Tempos Extremos - Míriam Leitão


Sinopse:
Quantos mistérios uma antiga fazenda perdida entre as serras das Minas Gerais pode guardar? Mistérios que chegam de forma inesperada, revelando passados diversos a uma família dividida por conflitos afetivos e políticos e ali sitiada por causa das chuvas. É o que Larissa, jovem deslocada entre os seus, descobrirá, em uma estranha jornada na qual perseguirá sombras e segredos para encontrar desejos autênticos e entender os próprios sonhos.
No primeiro romance da consagrada jornalista Míriam Leitão, o leitor não encontra espaço para respirar. É uma história de paixões extremas, sobre tempos extremos, urdida com sutileza e convicção. Uma viagem às vezes em quase delírio pelos flagelos da escravidão, no século XIX, e os subterrâneos do regime militar, no século XX.
A narrativa se passa no século XXI, mas as linhas temporais são rompidas. Assim, as paredes centenárias da fazenda, o cemitério onde eram lançados os negros que chegavam ao cais do porto do Rio de Janeiro à beira da morte, após a travessia do Atlântico, e as celas das prisões arbitrárias promovidas pela ditadura dialogam entre si quase como personagens, na busca por verdades escondidas.
No entremeio, as relações tormentosas entre pais e filhos e entre irmãos tecem uma trama densa e ousada que revisita passados que o Brasil tem preferido deixar acobertados pelo silêncio.
Como ficcionista, Míriam Leitão mantém a mesma postura que marcou sua trajetória de jornalista: não faz perguntas fáceis. Nem abre caminhos para zonas de conforto.
Tempos extremos é a audaciosa estreia de Míriam Leitão como romancista.
Relato envolvente que mescla acontecimentos do presente, do século XIX e da ditadura militar.

Comentários

  1. Oi Allenylson, tudo bom? Eu tomei um susto ao ver que Míriam Leitão também é romancista e me interessei de cara por esse livro que, além de carregar sua assinatura, possui um conteúdo histórico bastante atrativo. Como sei que Míriam tem uma inteligência ímpar, acredito que esse romance deve nos colocar pra pensar. Notei que você não fez uma resenha do livro, apenas colocou sua sinopse, quando fizer ficarei muito interessada em ver. Abraços!

    blogfalandodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo ótimo Eva, espero que você também esteja bem. Pois é, só pela sinopse já da pra saber o que a gente deve esperar do livro né? Quando eu ler, farei a resenha, e espero que isso aconteça em breve. Abraços, e volte sempre!

      Excluir
  2. Eu estou bem sim, obrigada!! Indiquei seu blog a uma TAG, dê uma conferidinha. Abraços!
    http://blogfalandodelivros.blogspot.com.br/2014/05/a-rosalia-do-blog-folheando-mundos-me.html

    ResponderExcluir

Postar um comentário