Mais bibliotecas, por favor!



Sofremos com a falta de bibliotecas públicas, isso é fato. Nossas cidades, a minha pelo menos, não tem uma biblioteca pública de qualidade, com infraestrutura boa e um acervo eclético. As bibliotecas, na minha humilde opinião, tem perdido a graça da população, se a mesma tiver uma biblioteca, porque os livros não recebem um cuidado, e muito menos a estrutura. Livros rasgados, comidos por ratos, cheios de poeira, ambientes escuros, e um acervo nada democrático. A maioria dos livros, são em geral, para alunos. Não se vê livros de poesias, dramas, suspense, ficção, muito menos literatura contemporânea. A cultura perdeu o lugar para o supérfluo, para a futilidade. As autoridades públicas investem mais em pão e circo, do que na cultura e educação. No caminho que estamos seguindo, o resultado dessa geração vai ser muito triste.
Que façamos como os Estados Unidos, onde existem mais bibliotecas públicas do que McDonald's.

Comentários

  1. Bem, Allenylson. Concordo com você ao dizer o nosso país precisa de mais bibliotecas, mas discordo quando diz que as que se tem são de péssima qualidade. Talvez sejam aí em Pernambuco, onde você mora, mas aqui em São Paulo as bibliotecas são boas e há bastante delas por aqui. Também muitos projetos da prefeitura em fomento à leitura, como os ônibus-bibliotecas.
    Se você morasse em São paulo não teria muito do que reclamar.


    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existem bibliotecas de ótima qualidade. Mas eu retratei a situação das bibliotecas nas pequenas cidades, a minha por exemplo tem quase 90 mil habitantes, e só existe uma biblioteca, a qual está em péssima gestão. Foi uma crítica para que possamos seguir o exemplo dos EUA, e o de SP. Quanto mais bibliotecas, espalhadas democraticamente, melhor para a população. Obrigado pelas informações :)

      Excluir
  2. Concordo contigo. Aqui na minha cidade tem uma biblioteca mais ou menos, e foi la que li meu primeiro livro "diario de anne frank" e isso faz uns 10 anos e o livro ja estava em um estado razoavel de conservação. A cultura nunca foi de leitura, agora parece estar melhorando e quem sabe as bibliotecas possam melhorar seu acervo e conservação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, hoje em dia vemos que o incentivo a leitura tem crescido bastante. Que chegue o tempo em que Bibliotecas, entre outras necessidades, sejam mais importantes que Estádios.

      Excluir

Postar um comentário