Pular para o conteúdo principal

Gataca, de Frank Thilliez

Lucie Henebelle teve uma de suas filhas gêmeas covardemente assassinada. Ao receber a informação de que a polícia tinha encontrado o corpo de uma menina entre as cidades de Niorte e Poitiers, ela ainda negava todas as circunstâncias exatas da descoberta e tinha esperanças de que uma de suas filhas ainda tivessem vivas. Ao fazer o exame de DNA para reconhecer o corpo, o teste dá positivo: aquele corpo encontrado carbonizado era de sua filha Clara. Um assassino cruel tinha dado 15 facadas na inocente, pura criança e depois queimara o seu corpo.

Frank Sharko, que estava com Lucie quando as gêmeas foram sequestradas, agora estava no fundo do poço. Ele renunciara seu cargo de comissário na polícia de Paris para voltar a ser apenas um agente de investigação. Com tudo o que aconteceu, Lucie o culpando e odiando-o, ele perdera a alegria de viver. Estava magro. Mas o destino ainda iria unir os dois novamente.
Ao receber um caso, onde uma jovem cientista tinha sido encontrada morta, numa cela de uma chimpanzé, no Centro de Primatologia de Meudon, Sharko não sabia da complexidade da investigação que o aguardaria. A partir daí, Franck Thilliez mostraa sua perfeição nos detalhes.

Uma trama policial e científica, que nos leva a refletir sobre como o DNA pode influenciar determinada pessoa, cultura a ser violenta. O que liga o assassinato de Clara, de Éva Louts (a cientista jovem encontrada morta no centro de primatologia), e um genocídio de uma família Neandertal trinta mil anos atrás? Conforme o desenrolar da história, mais crimes são descobertos, como uma teia de aranha, e todos eles estão interligados a três pessoas e a genomas.


Há casos importantes que marcaram a história. O pai de Arthur Rimbaud, por exemplo, que não conseguia resolver seus problemas familiares e decidiu fugir, abandonando o filho. Como o próprio pai, seu bisavô o fizera antes dele... E o que dizer de todas as maldições, os Kennedy, os Rockfeller? Há coisas que não se explicam , Lucie, mas elas existem. (...) Há algo que se passa nos genes, dentro da máquina biológica, fazendo com que paguemos as dívidas de nossos antepassados, enquanto essas não forem reveladas. Algo além do DNA transita de uma geração à outra, tenho certeza disso. (p. 69)
Thilliez nos dá uma aula sobre a Evolução nesse livro. Os crimes não são só coincidências, há algo muito além disso. Os canhotos, que são mais raros hoje em dia, tem tendências a ser violentos. A Seleção Natural explica isso. Para quebrar toda essa tensão de crimes bárbaros, os quais são minimamente detalhados (o que me deu vontade de vomitar), há um romance entre Sharko e Lucie. Nada meloso, mas muito turbulento. E sem esquecer que, o Amazonas é crucial para desvendar todos esses crimes e essa nuvem de mistério envolvendo GATACA.

O fim do livro é surpreendente, os capítulos que antecedem o final são de tirar o fôlego. Gataca, sem dúvida alguma, é uma obra completa. Se você gosta de uma trama policial, e de trama científica, esse é um livro perfeito para você. 

P.S: Gataca é o 4° livro de uma série, mas a leitura é independente e pode ser absorvida por novos leitores sem algum problema.

Comentários

  1. Olá Allenysol, tudo bem??

    Adorei sua resenha e fiquei curioso sobre o livro!

    Acabei de te indicar para uma tag em meu blog, se puder responde-la ficarei muito agradecido!

    Link do blog: Coruja por Livros
    Link da tag: #Tag

    Abraços =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí, Daniel! Que bom que você gostou da resenha, tenho certeza de que vai devorar todas as páginas rs. Vou dar uma olhada, se der eu respondo (não sou muito fã de tags). Abraços!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.