Quem assistiu ao Oscar domingo, sabe que o melhor filme do ano é Birdman. Mas, ontem assisti esse filme e não achei ele digno de levar uma estatueta. Tinha outros melhores concorrendo, mas só Deus sabe o por quê, eles não ganharam. Não sei, não sou um crítico de cinema, mas Birdman foi um filme um pouco sem pé nem cabeça. Qualquer um poderia levar a estatueta, pois provaram ser filmes de excelência. Mas Birdman? Não, a Academia esse ano errou, e errou feio. Deixa eu contar sobre o "melhor" filme do ano.
Aqui, Riggan aparece flutuando. |
Birdman conta a história de um ator, Riggan, que tenta provar para todos seu potencial e talento. Conhecido por todos como o Homem Pássaro, uma trilogia de filmes sobre um quadrinho, ele quer a todo custo se livrar desse personagem. Mas o que acontece é que Birdman, ou melhor, o Homem Pássaro, é o seu alter ego e não o deixa em paz um minuto. No começo do filme, vemos Riggan meditando e flutuando. Sim, ele tem poderes (como assim?). Ele escreveu e adaptou uma peça sobre um livro, e antes da estréia da peça, acontece de tudo para que a adaptação seja um fracasso. Sim, o filme é bem produzido, mostrando a indústria artística como ela é de fato, os dilemas e problemas de atores que querem ser reconhecidos, e por aí vai. Não sou um crítico de cinema, mas não gostei tanto do filme assim. Selma, por exemplo, é bem melhor que Birdman, e conta a história de Martin Luther King lutando para que os negros tivessem o direito ao voto, e conduziu uma marcha de Selma até a capital do estado, Montgomery. Wiplash, ainda não assisti, mas pelos trechos que vi, parece ser ótimo também. Enfim, na minha opinião, Birdman não passa de um filme feito pra entreter e depois ser esquecido, e foi isso o que aconteceu comigo. Me entreteve, mas já esqueci boa parte do filme.
Sério que você não gostou? :\ Eu vi duas vezes. Na primeira eu já tinha certeza que esse seria o melhor filme do Oscar, vi a segunda vez só pra confirmar. Tipo, ele não tem poderes uahsahu Os "poderes" é o ego dele. Ele flutua porque é bom demais para tocar o chão, ele não toca nos objetos porque ele não precisa. Ele é mais do que isso. Até mesmo o final que parece tão "UEEEE E ACABA ASSIM?" eu consegui achar um significado. Eu falei um pouco sobre ele no meu blog, se vc tiver interesse de ver: http://rotaseis.blogspot.com.br/2015/02/o-tal-do-post-do-oscar.html
ResponderExcluirE aí Guilherme! O filme é até legal, mas não o bastante para ter ganhado o Oscar, na minha humilde opinião. Foi como eu disse, ele é um filme somente pra entreter e depois ser esquecido. A indústria premiou a indústria, como li em um site. Mas é isso, obrigado pelo comentário. Abraços!
ExcluirOlá
ResponderExcluirEu acho que foi mais que merecido o filme do Iñarritu ter vencido o prêmio principal da noite. Eu estava torcendo por Boyhood ou Grande Hotel Budapeste e embora goste muito de Whiplash e Selma, acho que os dois não deveriam ganhar. Este último foi até bastante esnobado pela academia nas categorias Melhor Ator e Direção. Enfim, Birdman é um filme bastante inteligente que faz diversas críticas e tem uma qualidade técnica impecável.Uma pena que não tenha curtido.
Abraço!
www.umomt.com
http://pipocaradioativa.com.br/2015/02/critica-birdman/ (minha crítica de Birdman)
E aí Matheus! Birdman tem uma fotografia linda, os atores são ótimos, mas senti falta de algo. Pra mim, um filme tem que ter sensibilidade, algo que a gente leve conosco e tire um aprendizado daquilo que assistimos. Mas esse é o meu ponto de vista rs. Abraços!
ExcluirGente Birdmam mereceu e muito ganhar o Oscar...
ResponderExcluirO filme é sobre arte, uma coisa que quase ninguem é ligado hoje em dia.
ele é um artista que esta em uma luta interna.
é muito mais que entender o filme. É sentir.
Olá! Bem, ele é um filme sobre a indústria artística, algo que a indústria amou, tanto que o premiou como o melhor filme. Mas, ele não tem sensibilidade suficiente. Apesar de ser bom, na minha opinião, não deveria levar a estatueta. E aquele final? Como assim? Beijos.
ExcluirEu não assisti ainda nenhum dos indicados nem ganhadores, quero ver para ter minha própria opinião, rs. Depois volto aqui e digo se compartilho da sua ideia. Beijo!
ResponderExcluirTa ok Talita, beijos!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOi tudo bem?
ResponderExcluirEntão ainda não assisti esse filme, mas pelo que você contou, ele parece ser bem confuso mesmo, mas posso falar com sinceridade, não senti a menor vontade de assistir ele, e com certeza ele não merecia mesmo ganhar o Oscar, mas vai saber porque ele ganhou.
abs.
http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/
Pois é Gabriel, até a crítica ficou dividida. Uns amam, já outros nem tanto assim. Mas se a academia decidiu assim, o que fazer né? Abraços!
ExcluirOlá!
ResponderExcluirAinda não assisti esse filme, mas estou morrendo de vontade. Vi várias críticas positivas, mas vou esperar pra ver e dar minha opinião.
Beijos!
http://addictionforbooks.blogspot.com.br
Olá, veja com seus próprios olhos e tire suas conclusões. Beijos!
ExcluirSem dúvida nenhuma allenylson o pior filme que assistir. tento encontra até hoje um motivo pra essa merda ter ganhado.
ResponderExcluirPs. minha namorada adorou acho que são só aa mulheres que gostaram.
Não gostei do filme, devo ter entrado com muita expectativa. O que dizer da música utilizada nas cenas? É algo desconfortante, ou melhor, irritante. Vou tentar assistir Mapa para as estrelas...
ResponderExcluirQto a ser premiado pelo Oscar, não se trata de um indicador tão confiável, tem muita coisa envolvida e tudo começa na indicação (aqui mora o perigo) e, claro, um dos indicados, será o vencedor.
Utilizando um pouco a linguagem do próprio filme: O alter-ego de Hollywood não iria deixar barato uma crítica isolada ao seu estilo de vida (e o diretor nem é americano), portanto, além da indicação, concede-se o prêmio máximo, um verdadeiro ato de cinismo, procurando demonstrar certo apoio as críticas do filme.
Grande sacada do Oscar, como dizia Capitão Nascimento: "o Sistema é Foda".