Pular para o conteúdo principal

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis


O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal falasse, o inesperado acontece: o cavalo fala com ele. Toma um susto primeiramente, mas depois começa a conversar com o animal e os dois fazem um plano de fuga. Quando percebem que os homens estão em sono profundo, o cavalo e o menino vão em direção ao norte em uma aventura que trará perigos e surpresas.

Shasta e Bri se dão muito bem e os dois vão rumo ao Norte e à Nárnia. Mas para poder chegar ao destino desejado, eles têm que passar pela cidade de Tashbaan, onde o Tisroc — um tirano que se intitula filho de um deus — vive. No meio do caminho, percebem que estão sendo seguidos. Aravis e Huin, uma menina e uma égua falante, também estão fugindo para Nárnia. Os quatros então se unem na jornada até a terra onde os animais falam. Bom, agora que já descrevi um pouco sobre a trama do livro, passo às minhas opiniões pessoais.

Quem me conhece sabe que sou fã de As Crônicas de Nárnia. Essa é a terceira vez que leio as crônicas, e, portanto, parece que é a primeira. C. S. Lewis é de uma imaginação tão incrível, e de uma sensibilidade e pureza que, mesmo quando algo de ruim acontece, não ficamos espantados ou aterrorizados. Lewis tinha em mente escrever essas histórias para as crianças, e o que lhe inspirou, segundo um documentário que assisti há alguns anos, foi uma das quatro crianças que ele acolheu em sua casa durante a Segunda Guerra. Uma delas, que posso deduzir que o inspirou a criar Lucy, vivia perguntando ao escritor o que tinha dentro de um guarda-roupa que ficava em um quarto. Pronto, aí nasceu uma das melhores histórias que já li em minha breve existência.



Aravis e Shasta inicialmente não se dão muito bem, pois a menina, uma nobre, julga ser superior ao menino maltrapilho. As aparências podem enganar e enganam muito, e quando Aravis mais à frente se depara com a coragem do menino ao enfrentar um leão, reconhece a nobreza do garoto e se sente uma tola por ter pensado aquilo. Shasta, apesar de tudo o que passou na mão do pescador, é puro e não julga as pessoas pela aparência. E o mesmo se dá com Brin, o cavalo que se acha um nobre e se importa muito com as aparências, e Huin, a égua humilde, sensata e corajosa. Quando chegam à cidade disfarçados — Huin tinha sugerido que ela e Brin se sujassem de lama e que tivessem os rabos cortados, para não chamar muita atenção, já que eram cavalos imponentes, o que Brin fez com muita relutância —, Shasta é pego pela comitiva de Nárnia, pois o confundem com Corin, um príncipe da Arquelândia. Não entendendo o porquê de ser confundido com um príncipe, o menino é levado até o local onde os narnianos estão hospedados, e lá conhece a rainha Susana e o rei Edmundo. Acha esquisito as outras criaturas — anões, faunos —, mas nada fala. Pensa então que deveria ser muito parecido com o príncipe para não ser descoberto ainda. A verdade é que Shasta e Corin eram irmãos gêmeos, mas eu já chego aí. Enquanto Shasta está com os narnianos, Aravis encontra com uma amiga e passa por um grande perigo. A Calormânia, acredito, é uma analogia do Oriente Médio e suas religiões autoritárias, onde obrigam crianças se casarem com homens mais velhos; tratam os menos importantes como se nada fossem e se acham deuses que podem fazer as maiores atrocidades, simplesmente por não prestarem reverência ou não lhe obedecerem. São tiranos que agem em nome de seus deuses para fazer o mal; e é justamente por isso que Aravis e a amiga correm perigo. Pois entram em uma sala no palácio do Tisroc, aonde o próprio junto com o filho e o homem que Aravis iria se casar discutem como tomar a Arquelândia e Nárnia.

Shasta e Corin se encontram, e percebem que são bastante parecidos. Shasta segue o seu caminho para encontrar os amigos e Aravis consegue escapar viva e também vai até o local onde marcaram de se encontrar caso alguma coisa acontecesse. Depois dos perigos enfrentados em Tashbaan, os quatro estão mais perto de Nárnia do que imaginam.


Quando Shasta encontra Bri, logo no primeiro capítulo, notamos que algo acontece. Os carlomanos têm o costume de pedir que o Tisroc viva para sempre toda vez que citam o seu nome. Mas Bri não, e isso deixa o menino assustado:

— Por favor – interrompeu Shasta – por que você não disse “que ele viva para sempre”?
— E por quê!? — replicou o cavalo.
— Fique sabendo que sou um narniano livre! Por que iria usar linguagem de escravo? Não quero que ele viva, e muito menos para sempre. E está na cara que você é um homem livre do Norte. [...]”
  
