5 dicas para mandar bem na redação do Enem



Como faltam 5 dias para o Enem, eu decidi fazer um artigo aqui no blog dando umas dicas para vocês mandarem bem na redação e tirar uma boa nota.

1° Fique por dentro de assuntos atuais e relevantes
Nos dias que antecedem o Enem, procure ler jornais, assistir telejornais, se informar sobre o que está acontecendo no Brasil, ficar de olha na política porque é muito provável que esse ano o tema da redação seja sobre as eleições. Visitem os sites de notícias online, ouçam programas de rádios, enfim, tudo o que você precisa durante a semana é se manter atualizado e só assim poderá dominar qualquer tema possível.

2° Deixe a redação por último
Sempre quando faço o Enem eu deixo a redação por última. Por quê? Porque eu prefiro jogar toda a tensão e nervosismo nas questões objetivas, para só depois me concentrar na redação. Além de ser mais vantajoso, funciona. Pelo menos para mim, que consegui uma nota de 800 na redação do ano anterior.

3° Leia com bastante atenção o tema e os dados
A banca sempre oferece alguns dados para facilitar a nossa vida digamos assim. No ano passado, o tema foi sobre a lei seca. Dado o tema, logo abaixo tinha alguns textos com dados atuais sobre a lei seca. Leia com bastante atenção, porque esses dados são de extrema importância e conta na hora da correção. Como assim? Funciona assim, você não pode dar opiniões sobre um assunto ao qual você nem ao menos conhece e tem um domínio sobre ele, citar dados e números no texto da redação conta muito, por isso use-os com moderação.

4° Não só critique, apresente soluções e argumentos
Tem muitas pessoas que cai no erro de só criticar o que foi apresentado. Isso é péssimo! Volto ao tema da lei seca, você não pode só falar do quanto os brasileiros são mal educados, que não tem consciência, que matam e ficam impune. Você pode criticar, mas tem que apresentar uma solução clara e possível, e dissertando como se daria essa solução com argumentos sólidos.

5° Muito cuidado na hora de passar o rascunho para a folha de redação
Vocês irão receber uma folha para fazer o rascunho da redação, lá você pode errar quantas vezes quiser. Mas na folha de redação tome muito cuidado para não errar uma palavra/letra sequer. Escreva com calma, não fique nervoso pois a sua letra sairá horrível (a minha sempre sai horrível, como a banca consegue entender minha letra?). Muita calma nessa hora, passe a limpo e pronto.


Essas foram algumas dicas que eu quis dar a vocês. Isso não é inventado ou copiado de algum blog/site que são essas dicas. Com minha experiência elaborei essas fáceis e simples dicas para ajudar vocês, e espero que consiga cumprir com o meu objetivo. Boa prova para todos vocês, e que todos sejam Aluno nota 1.000, isso é, que tirem a nota máxima em redação pois é ela a protagonista desse exame e da sua carreira acadêmica. Bom Enem!

Comentários

  1. Adorei as dicas, porém eu sempre preferi fazer a redação primeiro pois é o que eu tenho facilidade e depois fazer as questões.

    http://www.eucurtoliteratura.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Tainan, que bom que você gostou das dicas :) eu deixo a redação por último porque, sei lá kkkk já me acostumeis rs. Beijos

      Excluir
  2. Ótimas dicas. :D preciso ir bem :)

    Fiz um post sobre a carreira e as músicas do cantor carioca Cícero Lins. Ele é ótimo passa lá e da uma olhada nos outros posts também: http://goo.gl/xzXGPI

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Rael! Vou dar uma olhada sim,
      abraços.

      Excluir
  3. Boas dicas! Independentemente do tema, o importante é estar preparado e dominar a escrita. Coerencia e objetividade, levam longe na redação do ENEM!

    http://cantinadolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Carlos! Uma pena que o tema da redação desse ano foi tão difícil, mas consegui desenvolver um bom texto. Abraços!

      Excluir

Postar um comentário