplesmente não curto haha Aliás, sempre que livro vira modinha eu simplesmente não leio. Caso eu dê a sorte (ou azar) de ler antes disso, tudo bem.
    Enfim, acho que você deveria terminar a leitura de ACEDE e dar sua opinião numa resenha, sim, das mais sinceras, respeitando, claro, a figura do autor e dos fãs, analisando só a obra em si. Não tem que ter medo de fã, não hahaha
    Abraços ;)
    armadaescrita.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A segunda pessoa que eu leio falando que não gosta dele, e eu acho que é bem por aí mesmo. Vou dar uma chance a ele também, e depois fazer uma resenha bastante sincera dizendo se eu gostei ou não. Obrigado pelo comentário, e não terei medo dos fãs rs. Abraços!

      Excluir
  3. Eu já li A Culpa é das Estrelas e amei.
    Mas deixando isso de lado, não acho que você deveria esperar a fama passar. Okay que em uma época estava insuportável. Mas o legal de ter um blog, é poder resenhar o que VOCÊ acha de uma coisa.
    E daí que algumas pessoas fossem comentar negativamente? Já pensou quantas pessoas aí fora pensam exatamente o contrário e querem ouvir um ponto de vista diferente, pelo menos uma vez?
    Não estou impondo nada a você, até porque seria ridículo. Mas você deveria pensar no como poderia ser bom ter um pensamento diferente da tal "modinha".
    De qualquer maneira, eu infelizmente te entendo. Mas quem sabe se no futuro você use isso ao seu favor?

    Beijos da tia Ruuh
    www.pequenaleitora.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ruama! Primeiramente quero agradecer pelo seu comentário, e vou dar uma chance e terminar de ler ACEDE e fazer uma resenha. Respeito todos aqueles que gostam e que não gostam, por isso vou seguir a sua dica para ter uma opinião mais sólida. Beijos!

      Excluir
  4. Olá
    O primeiro livro que li do John foi O teorema Katherine. Li quando estavam todos falando de ACEDE, mas eu não queria ler, porque estavam todos lendo. Gostei bastante de OTK. Me diverti muito lendo. Depois de um tempo, ganhei ACEDE e resolvi ler, já que meu primeiro contato com o autor tinha sido ótimo. Eu li e gostei bastante também. Fui criticada por ter gostado? Claro que fui. Eu leio desde meus 3 anos de idade (sério. Meu pai me ensinou muito nova) e já tenho 21, 20 na época em que li pela primeira vez ACEDE.
    Acho que você deveria dar uma chance ao autor, mas não tenha medo de não gostar. e não gostar, dê sua opinião sincera. Nenhuma obra agrada a todos, isso é fato.
    Beijos

    Vidas em Preto e Branco 

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lary, obrigado pelo seu comentário! É bom ouvir opiniões diferentes sempre, e sim, vou dar uma chance pra ele. Mesmo que eu não leia imediatamente, vou separar um dia para terminar de ler o livro. Beijos!

      Excluir
  5. Oi!
    Eu também nunca li nada no autor e nem tive interesse em ler, sou muito receosa quanto a romances dramáticos. Na verdade, sou receosa com o estilo romântico em geral, não curto muito, e os poucos que gostei tem relação com literatura fantástica...
    Como estou buscando ampliar meus gostos, estou forçando alguns romances goela abaixo. Quem sabe, em um futuro não muito distante, eu leia qq obra do JG?
    Bj-Ka!
    http://1001nuccias.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/1001nuccias
    https://twitter.com/nucciadecicco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, também não aprecio muito romances desse tipo. Mas tenho que terminar de ler acede pra dar uma opinião final, beijos!

      Excluir
  6. Li primeiro Cidades de Papel e gostei, depois parti para A culpa é das estrelas, que tambem gostei, mas pela minha idade e por ter filhos adolescentes, tive uma visao diferente da historia. Li sob o ponto de vista de uma mae. Atw no filme, as cenas que me emocionaram foram aquelas em que Hazel interagia com seus pais. Bom, eu devia ter parado ai e ficado com uma impressão boa do Green, mas.... me aventurei em Teorema Katherine: não gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, entendo rs... Acho que os livros deles tem uma pegada didática também, bem, não posso falar muito pois não o conheço tão bem. Beijos!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.