Pular para o conteúdo principal

Birdman, o pior Filme do ano | Artigos


Quem assistiu ao Oscar domingo, sabe que o melhor filme do ano é Birdman. Mas, ontem assisti esse filme e não achei ele digno de levar uma estatueta. Tinha outros melhores concorrendo, mas só Deus sabe o por quê, eles não ganharam. Não sei, não sou um crítico de cinema, mas Birdman foi um filme um pouco sem pé nem cabeça. Qualquer um poderia levar a estatueta, pois provaram ser filmes de excelência. Mas Birdman? Não, a Academia esse ano errou, e errou feio. Deixa eu contar sobre o "melhor" filme do ano.

Aqui, Riggan aparece flutuando.


Birdman conta a história de um ator, Riggan, que tenta provar para todos seu potencial e talento. Conhecido por todos como o Homem Pássaro, uma trilogia de filmes sobre um quadrinho, ele quer a todo custo se livrar desse personagem. Mas o que acontece é que Birdman, ou melhor, o Homem Pássaro, é o seu alter ego e não o deixa em paz um minuto. No começo do filme, vemos Riggan meditando e flutuando. Sim, ele tem poderes (como assim?). Ele escreveu e adaptou uma peça sobre um livro, e antes da estréia da peça, acontece de tudo para que a adaptação seja um fracasso. Sim, o filme é bem produzido, mostrando a indústria artística como ela é de fato, os dilemas e problemas de atores que querem ser reconhecidos, e por aí vai. Não sou um crítico de cinema, mas não gostei tanto do filme assim. Selma, por exemplo, é bem melhor que Birdman, e conta a história de Martin Luther King lutando para que os negros tivessem o direito ao voto, e conduziu uma marcha de Selma até a capital do estado, Montgomery. Wiplash, ainda não assisti, mas pelos trechos que vi, parece ser ótimo também. Enfim, na minha opinião, Birdman não passa de um filme feito pra entreter e depois ser esquecido, e foi isso o que aconteceu comigo. Me entreteve, mas já esqueci boa parte do filme.

Comentários

  1. Sério que você não gostou? :\ Eu vi duas vezes. Na primeira eu já tinha certeza que esse seria o melhor filme do Oscar, vi a segunda vez só pra confirmar. Tipo, ele não tem poderes uahsahu Os "poderes" é o ego dele. Ele flutua porque é bom demais para tocar o chão, ele não toca nos objetos porque ele não precisa. Ele é mais do que isso. Até mesmo o final que parece tão "UEEEE E ACABA ASSIM?" eu consegui achar um significado. Eu falei um pouco sobre ele no meu blog, se vc tiver interesse de ver: http://rotaseis.blogspot.com.br/2015/02/o-tal-do-post-do-oscar.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Guilherme! O filme é até legal, mas não o bastante para ter ganhado o Oscar, na minha humilde opinião. Foi como eu disse, ele é um filme somente pra entreter e depois ser esquecido. A indústria premiou a indústria, como li em um site. Mas é isso, obrigado pelo comentário. Abraços!

      Excluir
  2. Olá

    Eu acho que foi mais que merecido o filme do Iñarritu ter vencido o prêmio principal da noite. Eu estava torcendo por Boyhood ou Grande Hotel Budapeste e embora goste muito de Whiplash e Selma, acho que os dois não deveriam ganhar. Este último foi até bastante esnobado pela academia nas categorias Melhor Ator e Direção. Enfim, Birdman é um filme bastante inteligente que faz diversas críticas e tem uma qualidade técnica impecável.Uma pena que não tenha curtido.

    Abraço!
    www.umomt.com
    http://pipocaradioativa.com.br/2015/02/critica-birdman/ (minha crítica de Birdman)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Matheus! Birdman tem uma fotografia linda, os atores são ótimos, mas senti falta de algo. Pra mim, um filme tem que ter sensibilidade, algo que a gente leve conosco e tire um aprendizado daquilo que assistimos. Mas esse é o meu ponto de vista rs. Abraços!

      Excluir
  3. Gente Birdmam mereceu e muito ganhar o Oscar...
    O filme é sobre arte, uma coisa que quase ninguem é ligado hoje em dia.
    ele é um artista que esta em uma luta interna.
    é muito mais que entender o filme. É sentir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bem, ele é um filme sobre a indústria artística, algo que a indústria amou, tanto que o premiou como o melhor filme. Mas, ele não tem sensibilidade suficiente. Apesar de ser bom, na minha opinião, não deveria levar a estatueta. E aquele final? Como assim? Beijos.

      Excluir
  4. Eu não assisti ainda nenhum dos indicados nem ganhadores, quero ver para ter minha própria opinião, rs. Depois volto aqui e digo se compartilho da sua ideia. Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bem?

    Então ainda não assisti esse filme, mas pelo que você contou, ele parece ser bem confuso mesmo, mas posso falar com sinceridade, não senti a menor vontade de assistir ele, e com certeza ele não merecia mesmo ganhar o Oscar, mas vai saber porque ele ganhou.

    abs.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Gabriel, até a crítica ficou dividida. Uns amam, já outros nem tanto assim. Mas se a academia decidiu assim, o que fazer né? Abraços!

      Excluir
  7. Olá!
    Ainda não assisti esse filme, mas estou morrendo de vontade. Vi várias críticas positivas, mas vou esperar pra ver e dar minha opinião.
    Beijos!
    http://addictionforbooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, veja com seus próprios olhos e tire suas conclusões. Beijos!

      Excluir
  8. Sem dúvida nenhuma allenylson o pior filme que assistir. tento encontra até hoje um motivo pra essa merda ter ganhado.

    Ps. minha namorada adorou acho que são só aa mulheres que gostaram.

    ResponderExcluir
  9. Não gostei do filme, devo ter entrado com muita expectativa. O que dizer da música utilizada nas cenas? É algo desconfortante, ou melhor, irritante. Vou tentar assistir Mapa para as estrelas...
    Qto a ser premiado pelo Oscar, não se trata de um indicador tão confiável, tem muita coisa envolvida e tudo começa na indicação (aqui mora o perigo) e, claro, um dos indicados, será o vencedor.
    Utilizando um pouco a linguagem do próprio filme: O alter-ego de Hollywood não iria deixar barato uma crítica isolada ao seu estilo de vida (e o diretor nem é americano), portanto, além da indicação, concede-se o prêmio máximo, um verdadeiro ato de cinismo, procurando demonstrar certo apoio as críticas do filme.
    Grande sacada do Oscar, como dizia Capitão Nascimento: "o Sistema é Foda".

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.