O Genial Rubem Alves


Eu lamento muito pela morte desse grande escritor, teólogo e educador brasileiro. Estou escrevendo este artigo, porque eu só conheci a sua obra depois dele morrer.

Estou lendo o livro Ostra feliz não faz pérolas, logo no início do livro tem uma crônica sobre as ostras que cantavam uma bela canção no fundo do mar, uma canção de alegria, canção de paz. Mas no meio dessas ostras, havia uma que o seu canto era diferente das demais. Seu canto era triste, e as outras zombavam dela pelo fato de entoar uma canção tão melancólica. Mas elas não sabiam qual o motivo dessa ostra ser tão infeliz. Havia um grão de areia que a incomodava muito, doía e pra fazer aquela dor se tornar mais suportável ela cantava. Aí veio um pescador, e levou todas em sua rede. Chegando em casa fizeram uma sopa de ostras, e quando a sua mulher colocou uma na boca, percebeu algo duro e estranho. Era uma pérola. E quem produziu essa pérola? A ostra infeliz. Somente ela produziu uma pérola, e as outras felizes não fizeram pérolas.

Esse só é o começo do livro, o qual fala que o sofrimento produz algo maravilhoso, e que viver sempre feliz não é felicidade. Aí ele cita Beethoven, que era surdo mas compôs uma sinfonia muito feliz. Também em outra crônica, fala que a inspiração é a ideia que você não sabe de onde ela veio. Diferente da ideia que você sabe exatamente de onde ela veio, como ela veio, e a finalidade dela.

Esse artigo só mostra o quanto valorizamos alguém quando esse mesmo morre. Essa é a nossa cultura, devemos lutar contra isso. Vários gênios da literatura nacional são desvalorizados, não tem a atenção das mídias de massa e dos blogs de literatura. Foi-se um grande homem, foi-se Rubem Alves.

Comentários

  1. Rubem Alves era genial. Durante a última semana, a literatura brasileira perdeu grandes nomes e você tem razão quando diz que alguns só ficam conhecidos depois que morrem. É triste saber que temos escritores nacionais tão maravilhosos e que não são reconhecidos. Se as pessoas começarem a prestar atenção, vão ver que a literatura brasileira tem obras incríveis (e não é só dos grandes clássicos que eu estou falando).

    http://canastraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Daniella, infelizmente a nossa literatura sofreu muito com essas mortes. O triste de tudo é saber que, dentro de algumas semanas as pessoas vão esquecer desses grandes autores e pensadores, e assim caminha a sociedade. Rubem Alves me encantou de tal maneira, que deixei as minhas leituras que estão para ser concluídas, só para focar na obra incrível desse que ele deixou. Abraços, e volte sempre :)

      Excluir

Postar um comentário