Shasta, então, percebendo o que o cavalo está dizendo, se liberta e a partir de então nunca mais usa “que ele viva para sempre”. Aqueles que pedem que um ser mortal viva para sempre, que o iguala a um deus, como se tal fosse imortal, e agindo assim, torna-se escravo de um tirano louco que se intitula “deus”. Assim como os homens do Norte, onde fica Nárnia e outras nações livres, Shasta deixa de ser escravo e passa a ser um homem livre, mesmo que não perceba. É incrível como Lewis traduz a realidade em uma obra de ficção fantástica. Ele não só usa a imaginação, mas transporta para dentro da imaginação aquilo que é real, e é isso que o torna tão brilhante. Suas analogias, muito conhecidas e também criticadas, passam despercebidas por olhares desatentos. Quem lê as crônicas sem compreender o que o narrador está querendo dizer de fato, achará que é só mais uma historinha de criança. Há algo de valioso dentro dessas histórias e quem lê nas entrelinhas, compreende a mensagem. E uma das partes mais emocionante para mim, é quando Shasta encontra-se com Aslam. Ou, melhor, quando Aslam encontra Shasta. Com medo, o menino pensa que aquele leão é apenas um leão. E durante a jornada até o Norte, eles encontraram leões algumas vezes. O último encontro foi quando o menino enfrentou o animal feroz que feriu Aravis. Pensando que se tratava de um fantasma, o menino conta o que aconteceu e confessa que é um desgraçado. 

— Não acho que seja um desgraçado – disse a grande voz.
— Mas não foi falta de sorte ter encontrado tantos leões?
— Só há um leão — respondeu a voz.
— Não estou entendendo nada. Havia pelo menos dois naquela noite...
— Só há um leão, mas tem o pé ligeiro.
— Como sabe disso?
— Eu sou o leão. 
Shasta escancarou a boca e não disse nada. A voz continuou:
— Fui eu o leão que o forçou a encontrar-se com Aravis. Fui eu o gato que o consolou na casa dos mortos. Fui eu o leão que espantou os chacais para que você dormisse. Fui eu o leão que assustou os cavalos a fim de que chegassem a tempo de avisar o rei Luna. E fui eu o leão que empurrou para a praia a canoa em que você dormia, uma criança quase morta, para que um homem acordado à meia-noite, o acolhesse.

Shasta então compreende que tudo o que lhe aconteceu foi obra do leão. Como o menino iria dizer mais tarde, o leão sempre estava por trás de todas as histórias. É o leão que faz tudo acontecer. É Aslam. Então percebemos que nada na nossa vida é por acaso, que tudo o que nos acontece, de bom ou ruim, é obra de Aslam, que está por trás de todas as coisas. E então entendemos que tudo contribui para o nosso bem, mesmo que não possamos entender como e porquê. E quando tudo parece estar perdido, assim como Shasta pensava, e nos achamos um fracassado, uma grande voz fala conosco em meio ao silêncio de uma estrada que nos conduzirá ao caminho certo. E quando Shasta pergunta quem ele é, responde:

“Eu mesmo — respondeu com a voz, com uma entonação tão profunda que a terra estremeceu. E de novo: — Eu mesmo – com um murmúrio tão suave que mal se podia perceber, e parecia, no entanto, que esse murmúrio agitava toda a folhagem à volta.”

Parece uma resposta vaga, mas para Shasta, isso bastou. E depois de ouvir quem o leão era, já não temia que ele o devorasse. “E uma nova coisa aconteceu, um tremor que lhe deu certa alegria.”


Assim como Rabadash, o filho do Tisroc, havia planejado, ele e mais duzentos cavaleiros atacam a Arquelândia, pensando que os assaltariam de surpresa. Mas como Shasta já havia avisado para o rei Luna, seus homens já estavam prontos para o combate e o próprio exército de Nárnia iria se juntar à guerra. Bem, os carlomanos não tiveram tanta sorte, se é que ela existe. Arquelândia e Nárnia venceram e Rabadash foi feito prisioneiro. Aí Shasta descobre que é irmão gêmeo de Corin e filho do rei Luna. Agora é um príncipe. Aravis é convidada a morar com eles, que aceita. E é nas horas mais necessárias que Aslam aparece, e quando não precisam mais dele, vai embora sem se despedir. Como diria o sr. Castor, ele não é um leão domesticado. Essa história pelo que entendi se passa enquanto os irmãos Pevensies ainda estavam em Nárnia. Ou seja, a história aconteceu durante todo aquele período em que os quatro ficaram em Nárnia em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa. É muito difícil escrevermos sobre algo que amamos, pois sempre achamos que não estará bom o suficiente. Mas essa foi uma opinião-resenha-análise que ousei em escrever. É como Aslam diz: Não ouse não ousar. Sei que não falei um terço sobre o que realmente o livro transmite, mas sou apenas um amador. 

