Mandela: Longo Caminho para a Liberdade | Filmes

A extraordinária vida de Nelson Mandela desde a sua infância numa pequena aldeia até à sua eleição como Presidente da África do Sul. Baseado na sua autobiografia, o filme mostra-nos o político ativista pela defesa dos direitos humanos e pelo fim do apartheid, mas também o homem simples, meigo e brincalhão num retrato inspirador de uma das mais importantes figuras da história da humanidade.

O Filme conta a história de Nelson Mandela, o mais importante líder que a África do Sul já teve, da sua infância até a sua velhice. O título faz jus ao longa, pois, até chegar a ser presidente e acabar com a desigualdade racial do seu país, Mandela (Idris Elba) enfrenta muitas dificuldades, é preso várias vezes até ser condenado juntos com os amigos do CNA à prisão perpétua.

O Longa é uma adaptação da autobiografia de mesmo nome, que foi publicada em 1994. O filme desconstrói a imagem de um Mandela que nunca cometeu erros. E é por abordar os defeitos dele, adultério por exemplo, é que de Madiba mais humano. Nesse quesito, o filme acertou em cheio. A atuação de Idris Elba é um show a parte que beira a perfeição. O ator faz um Mandela, na primeira fase, jovem e cheio de energia. Já na segunda fase, Idris envelhece junto com o personagem, agora mais 'fraco' e de cabelos brancos.
O filme é de 2013 e emocionou o público, mas não agradou a crítica. É fato que durante as duas horas de duração, o diretor atropela vários acontecimentos importantes e que fica meio vago para o espectador. Mas, no geral, é um filme bom e emocionante, que vale muito a pena assistir.

Ficha Técnica:
Título original: Mandela: Long Walk to Freedom
Género: Drama, Biografia
Classificação: M/12
Outros dados: África do Sul/GB, 2013, Cores, 146 min.
Links: Site Oficial
Nota: 3 xícaras de café

Comentários