Comentários

  1. Muito bom! Comprei "O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa", mas não li pois fiquei decepcionado com o filme. Como se eu não soubesse que as versões para cinema sempre frustram. Mas lendo essa resenha, com os spoilers e tudo o mais, estou animando para ler o primeiro livro. E quem sabe os outros também...

    ResponderExcluir
  2. Amei sua resenha e comentários. Já li várias vezes os sete livros de crônicas de Nárnia. Quando criança, jovem e depois de adulta. Significam muito para mim.

    ResponderExcluir
  3. eu amei, estou lendo o cavalo e seu menino e seu post me ajudou mt (gosto mt de spoilers)

    ResponderExcluir
  4. Meu nome é Lilian N. Este é um dia muito alegre da minha vida por causa da ajuda que o Dr.saguru me prestou, ajudando-me a recuperar meu ex-marido com sua magia e feitiço de amor. Fui casada por 6 anos e foi tão terrível porque meu marido estava realmente me traindo e estava procurando o divórcio, mas quando me deparei com o e-mail do Dr.saguru na internet sobre como ele ajudou tantas pessoas a recuperar o ex e ajudar a consertar o relacionamento. e fazer as pessoas serem felizes em seu relacionamento. Expliquei minha situação para ele e depois procurei sua ajuda, mas para minha surpresa, ele me disse que me ajudaria com meu caso e aqui estou agora comemorando porque meu marido mudou totalmente para sempre. Ele sempre quer estar comigo e não pode fazer nada sem o meu presente. Estou gostando muito do meu casamento, que grande celebração. Continuarei testemunhando na internet porque Dr.saguru é realmente um verdadeiro lançador de feitiços. VOCÊ PRECISA DE AJUDA ENTÃO ENTRE EM CONTATO COM O DOUTOR SAGURU AGORA VIA E-MAIL: drsagurusolutions@gmail.com Ele é a única resposta para o seu problema e faz você se sentir feliz em seu relacionamento. e também é perfeito em
    1 FEITIÇO DE AMOR
    2 GANHE EX DE VOLTA
    3 FRUTOS DO ÚTERO
    4 PROMOÇÃO DE FEITIÇOS
    5 PROTEÇÃO DE MAGIA
    6 FEITIÇO DE NEGÓCIOS
    7 FEITIÇO DE BOM TRABALHO
    8 FEITIÇO DE LOTERIA e FEITIÇO DE PROCESSO DE TRIBUNAL

    ResponderExcluir
  5. Você está apaixonado por alguém e ele/ela não retribui o gesto? frustrado por causa de um rompimento/divórcio, então você pode usar isso para atrair aquele amante de volta para sua vida. Os feitiços do Doutor Rob trarão de volta seu ex e ajudarão a resolver casamentos desfeitos. Os feitiços do Doutor Robbinson são autênticos, meu marido me deixou por 8 meses e teve a sorte de trazer meu marido de volta depois que o doutor Rob lançou um feitiço de amor sobre ele, a vida é muito curta para ser infeliz. Pense sobre isso. Você merece a maior felicidade e amor

    WhatsApp: +12267705795
    E-mail: Drrobbinssonspiritualhome@gmail.com

    ResponderExcluir
  6. Feliz Ano Novo, rezo para que você encontre tudo o que deseja neste ano de 2024, eu estava passando por momentos difíceis no ano passado em meu relacionamento porque minha noiva de 3 anos acordou uma manhã e disse que estava saindo de casa e não está mais em amor comigo, isso realmente partiu meu coração, me ajoelhei para implorar para ela voltar, mas todos os meus apelos foram em vão até que conheci o Dr. Ajayi enquanto navegava na internet. Li como ele ajudava pessoas com problemas de relacionamento, alguns até mencionaram que ele faz ervas para curar qualquer tipo de doença que você possa imaginar, isso me fez contatá-lo pelo Whatsapp: +2347084887094 e expliquei para ele o problema que tenho com minha noiva. Dr Ajayi me disse que fará um rito de amor que trará minha noiva de volta nos próximos 3 dias e o que terei que fazer para que isso aconteça, segui todas as instruções conforme as instruções, para minha surpresa minha noiva bateu na minha porta depois de 4 meses sem levar comigo. Se você está tendo algum problema de relacionamento ou conjugal, o Dr. Ajayi é o homem em quem você pode confiar para obter ajuda.

    ResponderExcluir
  7. Ótima resenha. Também sou um admirador da série. As analogias de Aslam com Jesus são tocantes. Ele só aparece qdo não há como o ser humano resolver sozinho. Ele deixa a gente se virar. Mas qdo só ele pode resolver, aparece de forma triunfante.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.